Notícias

Necessidades Educativas Especiais

OPP questiona Ministro da Solidariedade e Segurança Social

19.novembro.2014

No seguimento das recentes decisões e declarações do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social relativamente às Necessidades Educativas Especiais (NEE), a Ordem dos Psicólogos Portugueses enviou um documento onde questiona alguns pontos fundamentais e destaca a importância da autonomia científica dos psicólogos. Neste contexto, a OPP sublinha que não aceita a imposição da necessidade de validação da avaliação ou das medidas a tomar (em crianças com Necessidades Educativas Especiais) por outros profissionais.

Ler Mais

Podcast da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Acreditação da formação

19.novembro.2014

A Acreditação da Formação assume um dos papéis de destaque na estratégia da Ordem. Desta forma, neste podcast, o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Telmo Mourinho Baptista, aborda esta iniciativa que permitirá que os membros possam escolher formações reconhecidas e acreditadas pela Ordem. Este processo da Acreditação da Formação é, igualmente, de extrema importância na questão das Especialidades e na formação contínua dos psicólogos. Ouça o podcast perceba porquê.

Ler Mais

Teresa Espassandim, membro da Direcção, no I Congresso Ibérico “Entre a Psicologia e o Ensino Especial”

“Impõe-se a autonomia científica dos psicólogos nas Necessidades Educativas Especiais”

13.novembro.2014

Autonomia científica dos psicólogos, “cheque-psicólogo” e importância da psicologia no âmbito das “Necessidades Educativas Especiais” foram alguns dos temas abordados pela representante da Ordem dos Psicólogos Portugueses no I Congresso Ibérico “Entre a Psicologia e o Ensino Especial”, que se realizou hoje.

Ler Mais

Podcast da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Estágios profissionais remunerados

12.novembro.2014

No 20º episódio do Podcast da Ordem dos Psicólogos Portugueses (POPP), Telmo Mourinho Baptista aborda a importância dos estágios profissionais remunerados, que, recorde-se, é uma obrigatoriedade legal, e revela a importância desta medida para o presente e futuro da classe.

Ler Mais

Ordem já enviou 25 queixas para o Ministério Público

OPP denuncia mais um caso de usurpação de título

11.novembro.2014

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) enviou recentemente mais uma queixa para o Ministério Público (MP), após ter recebido uma denúncia de usurpação de título – que, como é sabido, é considerado crime em Portugal – e que teve graves consequências para membros estagiários da OPP. Refira-se que esta é a 25ª queixa que a OPP envia para o MP. Clique em “Ler Mais” para ver a reportagem do programa da RTP1, “Sexta às 9”.

Ler Mais

Promover o papel do psicólogo e a importância da promoção da saúde psicológica junto dos jornalistas

OPP e ERC assinam protocolo de cooperação

06.novembro.2014

No dia 6 de Novembro, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Esta cerimónia contou, naturalmente, com a presença do Bastonário da Ordem, Telmo Mourinho Baptista, e do Presidente da ERC, Carlos Magno.

Ler Mais