Delegação Regional Açores

Diário dos Açores

Quebrar preconceitos, partilhar cuidados, continuando a Amar!

03.Outubro.2021

"Numa sociedade competitiva em que o cuidador informal assume múltiplos papéis, igualmente exigentes e significativos, torna-se necessário mediar expetativas e gerir prioridades, levando o cuidador, por vezes, à exaustão, impedindo-o de assumir eficazmente este papel sozinho. Recorrer às respostas sociais formais existentes é, para muitos, um dilema, efeito de preconceitos existentes", escrevem Ana Cristina Ferreira e Sabina Romão. Clique em "Ler mais" para ler o artigo completo.

Ler Mais

"Uma morte, uma vida"

26.Setembro.2021

"Através do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA), foram contabilizadas 14 mulheres assassinadas até meados de Junho de 2021, sendo que, desse número foram contabilizados 6 femícidios, ou seja, mulheres assassinadas no contexto das relações de intimidade, estando ou não na relação amorosa", escreve Carla Mourão. Clique em "Ler mais" para saber mais sobre o tema.

Ler Mais

Trilhos da Psicologia nos Açores

A entreajuda “faz com que o dia, apesar de difícil, se torne fácil”

24.Setembro.2021

Oito psicólogos intervêm em diferentes projectos na Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, na ilha Terceira. “Caí num cantinho do céu”. A descrição é feita por Bárbara Faria, 25 anos, à direcção da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). O “cantinho” a que se refere é a Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, na Ilha Terceira, mais propriamente o Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil Fortis, onde está a realizar o Ano Profissional Júnior. “Consigo ver uma evolução nas pessoas, perceber que fazemos a diferença nas suas vidas”, explica. Opinião semelhante tem Letícia, uma das psicólogas que a orienta e supervisiona e ali trabalha desde 2010.

Ler Mais

Diário dos Açores

Como aliar o trabalho comunitário à intervenção na promoção e proteção de crianças e jovens?

20.Setembro.2021

Ruben Correia, Psicólogo nos Açores foi convidado para a rúbrica mensal da DRA no Diário dos Açores. O trabalho comunitário foi o tema escolhido para o seu artigo de opinião. Clique em "Ler Mais" para aceder.

Ler Mais

Parecer da DRA

Plano Regional de Promoção de Saúde Mental

17.Setembro.2021

A Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses apresentou no passado dia 13 de Setembro, um parecer para o Projeto de Resolução, nomeadamente com o impacto que esta pandemia COVID-19 poderá representar no agravamento dos problemas sociais e económicos e no desenvolvimento global das crianças e jovens, como um dos grupos mais vulneráveis. Para aceder ao parecer clique em "Ler Mais".

Ler Mais

Falta um plano de saúde mental na Região

15.Setembro.2021

"Estima-se que 10 a 20 por cento das crianças e jovens apresentem problemas de saúde mental. A pandemia da Covid-19 veio acentuar as desigualdades e vulnerabilidades pré-existentes e aumentar os fatores de risco para o desenvolvimento e crescimento saudável das crianças", declarou Marco Santos, Presidente da DRA da OPP. Clique em "Ler mais" para ler o artigo completo.

Ler Mais