Delegação Regional Açores

Resiliência: Pessoas, Equipas e Organizações

27.Junho.2021

"(...) a resiliência é o nosso músculo psicológico – algo que todos temos, em alguma medida –, e que pode e precisa ser desenvolvido ao longo da vida. E como qualquer músculo, deixa-nos mais fortes, mais aptos para suportar maiores esforços e torna-nos progressivamente mais eficientes", escreve Cristina do Canto Tavares. Clique em "Ler mais" para ler mais sobre a resiliência nas pessoas, equipas e organizações.

Ler Mais

Exames nacionais e ansiedade

20.Junho.2021

Os exames nacionais aproximam-se e, segundo a psicóloga Sara Pacheco Soares,"é comum [os jovens] sentirem algum nervosismo ou stress correspondente a ansiedade de desempenho". Apesar de "em níveis normais" a ansiedade ser benéfica, pode tornar-se difícil geri-la. Clique em "Ler mais" para ler algumas estratégias de gestão de ansiedade.

Ler Mais

Há falta de profissionais nos cuidados primários de saúde psicológica

17.Junho.2021

Segundo Marco Santos, Presidente da DRA da OPP, "já tínhamos nos Açores, antes da pandemia, alguns indicadores a nível da saúde psicológica e mental, que nos chamavam a atenção para a necessidade de um reforço dos psicólogos no Serviço Regional de Saúde", tendo a situação piorado com a pandemia. Clique em "Ler mais" para ler a reflexão de Marco Santos sobre o tema.

Ler Mais

Será que a minha equipa é eficaz?

13.Junho.2021

"Os novos modelos de equipas de alto desempenho acrescentam uma nova perspetiva.(...) Esta visão inclui não só competências técnicas, como competências psicológicas dos seus membros e como estas influenciam o seu desempenho e satisfação", escreve Catarina Cordeiro. Clique em "Ler mais" para saber como identificar 5 indicadores de eficácia numa equipa.

Ler Mais

Pais e crianças

06.Junho.2021

" (...) há mais de um ano que assistimos às crianças serem privadas de um outro direito fundamental – o de brincarem com outras crianças!", escreve Joana Amen, vogal da Direcção da DRA da OPP. Clique em "Ler mais" para ler "técnicas que os pais podem experimentar quando as emoções forem fortes demais".

Ler Mais

Diário dos Açores

Pandemia: jovens em sofrimento

31.Maio.2021

"A pandemia COVID-19 forçou-nos a todos, incluindo crianças e jovens, a fazer alterações significativas na nossa vida. No regresso à escola, apesar do entusiasmo e de algum alívio, continuam os sentimentos de incerteza e medo relativos à exposição ao vírus." Para continuar a ler o artigo de opinião da psicóloga Carla Ganço, clique em "Ler Mais".

Ler Mais