Agenda OPP

Debater as Especialidades em Lisboa

Data: 28.Junho.2014

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) organiza no próximo dia 28 de Junho, em Lisboa, mais uma reunião com o objectivo de debater a importância das especialidades na profissão de Psicólogos.

Uma vez que a OPP pretende que as Especialidades reflictam um consenso de prática profissional em que os psicólogos se revejam e que sirvam como incentivo para a formação contínua, desafiamos cada psicólogo a estar presente nesta reunião para que possa partilhar a sua perspectiva sobre as especialidades.

As inscrições para esta reunião, que conta com a colaboração da Delegação Regional do Sul da OPP, podem ser efectuadas aqui até dia 23 de Junho.

Debate aberto ao público sobre o tema “Ética e Saúde Mental”

Data: 26.Junho.2014

Promovido pela Revista Portuguesa de Psicanálise, este evento tem como objectivo promover o debate entre colegas sobre um tema tão fundamental, num ambiente sério, mas descontraído, que actualize questões das politicas de saúde mental e da intervenção clinica. 

Estará presente o Bastonário da OPP, Telmo Mourinho Baptista.

Local: Livraria Ler Devagar, LX Factory, Alcântra.

X encontro FPAT

Data: 26.Junho.2014

A FPAT - Federação Portuguesa de Instituições Sociais Afectas à Prevenção de Toxicodependências, está a organizar o seu X Encontro: "Família, comportamentos aditivos, dependências e envelhecimento", que se realiza dia 26 de Junho de 2014, integrado nas Comemorações do 20º Aniversário do Ano Internacional.

Programa aqui

O Bastonário da OPP, Telmo Mourinho Baptista vai participar na mesa redonda subordinada ao tema "Os profissionais de saúde face a este novo contexto".

8º Congresso nacional do idoso - geriatria 2014

Data: 26.Junho.2014

Apesar do declínio fisiológico determinado pela idade ser inevitável, e o processo de envelhecimento imutável, os profissionais de saúde podem e devem minorar a expressão da doença no Idoso, através da prevenção, do aconselhamento e do tratamento adequados. É urgente a sensibilização da população mais jovem, aparentemente alheia a estas realidades.
 
Estará presente o Bastonário da OPP, Telmo Mourinho Baptista
Local: Centro de Congressos de Lisboa

4.º Forum Nacional de Saúde

Data: 26.Junho.2014

Local: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Drª Isabel Trindade (Presidente da Delegação Regional do Sul) estará presente no Debate Científico: Cuidados de Saúde Primários

Cerimónia assinatura de Protocolo de Cooperação ERC e PNSM

Data: 25.Junho.2014

Local: Museu das Comunicações, Sala Polivalente

Hora: 10h – 13h

Estará presente o Dr. Francisco M. Rodrigues (Membro da Direcção da OPP).

2º Encontro Interdisciplinar de Cuidados Paliativos

Data: 20.Junho.2014

A Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros irá promover o 2º Encontro Interdisciplinar de Cuidados Paliativos – “Detalhes em Cuidados Paliativos”, que irá realizar-se no próximo dia 20 de junho de 2014 das 09:00h às 17:30h no Auditório Lispólis, Fórum do Polo Tecnológico de Lisboa.

No Debate "Cuidados Paliativos da SRSul: Interdisciplinaridade: uma realidade ou uma intenção?" estará presente a Dra. Isabel Trindade, Presidente da Direcção Regional do Sul.

Consulte programa.

II Congresso Luso-Brasileiro sobre o Pensamento de Donald W. Winnicott A Retomada do Amadurecimento

Data: 20.Junho.2014

Bastonário Telmo Mourinho Baptista estará presente na sessão de abertura e também integra a Comissão de Honra do Congresso

Reunião com a Agência da Qualidade Sanitária de Andaluzia

Data: 17.Junho.2014

No âmbito do acordo de colaboração para a área da Qualidade na Saúde, existente entre a Direção-Geral da Saúde e a Agência de Qualidade Sanitária de Andaluzia (ACSA), será apresentada a “Aplicação para a Gestão de Planos de Desenvolvimento Individual” e a sua experiência de vários anos nesta matéria. Esta aplicação informática foi concebida para favorecer a elaboração de planos de desenvolvimento profissional individual, que dão resposta a necessidades de aquisição, fortalecimento e certificação periódica de competências específicas dos profissionais de saúde.

Sendo esta temática da área de interesse da Ordem dos Psicólogos Portugueses estará presente Francisco Rodrigues, Membro da Direcção. 

I Congresso Nacional de Cuidados Continuados Integrados

Data: 14.Junho.2014

A implementação de cuidados de pós‐agudos e de longa duração é uma prioridade internacional, condicionada pela pressão do envelhecimento populacional e pelo aumento dos níveis de dependência.

Dra. Teresa Espassandim, Membro da Direcção da Ordem dos Psicólogos Portugueses irá participar no painel 6 (dia 14, às 10h): Cuidados e as novas exigências de cuidados e serviços.

Sessões de informação e construção dos Estágios Profissionais

Data: 14.Junho.2014

Local: Ponta Delgada, Sede da DRA da OPP | 14 de Junho às 11h00

Mais informação aqui.  

Debate: Avaliação da Personalidade e da Psicopatologia

Data: 13.Junho.2014

Oradora: Rosa Ferreira Novo, Professora Associada da Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

Local: Auditório da Secretaria Regional do Ambiente (Funchal)

Uma iniciativa da Delegação Regional da Madeira da OPP

Tertúlia: Co-construindo a interdisciplinaridade: perspectivas para o futuro

Data: 13.Junho.2014

A articulação entre as diferentes disciplinas científicas tem sido um tema teórico colocado em destaque e frequentemente debatido em múltiplos eventos e ensaios. No entanto, entre a intenção e a acção parece existir, uma distância aparentemente inultrapassável que tem dificultado a concretização de uma base interdisciplinar num diálogo interprofissional funcional e em práticas colaborativas eficazes.
 
Ultrapassar o paradoxo da especificidade como possibilidade constitutiva do corpo de especifico de conhecimentos, identidade e objecto, para uma co-construção e colaboração na abordagem das ciências humanas, tem sido uma quimera inalcançável. Embora fundamental na definição da identidade profissional a especificidade parece em termos práticos espartilhar e dividir, mais do que possibilitar a construção de leituras integradoras e intervenções articuladas entre diferentes profissionais no terreno.
 
Será a interdisciplinariedade apenas desejável? Será a multidisciplinariedade um obstáculo ou um ponto de partida? Poderemos compreender e respeitar o espaço de cada um aceitando múltiplas perspetivas acerca do objeto de estudo? Conseguiremos encontrar o lugar de cada um na complexidade do todo, e o lugar de todos na complexidade da especificidade? 
Horas: 18 horas
Local: Hotel Quinta das Lágrimas (Sala Aqua), Coimbra 

Comemorações do Dia de Portugal nos Açores

Data: 10.Junho.2014

Dra. Raquel Vaz de Medeiros, Vogal da Direcção da DRA estará presente em representação da OPP

Debater as Especialidades em Coimbra

Data: 07.Junho.2014

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) organiza no próximo dia 7 de Junho, às 14h, em Coimbra, mais uma reunião com o objectivo de debater a importância das especialidades na profissão de Psicólogo.

Esta reunião, que irá contar com o apoio da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos, irá realizar-se no Auditório do escritório 1 (1º piso) da Torre do Arnado, situada na Rua João de Ruão, Nº 12, 3000-299 Coimbra. 

Sessões de informação e construção dos Estágios Profissionais

Data: 06.Junho.2014

Local: Funchal, Universidade da Madeira | Dia 6 de Junho 14h30

Mais informação aqui.   

O Papel do Psicólogo na Sociedade Açoriana: 2 psicólogos, 2 experiências

Data: 04.Junho.2014

Data: 4 de Junho de 2014           

Local: Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande

Hora: 20 Horas

Temas: Cyberbulling | Intervenção com idosos

Intervenientes:  Dr. César Soares ( Membro efectivo da OPP) tema: “Contributos para a prevenção do bullying e do cyberbullying em contexto escolar".

Dra. Matilde Sabino Sousa ( Membro estagiário da OPP) tema: " Intervenção da Psicologia Clínica nos Lares de Idosos".

 

Participação gratuita sujeita a inscrição para o e-mail: info.acores@ordemdospsicologos.pt