Notícias

Podcast Isto é Psicologia

Ep. 29 - Os jovens e a saúde mental e respectiva promoção

07.Novembro.2022

Que angústias trazem os jovens de hoje? Que esperanças podem os jovens ter num futuro onde tudo corre muito rápido? Como vai ser e como está a ser?. Neste episodio especial, gravado em directo durante a Semana da Juventude promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, contamos com a presença de João Nuno Faria e Paula Ferreira, ambos psicólogos, que partilharam várias reflexões sobre "os jovens e a saúde mental e respectiva promoção."

Ler Mais

Sessão de Esclarecimentos Academia OPP

31.Outubro.2022

Decorreu a 28 de Outubro uma sessão de esclarecimento promovida pela Ordem dos Psicólogos, no âmbito da Academia OPP, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

Ler Mais

Projecto-piloto, promovido pela CNPDPCJ

"A Teu Lado"

31.Outubro.2022

Este projecto tem como principais objectivos: quebrar o ciclo da violência doméstica, intervindo precocemente, com apoio, na escola, no(s) dia(s) seguinte(s) ao episódio de violência doméstica, e psicoterapêutico, sempre que se justifique, após a notícia de violência doméstica experienciada por crianças/jovens. Pretende ainda abordar modelos e representações de género que aceitam e normalizam a violência de género

Ler Mais

Participe na votação

Prémio Ano Profissional Júnior 2021

31.Outubro.2022

Convidamos todos os membros da OPP a participar na votação do Prémio Ano Profissional Júnior 2021. Com a atribuição deste Prémio, a Ordem pretende reconhecer um início de excelência na construção de uma trajectória profissional, evidenciando os contributos que, neste primeiro ano de trabalho, são dados para a promoção e afirmação da Psicologia e para as boas práticas no exercício da profissão.

Ler Mais

Magazine Informativo #26

28.Outubro.2022

O 26º episódio do magazine informativo já está disponível. Fique a par destas novidades das últimas semanas em 4 minutos.

Ler Mais

Comunicado OPP | “Constelações Familiares” não são validadas pela ciência psicológica

28.Outubro.2022

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) alerta que as “Constelações Familiares” não constituem um modelo terapêutico reconhecido pela ciência psicológica. Já em 2019 a OPP tinha emitido um parecer sobre o tema onde refere não haver “informação e, muito menos, estudos científicos, que permitam compreender exatamente o que é e como funcionam estas ‘constelações familiares’, ou como se avalia a sua eficácia. Desta forma, as ‘Constelações Familiares’ não apresentam enquadramento científico, teórico ou académico, nem socioprofissional”.

Ler Mais