Notícias

Iniciativa destinada às Instituições de Ensino Superior Portuguesas

OPP apoia eventos científicos

17.dezembro.2014

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) avançou recentemente com mais uma iniciativa, cujo objectivo passa pela colaboração com entidades com responsabilidades na formação e no exercício profissional dos psicólogos. O primeiro evento a contar com este apoio da OPP foi um seminário realizado no Porto, intitulado "A Ordem dos Psicólogos Portugueses e a construção de locais de trabalho saudáveis”, organizado pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e que contou com a presença de Teresa Espassandim, membro da Direcção da Ordem.

Ler Mais

Entrevista de Francisco Miranda Rodrigues da OPP no âmbito do serviço de psicologia nas prisões

"Os serviços mínimos que a DGRSP fala já são aqueles prestados pelos psicólogos ao longo do ano"

12.dezembro.2014

Clique em "Ler Mais" para ver a a entrevista.

Ler Mais

Comunicado - Ordem dos Psicólogos Portugueses

Estabelecimentos prisionais sem serviços de saúde mental

11.dezembro.2014

A partir de dia 15 de Dezembro de 2014, os 49 estabelecimentos prisionais em Portugal e os mais de 14 mil reclusos ficarão, por tempo indeterminado, sem o imprescindível apoio psicológico.

Ler Mais

Comentários de Francisco Miranda Rodrigues da OPP ao Jornal de Negócios

"Como a Psicologia mexe com os mercados financeiros"

11.dezembro.2014

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) considera que os mercados e o sistema financeiro de uma forma geral, beneficiarão da intervenção e trabalho dos psicólogos e do conhecimento das ciências psicológicas, no que diz respeito à prevenção de disfunções nesta área. Neste sentido, a OPP tem vindo a promover um conjunto de acções, como por exemplo, entrevistas junto dos órgãos de comunicação social especializados no sentido de informar a opinião pública.

Ler Mais

Avaliação e prevenção de riscos psicossociais e stress

Apoio psicológico em instituições financeiras

09.dezembro.2014

A Ordem dos Psicólogos Portugueses tem vindo a promover o papel do psicólogo na avaliação e prevenção de riscos psicossociais e stress em instituições financeiras. Neste âmbito, e perante o aumento do número de bancários a procurar apoio psicológico, facto confirmado pelo SAMS (Serviço de Assistência Médico Social) que adianta ainda que as consultas de psicologia estão lotadas, a SIC e o Expresso abordaram o tema e destacaram a importância dos psicólogos neste contexto. Clique em "Ler Mais" para ver a reportagem da SIC e ler a notícia do Expresso.

Ler Mais

Tomada de Posição OPP

Saúde Mental em Portugal: A (ir)realidade dos factos

05.dezembro.2014

No seguimento do relatório divulgado ontem pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) "Portugal – Saúde Mental em números 2014", cuja autoria é da responsabilidade do Programa Nacional para a Saúde Mental e da Direcção de Serviços de Informação e Análise e que contou com a colaboração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e da Infarmed, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) não pode deixar de se manifestar preocupada com a não concordância entre o referido estudo e o Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, no que ao número de psicólogos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) diz respeito.

Ler Mais