Notícias

Comunicado - Ordem dos Psicólogos Portugueses

Estabelecimentos prisionais sem serviços de saúde mental

11.dezembro.2014

A partir de dia 15 de Dezembro de 2014, os 49 estabelecimentos prisionais em Portugal e os mais de 14 mil reclusos ficarão, por tempo indeterminado, sem o imprescindível apoio psicológico.

Ler Mais

Comentários de Francisco Miranda Rodrigues da OPP ao Jornal de Negócios

"Como a Psicologia mexe com os mercados financeiros"

11.dezembro.2014

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) considera que os mercados e o sistema financeiro de uma forma geral, beneficiarão da intervenção e trabalho dos psicólogos e do conhecimento das ciências psicológicas, no que diz respeito à prevenção de disfunções nesta área. Neste sentido, a OPP tem vindo a promover um conjunto de acções, como por exemplo, entrevistas junto dos órgãos de comunicação social especializados no sentido de informar a opinião pública.

Ler Mais

Avaliação e prevenção de riscos psicossociais e stress

Apoio psicológico em instituições financeiras

09.dezembro.2014

A Ordem dos Psicólogos Portugueses tem vindo a promover o papel do psicólogo na avaliação e prevenção de riscos psicossociais e stress em instituições financeiras. Neste âmbito, e perante o aumento do número de bancários a procurar apoio psicológico, facto confirmado pelo SAMS (Serviço de Assistência Médico Social) que adianta ainda que as consultas de psicologia estão lotadas, a SIC e o Expresso abordaram o tema e destacaram a importância dos psicólogos neste contexto. Clique em "Ler Mais" para ver a reportagem da SIC e ler a notícia do Expresso.

Ler Mais

Tomada de Posição OPP

Saúde Mental em Portugal: A (ir)realidade dos factos

05.dezembro.2014

No seguimento do relatório divulgado ontem pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) "Portugal – Saúde Mental em números 2014", cuja autoria é da responsabilidade do Programa Nacional para a Saúde Mental e da Direcção de Serviços de Informação e Análise e que contou com a colaboração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e da Infarmed, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) não pode deixar de se manifestar preocupada com a não concordância entre o referido estudo e o Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, no que ao número de psicólogos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) diz respeito.

Ler Mais

Healthy Workplaces Manage Stress

Ordem promove campanha da Agência Europeia

03.dezembro.2014

A campanha da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho “Healthy Workplaces Manage Stress”, da qual a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) é parceira, continua a assumir um lugar de destaque na estratégia da Ordem. Desta forma, esta semana, Samuel Antunes, Vice-Presidente da OPP, foi um dos oradores convidados no Seminário “Gestão do Stresse e dos Riscos Psicossociais no Trabalho”, organizado pela Direcção Regional do Trabalho da Região Autónoma da Madeira.

Ler Mais

A importância da psicologia no processo de envelhecimento e o seu papel na promoção da saúde psicológica e bem-estar

Campanha “Encontre uma Saída” marca presença no “Portugal Maior”

28.novembro.2014

Entre os dias 3 e 7 de Dezembro, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) participará na feira "Portugal Maior" com a campanha "Encontre uma Saída". No espaço da OPP, estarão presentes psicólogos que irão partilhar informação e esclarecer dúvidas sobre o papel do psicólogo no processo de envelhecimento e na promoção da saúde psicológica e bem-estar, bem como identificar profissionais georreferenciados no site da campanha da Ordem.

Ler Mais