Agenda OPP

O Papel do Psicólogo na Sociedade Açoriana: 2 psicólogos, 2 experiências

Data: 04.Junho.2014

Data: 4 de Junho de 2014           

Local: Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande

Hora: 20 Horas

Temas: Cyberbulling | Intervenção com idosos

Intervenientes:  Dr. César Soares ( Membro efectivo da OPP) tema: “Contributos para a prevenção do bullying e do cyberbullying em contexto escolar".

Dra. Matilde Sabino Sousa ( Membro estagiário da OPP) tema: " Intervenção da Psicologia Clínica nos Lares de Idosos".

 

Participação gratuita sujeita a inscrição para o e-mail: info.acores@ordemdospsicologos.pt

Sessões de informação e construção dos Estágios Profissionais

Data: 06.Junho.2014

Local: Funchal, Universidade da Madeira | Dia 6 de Junho 14h30

Mais informação aqui.   

Debater as Especialidades em Coimbra

Data: 07.Junho.2014

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) organiza no próximo dia 7 de Junho, às 14h, em Coimbra, mais uma reunião com o objectivo de debater a importância das especialidades na profissão de Psicólogo.

Esta reunião, que irá contar com o apoio da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos, irá realizar-se no Auditório do escritório 1 (1º piso) da Torre do Arnado, situada na Rua João de Ruão, Nº 12, 3000-299 Coimbra. 

Comemorações do Dia de Portugal nos Açores

Data: 10.Junho.2014

Dra. Raquel Vaz de Medeiros, Vogal da Direcção da DRA estará presente em representação da OPP

Tertúlia: Co-construindo a interdisciplinaridade: perspectivas para o futuro

Data: 13.Junho.2014

A articulação entre as diferentes disciplinas científicas tem sido um tema teórico colocado em destaque e frequentemente debatido em múltiplos eventos e ensaios. No entanto, entre a intenção e a acção parece existir, uma distância aparentemente inultrapassável que tem dificultado a concretização de uma base interdisciplinar num diálogo interprofissional funcional e em práticas colaborativas eficazes.
 
Ultrapassar o paradoxo da especificidade como possibilidade constitutiva do corpo de especifico de conhecimentos, identidade e objecto, para uma co-construção e colaboração na abordagem das ciências humanas, tem sido uma quimera inalcançável. Embora fundamental na definição da identidade profissional a especificidade parece em termos práticos espartilhar e dividir, mais do que possibilitar a construção de leituras integradoras e intervenções articuladas entre diferentes profissionais no terreno.
 
Será a interdisciplinariedade apenas desejável? Será a multidisciplinariedade um obstáculo ou um ponto de partida? Poderemos compreender e respeitar o espaço de cada um aceitando múltiplas perspetivas acerca do objeto de estudo? Conseguiremos encontrar o lugar de cada um na complexidade do todo, e o lugar de todos na complexidade da especificidade? 
Horas: 18 horas
Local: Hotel Quinta das Lágrimas (Sala Aqua), Coimbra 

Debate: Avaliação da Personalidade e da Psicopatologia

Data: 13.Junho.2014

Oradora: Rosa Ferreira Novo, Professora Associada da Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

Local: Auditório da Secretaria Regional do Ambiente (Funchal)

Uma iniciativa da Delegação Regional da Madeira da OPP

Sessões de informação e construção dos Estágios Profissionais

Data: 14.Junho.2014

Local: Ponta Delgada, Sede da DRA da OPP | 14 de Junho às 11h00

Mais informação aqui.  

I Congresso Nacional de Cuidados Continuados Integrados

Data: 14.Junho.2014

A implementação de cuidados de pós‐agudos e de longa duração é uma prioridade internacional, condicionada pela pressão do envelhecimento populacional e pelo aumento dos níveis de dependência.

Dra. Teresa Espassandim, Membro da Direcção da Ordem dos Psicólogos Portugueses irá participar no painel 6 (dia 14, às 10h): Cuidados e as novas exigências de cuidados e serviços.

Reunião com a Agência da Qualidade Sanitária de Andaluzia

Data: 17.Junho.2014

No âmbito do acordo de colaboração para a área da Qualidade na Saúde, existente entre a Direção-Geral da Saúde e a Agência de Qualidade Sanitária de Andaluzia (ACSA), será apresentada a “Aplicação para a Gestão de Planos de Desenvolvimento Individual” e a sua experiência de vários anos nesta matéria. Esta aplicação informática foi concebida para favorecer a elaboração de planos de desenvolvimento profissional individual, que dão resposta a necessidades de aquisição, fortalecimento e certificação periódica de competências específicas dos profissionais de saúde.

Sendo esta temática da área de interesse da Ordem dos Psicólogos Portugueses estará presente Francisco Rodrigues, Membro da Direcção. 

II Congresso Luso-Brasileiro sobre o Pensamento de Donald W. Winnicott A Retomada do Amadurecimento

Data: 20.Junho.2014

Bastonário Telmo Mourinho Baptista estará presente na sessão de abertura e também integra a Comissão de Honra do Congresso

2º Encontro Interdisciplinar de Cuidados Paliativos

Data: 20.Junho.2014

A Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros irá promover o 2º Encontro Interdisciplinar de Cuidados Paliativos – “Detalhes em Cuidados Paliativos”, que irá realizar-se no próximo dia 20 de junho de 2014 das 09:00h às 17:30h no Auditório Lispólis, Fórum do Polo Tecnológico de Lisboa.

No Debate "Cuidados Paliativos da SRSul: Interdisciplinaridade: uma realidade ou uma intenção?" estará presente a Dra. Isabel Trindade, Presidente da Direcção Regional do Sul.

Consulte programa.

Cerimónia assinatura de Protocolo de Cooperação ERC e PNSM

Data: 25.Junho.2014

Local: Museu das Comunicações, Sala Polivalente

Hora: 10h – 13h

Estará presente o Dr. Francisco M. Rodrigues (Membro da Direcção da OPP).

4.º Forum Nacional de Saúde

Data: 26.Junho.2014

Local: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Drª Isabel Trindade (Presidente da Delegação Regional do Sul) estará presente no Debate Científico: Cuidados de Saúde Primários

8º Congresso nacional do idoso - geriatria 2014

Data: 26.Junho.2014

Apesar do declínio fisiológico determinado pela idade ser inevitável, e o processo de envelhecimento imutável, os profissionais de saúde podem e devem minorar a expressão da doença no Idoso, através da prevenção, do aconselhamento e do tratamento adequados. É urgente a sensibilização da população mais jovem, aparentemente alheia a estas realidades.
 
Estará presente o Bastonário da OPP, Telmo Mourinho Baptista
Local: Centro de Congressos de Lisboa

X encontro FPAT

Data: 26.Junho.2014

A FPAT - Federação Portuguesa de Instituições Sociais Afectas à Prevenção de Toxicodependências, está a organizar o seu X Encontro: "Família, comportamentos aditivos, dependências e envelhecimento", que se realiza dia 26 de Junho de 2014, integrado nas Comemorações do 20º Aniversário do Ano Internacional.

Programa aqui

O Bastonário da OPP, Telmo Mourinho Baptista vai participar na mesa redonda subordinada ao tema "Os profissionais de saúde face a este novo contexto".

Debate aberto ao público sobre o tema “Ética e Saúde Mental”

Data: 26.Junho.2014

Promovido pela Revista Portuguesa de Psicanálise, este evento tem como objectivo promover o debate entre colegas sobre um tema tão fundamental, num ambiente sério, mas descontraído, que actualize questões das politicas de saúde mental e da intervenção clinica. 

Estará presente o Bastonário da OPP, Telmo Mourinho Baptista.

Local: Livraria Ler Devagar, LX Factory, Alcântra.

Debater as Especialidades em Lisboa

Data: 28.Junho.2014

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) organiza no próximo dia 28 de Junho, em Lisboa, mais uma reunião com o objectivo de debater a importância das especialidades na profissão de Psicólogos.

Uma vez que a OPP pretende que as Especialidades reflictam um consenso de prática profissional em que os psicólogos se revejam e que sirvam como incentivo para a formação contínua, desafiamos cada psicólogo a estar presente nesta reunião para que possa partilhar a sua perspectiva sobre as especialidades.

As inscrições para esta reunião, que conta com a colaboração da Delegação Regional do Sul da OPP, podem ser efectuadas aqui até dia 23 de Junho.