Delegação Regional Açores

Diário dos Açores

Vejo o meu filho(a) sempre no TikTok. Devo preocupar-me?

15.maio.2023

"Não é possível a tranquilidade quando um menor utiliza esta rede social. É imperativo que o seu filho menor tenha supervisão ou tenha as ferramentas parentais ativadas para poder desfrutar, com maior segurança, da diversão que esta app pode entregar." Artigo de opinião do psicólogo Paulo Moniz, no Diário dos Açores.

Ler Mais

Diário dos Açores

Como combater o estigma da doença mental?

08.maio.2023

"Individualmente, ouvir um amigo, não julgar um familiar, reconhecer os próprios preconceitos, evitar estereótipos, procurar informação, falar abertamente sobre problemas de saúde psicológica e estimular a partilha de experiências neste campo, pode fazer toda a diferença!" Artigo de opinião de Joana Amen, vogal da Delegação Regional dos Açores, para ler no Diário dos Açores.

Ler Mais

Diário dos Açores

A comunicação com o filho adolescente: Como evitar as linhas cruzadas!

02.maio.2023

"Quando o seu filho quiser comunicar, assegure-lhe estará lá para o ouvir. Não o force a falar. Se o seu filho se coloca em silêncio, mostre que se sente mal por não conseguir comunicar com ele. “Gostaria muito de conseguir falar contigo. Entristece-me não saber o que sentes e não poder ajudar-te, caso necessites” é uma boa abordagem!" Artigo de opinião de Filipe Fernandes, vogal da direcção da Delegação Regional dos Açores da OPP.

Ler Mais

Diário dos Açores

Bem-estar financeiro

24.abril.2023

"É fundamental educar para o bem-estar financeiro. Com efeito, além dos cálculos, é preciso desenvolver capacidades de planeamento e de tomadas de decisão sustentadas em conhecimento e comportamentos de gestão financeira saudável ao longo da vida." Artigo de opinião de Paula Domingues, vogal da Delegação Regional dos Açores, para ler no Diário dos Açores.

Ler Mais

Diário dos Açores

Como viver uma vida valorizada?

17.abril.2023

"Frequentemente confunde-se valores com moral ou com objetivos. Os valores são como uma bússola para a direção que se pretende na vida, estão relacionados com a área do sentir, pois são vivenciados e experienciados e não algo que tem um início-meio-fim como os objetivos e metas." Artigo de opinião de Carla Rocha, vogal da DRA.

Ler Mais

Diário dos Açores

Sobreviver à parentalidade na era digital

13.abril.2023

"As competências digitais são cada vez mais necessárias para o futuro dos jovens, aumentando exponencialmente as oportunidades de vida e de emprego. Mas o crescente aumento do uso das tecnologias, tem levado vários pais e encarregados de educação a mostrarem preocupação sobre o impacto das mesmas na saúde psicológica dos seus filhos." Artigo de opinião de Marco Santos, presidente da Delegação Regional dos Açores, no Diário dos Açores.

Ler Mais