Notícias

Artigo de opinião de Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP

"Vale tudo pela cadeira do bastonário?"

19.Março.2019

Fez recentemente 2 anos que tomei posse como bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Assumi este desafio com um programa ambicioso, construído conjuntamente com centenas de psicólogos e psicólogas de todo o país, num movimento de mobilização ímpar na psicologia em Portugal. Vencemos as eleições, numa decisão indubitável, com 54% dos votos entre as três listas concorrentes. Este programa, com um elevado cumprimento apenas possível pela dedicação de toda a minha equipa, não resolverá todos os problemas dos psicólogos, nem tornará os seus serviços acessíveis a todos os portugueses, como nunca afirmou fazer. Sendo assim, para que serve a Ordem, conforme perguntam?

Ler Mais

Artigo de opinião de Isabel Trindade, Vice-Presidente da OPP

"Nova Lei de Bases da Saúde e acesso aos cuidados de saúde"

18.Março.2019

"Cada uma destas dimensões, indispensável para a sustentabilidade futura do SNS, beneficia com um país a utilizar mais conhecimentos da Psicologia e com mais psicólogos, mais próximos, acessíveis e constantes ao longo do ciclo de vida e nos diversos contextos dos cidadãos, qualquer que seja a sua condição socioeconómica, de saúde ou região onde vive".

Ler Mais

Assembleia de Representantes

Relatório e Contas 2018 aprovado

14.Março.2019

Foi hoje aprovado em Assembleia de Representantes (AR) da Ordem dos Psicólogos Portugueses o Relatório e Contas 2018 (R&C2018), assim como o Relatório de Actividades do mesmo ano. Relativamente ao primeiro documento, que mereceu o parecer positivo da Revisora Oficial de Contas e do Conselho Fiscal da OPP, será agora reencaminhado para o Tribunal de Contas, enquanto o segundo será enviado à Assembleia da República e partidos com assento parlamentar.

Ler Mais

Entrevista de Francisco Miranda Rodrigues à Revista Sollicitare

"O maior condicionante é a ignorância"

12.Março.2019

Qual a relação entre a Psicologia e a Justiça e o papel dos psicólogos neste contexto? Leia a entrevista de Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, à Revista Sollicitare, da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução.

Ler Mais

Audição Parlamentar

Educação Inclusiva

06.Março.2019

“É importante que se reflicta na desigualdade do acesso das escolas aos recursos humanos qualificados e especializados não docentes, bem como materiais, para a implementação destas medidas de suporte à aprendizagem e inclusão” - Sofia Ramalho, Vice-Presidente da OPP, em audição numa Comissão dedicada às propostas de alteração do regime jurídico da Educação Inclusiva. Clique em "Ler Mais" para ouvir a intervenção.

Ler Mais

Cursos de Formação Contínua

Valorizar.me também disponível para Psicólogos Juniores

04.Março.2019

No sentido de corresponder às melhores expectativas dos Psicólogos Juniores e indo ao encontro das suas necessidades profissionais, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) decidiu disponibilizar os cursos de formação do programa “Valorizar.me”, não apenas aos Membros Efectivos, mas também aos Psicólogos Juniores que tenham concluído a Formação Inicial Psicólogo Júnior.

Ler Mais