Eventos Externos

Opções:

Futuros

Mais recentes primeiro | Mais antigos primeiro

International Conference on Childhood and Adolescence

Local: Lisboa, Ramada by Wyndham Lisbon
Data: 23.Janeiro.2020

Mais informações aqui.

Passados

Mais recentes primeiro | Mais antigos primeiro

Ciclo de Cinema Psicologia e Ética

Local: Sede da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Lisboa
Data: 30.Novembro.2018

Exibição do filme "Eu, Daniel Blake" como ponto de partida para o debate sobre as trajectórias de exclusão - das 18:00 – 21:30.

 

FICSAM | Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental

Local: Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Data: 10.Dezembro.2018

Organizado pela Associação Inconsciente Coletivo, o FICSAM | Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental, realiza a sua 6ª edição no auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian. Este evento pretende, através das artes, nomeadamente o cinema, contribuir para sensibilizar o público em geral para as questões relacionadas com a saúde mental dos indivíduos, combater o estigma e a discriminação associada a este tipo de problemáticas e contribuir para promover os direitos humanos das pessoas com doença mental.

A sessão de Abertura, no dia 10 de Dezembro às 10 horas, contará com a presença do Professor Miguel Xavier, Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental - Direção Geral da Saúde, que apoia o festival desde a primeira edição, em 2013.

O FICSAM foi recentemente nomeado para o IBERIAN FESTIVAL AWARDS estando em competição até ao dia 31 de Dezembro. As votações podem ser feitas na página dos IFA.

Durante dois dias será possível ver cerca de 41 curtas e longas metragens de ficção, documentário, animação e videoclip e de filmes realizados em escolas nacionais e internacionais. oriundas de diferentes países. As portas abrem às 10 horas e a entrada é gratuita. 

Mais informações disponíveis em www.ficsam.com ou https://www.facebook.com/ficsamfestival

1º Encontro Internacional Mente, Cérebro e Educação | ICS-Católica

Local: Universidade Católica de Lisboa
Data: 12.Dezembro.2018

No âmbito do projeto Mind, Brain and Education: A school-university partnership, surge o 1º Encontro Internacional Mente, Cérebro e Educação numa organização conjunta entre o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e a Escola Secundária António Damásio do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais. Com especial enfoque nos processos de aprendizagem, propõe-se abordar diferentes temáticas que se interligam em três áreas de estudo; as Neurociências, a Psicologia e as Ciências da Educação. 

Para mais informações clique aqui

Encontro Universidade e Trabalho Científico

Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Multiusos 2, Edifício I.D.
Data: 17.Dezembro.2018

Para mais informações clique aqui

Conferência Internacional Live2Work Project

Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
Data: 11.Janeiro.2019

Este projeto é uma Parceria Estratégica Erasmus +, que envolveu a colaboração de quatro países (Portugal, França, Dinamarca e República-Checa) entre 2016 e 2018.

Este projeto dirige-se a jovens adultos (entre os 18 e os 30 anos) com baixas competências e/ou qualificações face às necessidades do mercado de trabalho, incluindo migrantes e refugiados, em situação de vulnerabilidade profissional, e um dos seus principais objetivos é a formação de técnicos que desenvolvem atividades com estes grupos.

Assim, a organização desta conferência tem a honra de convidar V. Exa. para participar nesta iniciativa, quer tomando contacto com os contributos inovadores a que o projeto deu origem, quer apresentando as suas próprias experiências no trabalho com população em situação de vulnerabilidade

As inscrições são gratuitas mas limitadas. Solicitamos uma indicação da sua presença até 31 de outubro de 2018 através do reenvio via email da ficha de inscrição. Clique aqui para aceder.

DATAS IMPORTANTES     

Submissão de abstracts (apenas posters): até 22 de Outubro de 2018

Notificação aos autores: até 31 de Outubro de 2018

Registo dos autores: até 10 de Novembro de 2018

Registo do público em geral: até 15 de Dezembro 2018

Conferência: 11 e 12 de Janeiro de 2019

 

EMAIL PARA SUBMISSÃO: live2workproject@gmail.com

Mais informações sobre o projeto: www.live2work.eu

Conferência: “COMPORTAMENTO E SAÚDE DOS JOVENS EM IDADE ESCOLAR”

Local: NONAGON, Lagoa
Data: 21.Janeiro.2019

No dia 21 de Janeiro será apresentado pela primeira vez nos Açores o estudo HBSC da OMS, na conferência “COMPORTAMENTO E SAÚDE DOS JOVENS EM IDADE ESCOLAR”, dinamizado por Margarida Gaspar de Matos.

Simpósio Internacional sobre Perturbações Específicas da Aprendizagem

Local: Évora - Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo
Data: 25.Janeiro.2019

As Perturbações Específicas da Aprendizagem incluem um grupo heterogéneo de perturbações do neurodesenvolvimento, que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição/aprendizagem e uso de uma ou mais das seguintes áreas: linguagem (expressão e compreensão), leitura, escrita, raciocínio lógico e competências matemáticas. Podem co-ocorrer com outras perturbações do neurodesenvolvimento, como, entre outras, as perturbações da atenção e as perturbações do espectro do autismo. O seu curso e prognóstico são passíveis de serem modificados pelo ambiente e pela intervenção. Estima-se que tenham uma prevalência de cerca de 10% na população geral, tornando-as uma das causas mais frequentes de procura de apoio nos centros de neurodesenvolvimento. Este simpósio internacional pretende dar a conhecer o “estado da arte” nas perturbações específicas da aprendizagem, com o contributo valioso de vários especialistas nacionais e internacionais. 

Para mais informações clique aqui
Ou envie e-mail para: simposiointernacionalpea2018@gmail.com 

2º Jornada do Grupo de Intervenção Psicológica na UPorto

Local: Reitoria da Universidade do Porto
Data: 30.Janeiro.2019

2º Jornada do Grupo de Intervenção Psicológica na UPorto: "Promoção da Saúde Mental na UPorto: presente e futuro"

Consulte o programa aqui.
Entrada gratuita, sujeita a inscrição aqui
Para mais informações envie e-mail para: gip.uporto@gmail.com

Conferência “The Future of Healthcare”

Local: Santa Maria da Feira - EUROPARQUE
Data: 31.Janeiro.2019

Eric Kandel – Prémio Nobel da Medicina

A Grande Conferência “The Future of Healthcare” conta com a presença do norte americano, Prof. Dr. Eric Kandel, como Orador principal (Keynote Speaker). Considerado o neurocientista mais influente do sec. XX em 2000 recebeu o Prémio Nobel da Medicina.

Para assinalar os 20 anos do Hospital São Sebastião, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) e o SEAL GROUP, numa altura em que o SNS celebra os seus 40 anos, organizam grande Conferência no dia 31 de Janeiro de 2019.  O evento pretende promover a discussão e o debate sobre a humanização na prestação de cuidados de saúde. As neurociências ocupam um lugar de destaque no evento, trazendo a explicação científica sobre o caminho a seguir e quais as decisões a tomar.

Mais informações aqui

IV Congresso Lusobrasileiro sobre alienação parental – Progressos e Desafios

Local: Faculdade de Direito de Lisboa
Data: 31.Janeiro.2019

Consulte o programa aqui
Para mais informações clique aqui
Ou envie e-mail para: revistaalienacaoparental@gmail.com 

Ao Encontro da Saúde Mental da Comunidade: Trauma e Resiliência

Local: Auditório Municipal de Gaia, Vila Nova de Gaia
Data: 14.Fevereiro.2019

É missão da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento, e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana. Acreditámos que uma forma de colocar em prática esta missão é ir ao encontro das pessoas e mobilizar a comunidade. Em agosto de 2018, Equipas Psicossociais de colaboradores e voluntários CV percorreram Vila Nova de Gaia com o objetivo de facilitar o acesso a um serviço de saúde especializado em ajudar pessoas que passaram por experiências adversas, por vezes traumáticas. O Fórum Ao Encontro da Saúde Mental da Comunidade: Trauma e Resiliência será o momento de partilha dos resultados desta iniciativa, ao mesmo tempo que vai procurar promover a literacia em saúde mental junto da comunidade, em especial relacionada com trauma psicológico e resiliência. Equipas Psicossociais CV de várias Estruturas Locais, Especialistas e Comunidade mobilizados rumo à resiliência. Ao Fórum vamos associar o lançamento de uma publicação. 
Junte-se nós!
Para mais informações clique aqui

Conferência Internacional Modelos de Organização da Psicologia em Saúde|Que futuro no Serviço Nacional de Saúde

Local: Aula Magna |Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa| HSM
Data: 22.Fevereiro.2019

Informações | Isabel Cardoso| conferenciasdepsicologia@chln.min-saude.pt| 961 774 572

VIII Edição do Forúm de Psicologia da Universidade da Beira Interior

Local: Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior (UBI)
Data: 25.Fevereiro.2019

O PSICUBI – Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade da Beira Interior tem a honra de apresentar o programa do VIII Fórum de Psicologia da Universidade da Beira Interior, que decorrerá ao longo dos dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 2019, organizado em parceria com o Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior (UBI). Este evento, que conta com a sua VIII Edição, é organizado e trabalhado para atender às necessidades estudantis dos alunos de Psicologia da UBI, enriquecendo a sua formação académica com os mais variados temas ligados à nossa ciência, trazendo à nossa Faculdade, oradores de renome, a palestras sobre estes mesmos temas.

Conferência “Responsabilidade das instituições públicas e da família face ao consumo de substâncias ilícitas por jovens adolescentes

Local: Auditório Municipal de Baião
Data: 27.Fevereiro.2019

Inscreva-se já através do email: geral.baiao@psicosorrir.pt ou nas nossas instalações de Amarante, Marco Canaveses ou Baião. 

“Sexuality in Old Age: Time for Equality and Inclusion”

Local: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto)
Data: 28.Fevereiro.2019

A organização do evento é da responsabilidade da parceria do projecto Best4OlderLGBTI, da Associação CASO50+, do CA50+ do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto), com o apoio do CINTESIS (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, da Universidade do Porto). A conferência tem como grande objectivo estabelecer o estado da arte relativamente a várias questões LGBTI na população (e.g. linguagem inclusiva, direitos e discriminação na Europa, reconhecimento e denúncia de discriminação e abuso). Abre-se assim o diálogo sobre os desafios, necessidades e especificidades da população LGBTI envelhecida ou a envelhecer, tanto ao nível social, da saúde, emocional, das políticas. Na conferência haverá ainda oportunidade de partilha e discussão de recomendações e boas práticas no estudo e intervenção neste tema. Esta conferência é também a primeira atividade e o momento de lançamento do projeto Best4OlderLGBTI, financiado pelo programa REG-AG-2017/REC-RDIS-DISC-AG-2017.

O principal objetivo do Best4OlderLGBTI consiste em desenvolver uma campanha de sensibilização em 6 Estados-Membros da UE, contribuindo para a diminuição das desigualdades e discriminação na prestação de serviços públicos e cuidados de saúde e sociais, bem como para incentivar o relato de casos de discriminação (informação para as vítimas e, por outro lado, tornar os profissionais mais conscientes sobre esta questão). Para mais informações sobre o projecto, por favor consultar www.best4older-lgbti.org.
 
A conferência terá como língua oficial o Português e o Inglês, estando disponível tradução simultânea.
Consulte mais informações aqui

SEMINÁRIO – PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO NO FEMININO

Local: Fórum Picoas, Lisboa
Data: 08.Março.2019

No Dia Internacional da Mulher, o PIN, em parceria com a CAPITI, realiza um Seminário inteiramente dedicado às Perturbações do (no) Desenvolvimento nas raparigas e mulheres. 

Este seminário promove-se a reflexão e diálogo sobre as especificidades femininas na manifestação de características e comportamentos, no diagnostico e vivência de desafios quotidianos. Entre os temas, incluem-se, o Autismo, PHDA, Perturbações de Personalidade, Redes Sociais e Comportamento Alimentar, Utilização da Internet e videojogos, Pornografia, Oposição e Desafio. 

Teremos a presença especial de Drauzio Varela, médico, cientista e escritor brasileiro, conhecido por popularizar a informação médica no Brasil, com a comunicação A Mulher Prisioneira.

Programa, informações e inscrições:

XXIX Jornadas Transdisciplinares - Realidade [in]questionável

Local: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Data: 12.Março.2019

Vivemos numa realidade (in)questionável. Essa (in)certeza (des)conhecemos nós. Mas não conseguimos evitar questionar-nos: Continuaremos dom(in)ados ou dominaremos em breve? Continuarão as máquinas a dominar o futuro, ou conseguirá a Humanidade acompanhar a corrida? Haverá futuro para a Saúde Mental num mundo de pessoas (in)sanas? E a Educação, permanecerá exemplar?
 
Estas e outras questões surgem este ano na XXIX edição das Jornadas. Será que estamos preparados(as) para não encontrarmos a resposta que procurávamos?
Quando finalmente acordarmos para a realidade, vamos deixar de viver numa ilusão! 

Para mais informações envie e-mail para jornadastransdisciplinares@gmail.com

I Congresso Nacional de Investigação Científica em Oncologia Psicossocial

Local: Departamento de Educação e Psicologia (DEP) Universidade de Aveiro
Data: 13.Março.2019

O I Congresso Nacional de Investigação Científica em Oncologia Psicossocial (ICOP) - Adaptação psicossocial e reabilitação na doença oncológica - que decorre nos dias 13,14 e 15 de Março incluirá conferências, sessões em formato de simpósios temáticos de comunicações orais, sessões de comunicações livres orais e sessões de posters.
 
O último dia do Congresso contará ainda com uma particularidade. Relembrando que a MISSÃO deste evento se centra na promoção do intercâmbio entre investigadores de diferentes instituições, no dia 15 de Março de 2019, serão apresentados, juntamente com os posters convencionais, posters de projetos de investigação ainda numa fase inicial. Esta iniciativa pretenderá fomentar um momento de partilha de conhecimentos podendo, como última finalidade, contribuir para a melhoria dos projetos em curso no contexto da doença oncológica.
 
O Congresso incluirá dois workshops pré-congresso que serão realizados no dia 13 de Março de 2019 (consulte informação sobre os workshops aqui). Consulte o programa aqui.
 

Para mais informações visite a página do Congresso ou envie email para: de-congressonacional.icop@ua.pt. 

XXIX Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise: ESPAÇO (IN)FINITO: PSICANÁLISE E INTERSEÇÃO DE LUGARES

Local: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Data: 15.Março.2019

A Sociedade Portuguesa de Psicanálise encontra-se a organizar um Colóquio que irá realizar-se nos dias 15 e 16 de março de 2019, em Lisboa, com o título «Espaço (In)finito: Psicanálise e interseção de lugares».
 
Espaço (in)finito, dimensão que reenvia para a infinitude da criatividade humana, área intermédia entre a fantasia e a realidade, em que o Ser Humano se constrói e constrói espaços: espaços de diálogo, consigo próprio e com o outro, e simultaneamente, com outros «espaços» onde habita.
Ao trazer este tema para a organização de um Colóquio, pretendemos criar uma oportunidade — um «espaço de tempo numa modernidade líquida» (Bauman, 2001) — para dialogar sobre o contributo específico do pensamento psicanalítico, assim como o de outras áreas ligadas à cultura, à ciência e à arte, na compreensão da sociedade contemporânea e suas vicissitudes.
Articulando sentidos e significados, procuraremos gerar um espaço reflexivo de diálogo e compreensão das relações subjetivas e intersubjetivas entre diversas disciplinas.
 
Esperamos neste intercâmbio e questionamento plural, contribuir para um pensamento mais rico, um melhor conhecimento da realidade, quiçá uma expansão do espaço de crescimento e de criatividade na procura de uma melhor compreensão do indivíduo e da Sociedade.
 
Mais informações aqui.  
 
Ou no Facebook.

1º LEGAL HACKATHON EM PORTUGAL

Local: Escritório da Vieira de Almeida (Lisboa)
Data: 16.Março.2019

A Fundação Vasco Vieira de Almeida e a Startup Lisboa organizam o 1º Legal Hackathon em Portugal, com o apoio da Microsoft e a OutSystems, e da Life Long Learning da UNESCO, que decorre nos dias 16 e 17 de março, no escritório da Vieira de Almeida em Lisboa.
 
Com esta iniciativa pretendemos potenciar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que aproximem os cidadãos do Direito e, promovam, deste modo, a literacia jurídica, o legal empowerment e o exercício pleno da cidadania.
 
Nos dois dias do hackathon, as equipas vão estar acompanhadas por mentores especializados em tecnologia, em direito e gestão e terão de desenvolver ideias inovadoras que respondam aos problemas propostos e que consigam acompanhar a forte tendência internacional na adoção e integração de novas tecnologias na forma de trabalhar e adaptação de processos dos diferentes atores jurídicos. Após o pitch das suas propostas, o júri irá deliberar as equipas vencedores e atribuir prémios no valor total de 10 mil euros.
 
As candidaturas, em equipa ou individuais, podem ser feitas aqui até ao dia 28 de fevereiro.

2ªas Jornadas da Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Local: Auditório Principal do CHUC
Data: 20.Março.2019

Em 2017, no âmbito das 1ªas Jornadas da Unidade de Psicologia Clínica (UPC) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Coimbra acolheu aproximadamente 450 Psicólogos e outros profissionais de saúde de diversas áreas de formação e especialização, podendo-se afirmar que estes foram não só momentos de confraternização, como de troca de conhecimentos e de experiência entre pares.
O sucesso observado nas 1ªs Jornadas da (UPC) foi o garante da pertinência e da necessidade que se impunha de dar continuidade a esta iniciativa.
É nesta perenidade que a UPC do CHUC vai realizar, de 20 a 22 de março de 2019, as suas 2ªs Jornadas, pugnando pela divulgação da ciência relevante e pela formação específica e especializada, profissional e competente dos profissionais de saúde ligados à área da Psicologia.
O primeiro dia é dedicado inteiramente à realização de workshops e nos dois dias que se seguem o programa desenvolve-se em torno de grandes temáticas, proporcionando o debate do exercício das diversas especialidades em vários contextos.

Submissão de posters: até dia 31 de Janeiro de 2019 
Consulte mais informações aqui
Ou envie e-mail para: ljdsecretariado@gmail.com 

5º Encontro Anual APDJ – 20 anos a mudar realidades

Local: Auditório Passos Esmeriz Escola da Guarda Queluz
Data: 20.Março.2019

APDJ - Associação para a Promoção do Desenvolvimento Juvenil é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1998 no concelho de Sintra. A APDJ é uma Instituição distinta pela sua cultura, empenho, inovação e criatividade, que aposta na colocação da Psicologia ao serviço da Escola, da Educação e da família para que a aliança com a Saúde Mental seja uma realidade do contexto educativo.

Cada vez mais se fala em Educação Inclusiva, Educação para Todos, em que as diferenças não excluam mas sejam o motivo da inclusão.

 

Olhar cada criança, cada aluno na sua individualidade, para que Todos tenham oportunidade de Aprender!

Neste 5º Encontro fazemos uma viagem, passaram 20 anos... 20 anos em que a APDJ conheceu, procurou transformar e quis mudar realidades…

Consulte o programa aqui

 

Para mais informações envie e-mail para: unidadeapoiotecnico.apdj@gmail.com

I Jornadas de Saúde Mental no Idoso

Local: Santa Casa da Misericórdia do Soito, Sabugal, Guarda
Data: 22.Março.2019

O envelhecimento exponencial é cada vez mais uma problemática complexa e cuja necessidade de falar, partilhar conhecimentos e aprender abordagens novas é urgente.    

Para tal, foram criadas as I Jornadas de Saúde Mental no Idoso, na Santa Casa da Misericórdia do Soito, de modo a disponibilizar um momento para aquisição de aprendizagens para intervir com as pessoas idosas e o seu contexto, aprofundar competências e conhecimentos assim como cativar a refletir mais além esta realidade.

Para mais informações: consulte o programa aqui (https://i-jornadas-de-saude-mental-no-idoso-scmsoito9.webnode.pt/programa/)

 

IX Encontro de Psicólogos do SNS do Norte

Local: Auditório do CHTMAD Vila Real
Data: 22.Março.2019

Consulte o programa aqui

8TH INTERNATIONAL NONLINEAR SCIENCE CONFERENCE

Local: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra
Data: 28.Março.2019

Mais informações aqui.

1º Fórum Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal

Local: Auditório da Fundação Bissaya Barreto (Campus do Conhecimento e da Cidadania) - Coimbra
Data: 04.Abril.2019

Consulte o programa aqui

Mais informações www.noitesaudavel.pt.

Brain 4.0 - Doenças (In)curáveis

Local: Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ)
Data: 05.Abril.2019

No dia 5 de abril de 2019, das 10h às 18h, no Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), realizar-se-á a terceira edição do Brain 4.0, uma iniciativa pela Saúde Mental. Este evento, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social da Associação Académica de Coimbra (NEPCESS/AAC), em conjunto com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC) e a UC, inserido na “Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo”, pretende ser um evento inovador e esclarecedor de aspetos ligados às áreas das Ciências Sociais e Humanas e tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade estudantil e geral para temas da saúde mental, ao mesmo tempo que pretende a desmistificação da doença mental junto das várias áreas do conhecimento.
Nesta edição, com o tema «Doenças (In)curáveis», serão discutidas as Doenças Oncológicas, Crónicas e Psiquiátricas e será discutido o impacto psicológico associado a estas doenças e se dará a conhecer a intervenção psicológica no contexto das mesmas, alertando, por isso, para a importância dos profissionais de psicologia. Será, ainda, discutido o papel e importância dos Cuidadores Informais.
A participação do evento requer inscrição e inclui certificado de participação.
Mais informações clique aqui.

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA E ACONSELHAMENTO – Novos Contributos da Investigação e Prática

Local: Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa
Data: 10.Abril.2019

O III Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento realiza-se este ano em Lisboa nos dias 10 e 11 de abril na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, sob o tema “Novos Contributos da Investigação e Prática”.
 
São objetivos do III Seminário:
– Partilhar e atualizar conhecimentos no âmbito da psicologia da carreira, a partir de novos contributos da teoria, investigação e prática;
– Analisar e refletir sobre as competências dos psicólogos de carreira no atendimento a diferentes solicitações e audiências, nos atuais contextos educativos, de trabalho e de emprego;
– Refletir sobre o papel dos psicólogos de carreira para a inclusão e sucesso escolares.
 
O Seminário é acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com 4,8 créditos associados no domínio Psicologia da Educação, Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento de Carreira.
 
Mais informações, visite o site do evento aqui.

IV Simpósio Ibérico de Riscos Psicossociais

Local: Universidad de Extremadura, Auditório da Faculdade de Desporto, Cáceres
Data: 11.Abril.2019

O nascimento da Psicossociologia esteve vinculado à análise de fenómenos complexos, tais como a saúde, desde as perspectivas socio-laborais, e à evidência de que os factores psicossociais relacionados com o trabalho contribuem para uma série de danos na saúde.
A importância dos riscos psicossociais vê-se favorecida pelas alterações que se estão a produzir no mundo do trabalho e os efeitos da globalização sobre a modificação das condições de trabalho. A luta pelo mercado de trabalho tem feito com que o emprego seja mais escasso e de pior qualidade, ao mesmo tempo que os trabalhos são mais exigentes mental e emocionalmente, com maior instabilidade e insegurança, com maior participação das mulheres e o surgimento de mais dificuldades de conciliação entre o mundo laboral e o familiar. A falta de normativo e a evidência científica que não seja obstáculo unem-se à resistência dos gestores em tratar os riscos pricossociais, reforçadas pelo temor em ceder em aspectos que continuam a considerar-se exclusivos da gestão das organizações.

Consulte o programa aqui.
Mais informações aqui.

XX Jornadas Científicas Psicologia - Adolescer

Local: Centro de Congressos da Alfândega do Porto
Data: 11.Abril.2019

Comissões Organizadora e Científica das XX Jornadas de Psicologia do IUCS pretenderam promover um espaço de debate e reflexão entre alunos, profissionais, clínicos e investigadores, de diferentes áreas do saber, criando-se a oportunidade de actualização técnico-científica, partilha de experiências e troca de ideias.

À semelhança de outros anos, as Comissões Organizadora e Científica das XX Jornadas de Psicologia do IUCS pretenderam promover um espaço de debate e reflexão entre alunos, profissionais, clínicos e investigadores, de diferentes áreas do saber, criando-se a oportunidade de atualização técnico-científica, partilha de experiências e troca de ideias.

Simultaneamente, procuraram encorajar o envolvimento ativo dos alunos (representados pelo Núcleo de Psicologia da Associação de Estudantes do IUCS), em estreita articulação com o corpo docente do Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento, na organização de um evento científico de elevada qualidade.

Para as Jornadas deste ano foi selecionado o tema da Adolescência por constituir uma etapa do ciclo vital de grande importância na continuidade das tarefas já iniciadas na infância e na manutenção de um percurso que se impõe consistente na preparação da vida adulta.

Palco de um conjunto de comportamentos de risco, bem como de crescimento sólido e seguro e de autonomia, consideramos pertinente explorar a fase da Adolescência nas suas diferentes nuances: a importância da imagem corporal, as relações interpessoais, a vivência da sexualidade, as dependências, a convivência com a doença e o impacto do luto nesta fase. Estas temáticas serão abordadas por investigadores e clínicos prestigiados com experiências relevantes no processo de Adolescer.

Mais informações aqui.

Tomada de decisão em Bioética Clínica: Discussão de casos em doenças neurodegenerativas

Local: Torres Vedras
Data: 13.Abril.2019

Como forma de celebrar o Dia Mundial da Doença de Parkinson, o Campus Neurológico Sénior (CNS) organiza, no próximo dia 13 de Abril, um congresso nacional que reunirá profissionais de Saúde e investigadores na área da Bioética para discutir o tema “Tomada de decisão em Bioética Clínica: Discussão de casos em doenças neurodegenerativas".
 
O II congresso CNS, decorrerá em Torres Vedras e conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento (SPDMOV) e da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN). Conta com um conjunto de palestrantes das áreas da Saúde, Direito e Filosofia de diferentes instituições, académicas e não académicas do país, com várias publicações relacionadas com o tema da Bioética.
 
As doenças neurodegenerativas, sendo crónicas e progressivas, levantam frequentemente um conjunto de questões éticas. O tema do congresso surge da necessidade de aprofundar e guiar os profissionais de saúde na forma gerir os problemas complexos com que se deparam na prática clínica diária. Para tal, uma abordagem multidisciplinar, enriquecida pela perspectiva da Filosofia e do Direito, possibilita uma melhor compreensão e resposta às necessidades do cuidado das pessoas com doenças neurodegenerativas.
 
As inscrições para o Congresso, bem como para a submissão de comunicações científicas, já se encontram abertas e poderão ser efetuadas através do endereço congresso@cnscampus.com.
 
Consulte o programa aqui.
Mais informações aqui.


Conferência “Acesso à Saúde: um direito igual para todos?”

Local: Porto, Auditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte
Data: 15.Maio.2019

Mais informações e inscrições aqui.

 

XV edição do PhD Meeting in Psychology

Local: ISCTE-IUL
Data: 16.Maio.2019

O PhD Meeting Meeting , organizado pelos alunos do 1º ano do Doutoramento em Psicologia do ISCTE-IUL, é um evento de carácter científico que reúne estudantes portugueses e estrangeiros de diferentes domínios e níveis académicos da Psicologia.

Este ano, o tema do evento é “Psychology and Well-being”, pelo que as temáticas das apresentações focar-se-ão na investigação de processos que têm o potencial para promover mudanças sociais importantes. É um evento com uma forte componente de feedback e diálogo entre estudantes e investigadores.

Para mais informações sobre o evento consulte a página oficial do evento e/ou a página de Facebook :  https://www.facebook.com/phdmeeting/

Seminário “A Segurança e Saúde no Futuro do Trabalho”

Local: Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Data: 16.Maio.2019

Com o intuito de celebrar o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho e assinalando os 100 anos da Organização Internacional do Trabalho – OIT promover-se-á uma reflexão sobre “A Segurança e Saúde no Futuro do Trabalho”, com especial atenção às vertentes da Tecnologia, Demografia, Desenvolvimento Sustentável e Mudança na Organização do Trabalho.

Esta iniciativa tem a parceria da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, da Escola Superior de Saúde e da Escola Superior de Educação do IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O Seminário tem como destinatários, entre outros, empregadores, trabalhadores, e seus representantes, gestores, técnicos de recursos humanos, técnicos de segurança no trabalho, médicos, enfermeiros, psicólogos, estudantes, professores.

CICLO DE DIÁLOGOS PSICOLOGIA, ARTES E OUTROS SABERES DIÁLOGO 2 - PSICOLOGIA, ARTE E EDUCAÇÃO

Local: Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Data: 18.Maio.2019

No âmbito do Ciclo de Diálogos “Psicologia, Artes e Outros saberes” integrado nas comemorações dos 30 anos da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.

Mais informações aqui

Inscrição gratuita aqui

Seminário Educação e desafios do futuro: ambiente e desenvolvimento sustentável

Local: Auditório do Conselho Nacional de Educação
Data: 22.Maio.2019

Poderá consultar aqui o Programa do Seminário.

Atendendo à lotação da sala, agradecemos que confirme a sua presença através do preenchimento do Formulário de Inscrição, disponível online até 20 de maio ou até a capacidade da mesma ser atingida.

X Encontro - Os Desafios da Psicologia Forense e Criminal: Estágios e Projectos de Investigação

Local: Auditório Professor Doutor Martins dos Santos do Instituto Universitário Egas Moniz (sediado no Monte de Caparica)
Data: 23.Maio.2019

O X Encontro - Os Desafios da Psicologia Forense e Criminal: Estágios e Projectos de Investigação é um evento em que os alunos do Mestrado em Psicologia Forense e Criminal dão a conhecer o seu trabalho enquanto estagiários, nas mais diversas instituições ligadas ao sistema de justiça, salientando a relevância do papel do psicólogo da justiça. 

 

Mais informações aqui

 

CICLO DE DIÁLOGOS PSICOLOGIA, ARTES E OUTROS SABERES DIÁLOGO 3 - PSICOLOGIA E ARTES VISUAIS

Local: Livraria Ler Devagar – Lx Factory, Lisboa
Data: 25.Maio.2019

No âmbito do Ciclo de Diálogos “Psicologia, Artes e Outros saberes” integrado nas comemorações dos 30 anos da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.

Mais informações aqui

Inscrição gratuita aqui

CASCADE´19

Local: Nacional
Data: 28.Maio.2019

Portugal vai realizar, de 28 de maio a 1 de junho, o exercício europeu de Proteção Civil CASCADE’19, o maior de sempre em território nacional. Organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima e cofinanciado pela União Europeia, o exercício irá mobilizar mais de 600 operacionais de Portugal, Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França. Decorrerá nos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal, em cerca de 20 localidades e abrangendo mais de 60 cenários distintos.

O CASCADE’19 visa treinar a resposta internacional na sequência do acionamento do Mecanismo de Proteção Civil da União e, simultaneamente, a resposta interna a emergências de elevada complexidade Será objeto de avaliação por parte de um conjunto de Observadores e Avaliadores, nacionais e estrangeiros, de forma a prosseguir o seu objetivo último, o de identificar quer boas práticas quer falhas e constrangimentos, e melhorar aos diversos níveis os processos de gestão das emergências.

Mais informações em: www.cascade2019.pt

Para mais informações ou para esclarecer quaisquer dúvidas, contactar: 21 424 72 58 /230

9º Congresso Nacional de Medicina do Adolescente

Local: Porto
Data: 30.Maio.2019

Nesta 9ª edição, a temática central será a "saúde sexual e reprodutiva em adolescentes", sendo que contaremos ainda com apresentações dirigidas a diversas outras problemáticas na saúde e medicina do adolescente. Do programa fazem parte conferências, mesas redondas, hot topics e ainda casos clínicos interativos. Consulte o programa aqui

 

Como vem sendo tradição, contamos com a participação dos atores principais, os adolescentes, para connosco partilharem os seus pontos de vista sobre as áreas que mais lhes dizem respeito.

Para mais informações visite o site do Congresso: https://congresso-medicinadoadolescente.eventqualia.net.

International Congress of Health and Well-being Intervention

Local: Instituto Piaget - Viseu
Data: 31.Maio.2019

Consulte o programa aqui

Mais informações aqui

4º Congresso Internacional do Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz-Saúde, Bem-estar e Envelhecimento no Séc. XXI

Local: Campus Universitário Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL
Data: 03.Junho.2019

Este evento, organizado pela Egas Moniz, contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais em diversas áreas científicas. No âmbito da Psicologia, contaremos com oradores de renome como a Dra. Isabel Trindade e a Dra. Marta Camacho, entre outros.

Pretendemos com este congresso ligar a comunidade científica com o público em geral, pois achamos que a ciência nos deve servir a todos. Assim, iremos debatar temas como resistência a antibióticos, bem-estar e sexualidade, violência doméstica, psicologia e saúde mental, cancro, entre outros.

Consulte o programa aqui.

Mais informações aqui.

XXXV Conferência Anual da Sociedade para a Exploração da Integração em Psicoterapia (SEPI) - Desenvolver Alianças

Local: Faculdade de Psicologia da ULisboa
Data: 06.Junho.2019

Em 2019, entre 6 e 8 de Junho, cabe a Portugal (Lisboa), e com o apoio da Faculdade de Psicologia da UL organizar a conferência anual da SEPI – sociedade internacional que, nos últimos 35 anos, tem sido a principal responsável pelo aprofundamento e divulgação da integração em psicoterapia. O tema deste ano é: “Desenvolver Alianças!” que remete, principalmente, para a questão da aliança, não só entre orientações teóricas e perspectivas de intervenção psicoterapêutica, mas também entre países e culturas, entre investigadores e clínicos, entre gerações, e entre disciplinas.

Estarão presentes algumas das principais figuras nacionais e internacionais do movimento integrativo, tratando-se, assim, de uma excelente oportunidade para os estudantes e profissionais da psicoterapia e áreas complementares aprofundarem conhecimentos e arriscarem novos diálogos e pontes entre diferentes saberes, com relevância para a transformação do ser humano e do ambiente que o rodeia.

Já que os portugueses têm uma pool genética claramente integrativa (Iberos, Tartessos, Celtas, Celtiberos, Lusitanos, Calaicos, Cónios, Brácaros, Coelernos, Equesos, Gróvios, Interamici, Leunos, Luancos, Límicos, Narbasos, Nemetatos, Pésures, Quaquernos, Seurbos, Tamagani, Taporos, Zoelas, Turodos, Fenícios, Cartagineses, Gregos, Romanos, Alanos, Suevos, Visigodos e Mouros), fazemos votos para que tal se traduza numa desafiante e refrescante imersão na integração em psicoterapia, para a qual está, desde já, convidado(a)!

Mais informações aqui 

 

Inscreva-se aqui 

Jornadas da Associação Portuguesa de Adictologia - “A Vertigem do Risco e os Labirintos da Vontade – Olhares sobre os Comportamentos Aditivos”

Local: Coimbra, Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Data: 06.Junho.2019

A Associação Portuguesa de Adictologia (APEDD) é uma associação científica dedicada à dignificação da actividade dos profissionais que trabalham, directa ou indirectamente, em matéria de adições, bem como à formação, estudo e investigação dos comportamentos aditivos.

As Jornadas da APEDD, denominadas “A Vertigem do Risco e os Labirintos da Vontade – Olhares sobre os Comportamentos Aditivos”, serão realizadas em parceria com o Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia dos CHUC.

Pretendemos com este evento científico reflectir sobre comportamentos aditivos e dependências na população adolescente e jovem adulta e de que forma a investigação, a clínica e o direito contribuem para a compreensão dos mesmos.

 

As inscrições são efectuadas em plataforma on-line, através do preenchimento de formulário cujo acesso é facultado aqui.

Consulte o programa aqui. 

Para mais informações: jornadasadictologia@gmail.com

 

Masterclass de Dor da Guarda - PainTalk2019: Dor & Canábis: Que Realidades?

Local: Auditório do Instituto Politécnico da Guarda
Data: 08.Junho.2019

Consulte o programa aqui.

III Congresso Internacional - O Terapeuta Winnicottiano

Local: Lisboa, Anfiteatro da Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa (14 e 15 de Junho) e Évora – Colégio do Espírito Santo, Un
Data: 14.Junho.2019

 

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Junho decorrerá no Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora (13 de Junho) e no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa (14 e 15 de Junho) o III Congresso Internacional - O Terapeuta Winnicottiano. Este congresso internacional é organizado pela AP (Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica) em parceria com a IWA (International Winnicott Association) e contará com palestrantes de diversos países, onde Portugal também está bem representado, que apresentarão comunicações sobre o tema "O Terapeuta Winnicottiano" a partir das perspetivas científicas e teórico-clínicas mais recentes relacionadas com o impacto da obra deste autor tão significativo para a Psicanálise.

 

Mais informações e inscrições aqui. (https://www.apppp.pt/eventos/winnicott

Conferência “A necessidade de Acreditar”

Local: Salão Nobre do Palácio Baldaya -LISBOA
Data: 15.Junho.2019

No âmbito do Ciclo de Diálogos “Psicologia, Artes e Outros saberes” integrado nas comemorações dos 30 anos da SPPC, com a Dr.ª Sophie de Mijolla-Mellor.

Mais informações aqui

Inscrições aqui

O futuro modelo de Família: Oportunidades e desafios

Local: Casa da Música - Porto
Data: 15.Junho.2019

36ª Conferência Caminhos para a Vida.

 

Inscrições gratuitas, disponíveis aqui.

Violência sexual: desocultar a endemia

Local: Lisboa, British Council (Sala de Conferências)
Data: 19.Junho.2019

Este evento, organizado pela Quebrar o Silêncio, pretende ser um convite à reflexão sobre violência sexual. 
Pretende-se contribuir para a desocultação do carácter endémico desta forma de violência. Serão debatidos temas como a “cultura de responsabilização das vítimas”, o “silenciamento das e dos sobreviventes”, e outras matérias que ajudam a uma melhor compreensão da realidade vivida pelas vítimas, homens e mulheres.
No evento participarão profissionais e especialistas em violência sexual, bem como sobreviventes que partilharão a sua experiência. 

Programa
14:00 - Receção das pessoas inscritas
14:30 - Violência sexual: o peso e a importância das palavras

  • Margarida Medina Martins - A importância das palavras nos Modelos de Intervenção
  • Ângelo Fernandes - Compreender o Silêncio: violência sexual contra homens e rapazes
  • Isabel Ventura - Dos crimes contra a honestidade aos crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual: pistas para uma análise linguística da criminalização da violência sexual
  • Vânia Beliz - Educação para a sexualidade: chamar as coisas pelos nomes

16:15 - Coffee Break
16:30 - Debate “Sociedade e violência sexual: desinformação e manutenção do silêncio”

  • Miguel - Sobrevivente de violência sexual
  • Pedro - Sobrevivente de violência sexual
  • Cláudia Caires - Psicóloga clínica e técnica de apoio à vítima na Quebrar o Silêncio
  • Pedro Strecht - Médico de Psiquiatria da Infância e da Adolescência

A entrada é gratuita, mas é sujeita à lotação da sala.

Para se inscrever preencha o formulário https://forms.gle/7XM72RKgLeNAf5r88

Para mais informações envie e-mail para info@quebrarosilencio.pt

“Tratamentos Oncológicos: inovação e personalização”

Local: Porto, Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Data: 19.Junho.2019

Mais informações/inscrições aqui. 

Seminário “Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho – da avaliação ao controlo dos riscos profissionais”

Local: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Data: 26.Junho.2019

Com o propósito de refletir sobre o modo como se promove a saúde e a prevenção de acidentes de trabalho/doenças profissionais e apoiar o trabalho realizado pelos serviços de segurança e saúde no trabalho, bem como o de todos os que estão envolvidos nestas temáticas, promover-se-á a reflexão sobre a avaliação de riscos nos locais de trabalho.

Este seminário organizado pela Autoridade para as Condições do Trabalho em colaboração com a Unidade de Saúde Pública da ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho, tem a parceria da Escola Superior de Saúde, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior de Educação do IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Consulte o programa aqui. 

A inscrição é gratuita e deve ser feita até ao dia 25/06/2019 para o endereço de correio eletrónico: filomena.cardoso@act.gov.pt.

Simpósio Cuidados Paliativos para Psicólogos

Local: Lisboa, Hospital da Luz Lisboa
Data: 27.Junho.2019

Consulte o programa aqui.

Inscreva-se aqui. 

7º Encontro Psicologia em Contexto Educativo

Local: Peniche, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria
Data: 28.Junho.2019

No próximo dia 28 de junho decorrerá na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, situada em Peniche, o 7º Encontro de Psicologia em Contexto Educativo, promovido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) em colaboração com psicólogos escolares.

À semelhança das edições anteriores, neste Encontro pretende-se promover a reflexão e atualização de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de metodologias e instrumentos que reforcem a intervenção do psicólogo no contexto educativo.

Esta ação foi acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), conferindo 1,3 créditos na especialidade de Psicologia da Educação.

Informações e detalhes em https://sapeipl.wixsite.com/psicoeducativo7ed. Inscrições até 21 de junho.

 

III Jornadas IPA - INCLUSÃO DA PESSOA COM AFASIA: DESAFIOS E REALIDADES

Local: Matosinhos, Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos
Data: 28.Junho.2019

A Associação IPAFASIA, mais conhecida por Instituto Português da Afasia (IPA), é uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social, que se encontra a ser implementada em Matosinhos desde Janeiro de 2015 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e de parceiros locais.

O IPA veio desenvolver soluções de integração social para pessoas que adquirem afasia e para as suas famílias, reduzindo com isso o isolamento social, perda de autoestima e o surgimento de várias outras patologias do foro mental.

Nas suas III Jornadas contará com mais de 20 profissionais e especialistas convidados palestrantes.

Consulte o programa e inscreva-se aqui.

Encontro "As Emoções Vão à Escola? - A Saúde Mental na Escola de Hoje"

Local: Auditório Escola Frei Gonçalo de Azevedo, São Domingos de Rana
Data: 04.Julho.2019

Consulte o programa aqui.

Inscrições aqui.

VII Encontro A Arte de Educar

Local: Santarém, Auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém.
Data: 09.Julho.2019

Reflexionar: pensar a autonomia e flexibilidade curricular à luz da mudança ou à sombra do equívoco? 

Consulte o programa aqui. 

A “ARTE DE EDUCAR” celebra em 2019 o seu 7º aniversário. Na tradição dos encontros já realizados assistimos ao crescimento deste espaço de comunicação, debate e reflexão educativa, engrandecido por painéis de especialistas que, ano após ano, trouxeram à luz deste auditório diferentes modos de pensar a educação, mas todos eles imbricando num intento comum: a arte de educar. “Arte”, não só pelo que educar implica de habilidade e talento, mas também pelo que comporta de beleza e de estética no incessante desafio que é o aprimorar da intervenção educativa. 

Esta edição não vai ser exceção. Desta vez, o foco de análise é o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Tal projeto não se esgota no cálculo da margem de autonomia de gestão curricular, nem nos Domínios de Autonomia Curricular, tampouco no projeto de Cidadania. Mais do que isso, traz para a reflexão educativa uma visão mais alargada de currículo, um conceito mais amplo de relação pedagógica e uma percepção mais compreensiva e pluralizada da escola ao serviço das gerações vindouras. A escola concretiza-se, assim, num espaço de formação culturalmente significativo, quer em relação ao entusiasmo pelo saber e pela verdade, quer em termos de autonomia, participação coletiva, solidariedade e respeito pelas diferentes alteridades que a coabitam.

Se estes valores éticos, culturais e pedagógicos, há muito almejados, possuem uma inequívoca grandeza, também é certo que a sua implementação nos quotidianos escolares é sempre acompanhada de grande perplexidade, dúvida e incerteza entre quem está a trabalhar na escola, e quem de fora pensa sobre as suas funções e finalidades. Esta é uma inquietação que reflete também uma real dificuldade pedagógica.

            Importa, contudo, garantir que apesar das inquietações, perplexidades, divergências ou resistências, as ações pedagógicas investidas nos quotidianos escolares assentam justamente na crença de que a escola pode ser melhorada. Ela adquire por esse mesmo facto uma incidência ética determinante que se reflete na relação pedagógica com os alunos, com outros intervenientes da comunidade educativa e com a sociedade em geral. Pensar-se o desiderato de uma escola que aponta para um investimento em modos criativos de gestão dos quotidianos escolares, traz um sem número de questões que dão justamente o mote a esta  edição da “Arte de educar” que se irá realizar no dia 9 de julho, entre as 9 horas e as 17 horas, no auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém.   

I Conferência do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura

Local: Auditório Vítor Santos do Instituto Superior de Engenharia do Porto, P.Porto
Data: 11.Julho.2019

Nesta conferência serão apresentados os resultados e o impacto dos projectos de investigação orientados para a promoção da aprendizagem da leitura junto de crianças em idade escolar e pré-escolar.

Consulte o programa aqui.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição aqui.

II Conferência Compromisso para o Sucesso Educativo

Local: Lagoa, S. Miguel, Açores - NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de S.Miguel
Data: 15.Julho.2019

Congresso Alimentação na(s) Deficiência(s)

Local: Centro de Congressos da Alfândega do Porto
Data: 18.Julho.2019

A Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) vai promover, nos dias 18 e 19 de julho, um congresso centrado nas temáticas da “Alimentação na(s) deficiência(s)”, iniciativa que se realizará no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

O encontro reunirá durante dois dias um vasto grupo de especialistas – para abordar, de forma global e abrangente, todas as questões da alimentação de pessoas com deficiência(s).

O principal objetivo é “melhorar o conhecimento e as capacidades técnicas de profissionais de saúde (nutricionistas, terapeutas, psicólogos, enfermeiros, médicos), ou de outros técnicos que contactem, direta ou indiretamente com a população com deficiência, de cuidadores formais e informais e mesmo as competências individuais e a independência da própria pessoa com deficiência”, destaca Maria Antónia Campos, responsável pelo Gabinete de Nutrição da APPC.

O projeto é apoiado pela Direção-Geral de Saúde, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável cabendo à APPC definir e implementar diretrizes no que concerne às estratégias alimentares para pessoas com deficiências – que não exclusivamente casos de pessoas com paralisia cerebral.

A iniciativa surge na sequência do projeto que a Associação do Porto de Paralisia Cerebral está a desenvolver subordinado à temática da “Alimentação na(s) Deficiência(s)”, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. 
Pode consultar o programa do congresso aqui. 

Seminário Luso-Brasileiro de Ética na Investigação em Psicologia e Educação

Local: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Data: 22.Julho.2019

No dia 22 de julho, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) acolhe o “Seminário Luso-Brasileiro de Ética na Investigação em Psicologia e Educação”, através do qual se procurará abordar e discutir as exigências e implicações éticas da investigação nesses dois campos específicos do saber científico, com especial destaque para as questões ligadas à formação de investigadores juniores.


O evento é coorganizado pelo Grupo Cultura, Normatividade e Diversidade do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) e pelo Grupo de Pesquisa Formação, Ética e Pesquisa em Educação sediado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O seminário destina-se, essencialmente, a estudantes, docentes, investigadores e profissionais das áreas da Psicologia e da Educação.

A entrada é gratuita mas carece de inscrição prévia 
AQUI até ao dia 28 de junho.

Para mais informações: 

 www.fpce.up.pt/etica_psiedu/ | semeticainv_psiedu@fpce.up.pt


II Seminário Internacional do Programa Doutoral em Sexualidade Humana

Local: FPCE – Universidade do Porto
Data: 20.Setembro.2019

O dia 20 de setembro de 2019 marca o arranque do recente Programa Doutoral da FPCEUP, com o II Seminário Internacional do Programa Doutoral em Sexualidade Humana.

Esta segunda edição do Programa Doutoral em Sexualidade Humana pretende envolver um conjunto de figuras de referência mundial e representativas das diferentes áreas de investigação em Sexualidade que apresentarão uma síntese do estado da arte da investigação e desafios para o futuro nos seus domínios de excelência. O evento será organizado em torno de cinco conferências centrais seguidas de debate aberto com os/as participantes.

No âmbito do mesmo seminário ocorrerá uma Sessão Pública de Lançamento da Consulta de Saúde Sexual da Universidade do Porto/SASUP.

Esta Consulta de Saúde Sexual da Universidade do Porto/SASUP será prestada nos SASUP por profissionais do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, que integram os grupos de investigação em Sexualidade Humana e de Cultura, Normatividade e Diversidade. Este serviço pretende dar resposta a questões relacionadas com dificuldades sexuais, vivências diversas de géneros e de sexualidades, promovendo a saúde sexual das/os estudantes e comunidade UP. Esta consulta divide-se em dois serviços mais específicos: a consulta de Sexologia Clínica (dificuldades sexuais, bem-estar sexual), e a consulta de Género e Sexualidades (questões de género, questões LGBTQIA+).


O programa decorrerá no dia 20 de Setembro de 2019 na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e o público alvo contará com estudantes de graduação e pós-graduação, colegas, investigadores/as e profissionais ligados à área da sexologia, estudos de género, medicina sexual, educação sexual, saúde sexual e reprodutiva, etc.

 

Mais informações:


Através do site da FPCEUP:

https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=47917

 

Através do Facebook:

https://www.facebook.com/fpceup/posts/2333316620122634

https://www.facebook.com/sexlab.fpceup/photos/a.801526249863914/2881926465157205/?type=3&theater 

Passeio da Memória Lisboa

Local: Local: Belém | Jardim da Estátua da Guitarra na Proa (ao lado do MAAT) - Ponto de Encontro às 9h30
Data: 21.Setembro.2019

Percurso: Aproximadamente 6Km pela Zona Ribeirinha de Belém

Sabiam que em Setembro se assinala em todo o mundo o Mês Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer?

A Alzheimer Portugal assinala o mês de setembro com diversas caminhadas solidárias por todo o país: Os Passeios da Memória.
Os Passeios da Memória são caminhadas/corridas/peddy-papers solidários, em que o valor das inscrições reverte a favor da Alzheimer Portugal. 

Faça a sua inscrição aqui.
Donativo Livre para a Alzheimer Portugal

 

I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Oncologia

Local: Porto, Liga Portuguesa Contra o Cancro – NRN
Data: 24.Setembro.2019

Submissão de abstracts até 30 de Agosto de 2019. Consulte o Regulamento aqui.

Mais informações aqui. 

X Congresso Nacional de Cirurgia de Obesidade e Doenças Metabólicas

Local: Hotel Holiday Inn Gaia
Data: 03.Outubro.2019

A SPCO – Sociedade Portuguesa de Cirurgia de Obesidade, vai organizar o seu X Congresso Nacional | VII Congresso Ibérico de Cirurgia de Obesidade e Doenças Metabólicas, nos dias 3 e 4 de Outubro de 2019, no Hotel Holiday Inn Gaia.

Consulte o programa aqui.

Inscreva-se aqui
 

 

7ª edição do Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental (FICSAM)

Local: Grande Auditório da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas
Data: 03.Outubro.2019

A 7ª edição do Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental (FICSAM) realiza-se nos próximos dias 3 e 4 de outubro, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas. O festival é organizado pela Associação Inconsciente Coletivo.

Este festival pretende informar e sensibilizar a comunidade para as questões relacionadas com a saúde mental através da exibição de obras cinematográficas produzidas por realizadores de todo o mundo, contribuindo desta forma para a diversidade de olhares sobre as diferentes problemáticas.
Para além do cinema outras áreas artísticas são contempladas neste evento, a pintura, a fotografia e o teatro. Através delas este evento pretende informar, contribuir para a reflexão e sensibilização da comunidade para o tema da saúde mental. 

Durante dois dias serão exibidos filmes vindos de diferentes países, exposições de pintura e fotografia e uma peça de teatro realizada pelo grupo "Teatro do Sotão" da Associação de Saúde Mental do Algarve, intitulada Ir, é Ser! E ainda um Workshop Intensivo de Cinema Digital. 

No dia 3 de Outubro está prevista uma conferência intitulada “Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Depressão e do Suicídio” dinamizada por profissionais da área e aberta a toda a comunidade. 

A entrada no evento é gratuita.

Mais informações disponíveis no nosso 
site ou na página do facebook.
 

Seminário - A Mulher e as violações dos Direitos Humanos no contexto das migrações

Local: Lisboa, Auditório Prof. Miller Guerra, na Ordem dos Médicos.
Data: 08.Outubro.2019

Nas comemorações dos seus 20 anos em Portugal, a Médicos do Mundo convida-vos a estar presente, no próximo dia 8 de Outubro de 2019, no Seminário subordinado ao tema, A Mulher e as violações dos Direitos Humanos no contexto das migrações, que terá lugar no Auditório Prof. Miller Guerra, na Ordem dos Médicos, em Lisboa. 
 
Dada a crescente preocupação com o bem-estar físico, psicológico e social das populações migrantes e refugiadas, a Médicos do Mundo reuniu vários intervenientes, de diferentes áreas e sectores, para debaterem o tema junto da sociedade civil, abrindo espaço de partilha de boas práticas, experiências e ideias. 
 
A delegação portuguesa da Médicos do Mundo está integrada numa rede de 16 países que procuram expressar as suas preocupações sob a chancela “Global Voice Protocol” (Voz Comum). No corrente ano, tem-se trabalhado a temática da Violência de Género, com enfoque na mulher, sendo, este, o ponto de partida para a realização do Seminário, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
 
Em Portugal, a Médicos do Mundo tem desenvolvido vários projectos para prestar cuidados primários e gratuitos de saúde a migrantes e refugiados, nomeadamente CIT (Centro de Instalação Temporária no aeroporto de Lisboa); CATR- Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados de Lisboa; Unidade Habitacional de Santo António, no Porto; CTR – Centro de Transição de Refugiados em Évora, bem como através das suas Equipas técnicas de rua, com os projectos Porto Escondido, Saúde em Equipa de Rua e Saúde a Girar, em Barcelos, no Porto e em Lisboa.

 

Vejam aqui o programa, inscrevam-se e partilhem com os seus contactos!
 
A entrada é gratuita e a disponibilidade é limitada à lotação da sala, pelo que pedimos que se inscrevam até ao dia 2 de Outubro.
Atenção: Se quiserem marcar presença, a vossa inscrição é obrigatória!

6ª e 7ª Sessão do 4º Ciclo Temático de Formação em Alcoologia

Local: Auditório da Unidade de Alcoologia de Coimbra
Data: 09.Outubro.2019

09 de outubro – Profª. Drª. Raquel Varela: “Quem cuida dos cuidadores: burnout e exaustão nos locais de trabalho”
06 ou 13 de novembro (Em confirmação a data) – Prof. Dr. Luís Mello Borges: “As crianças e o síndrome de hiperatividade com deficit de atenção”

INSCRIÇÕES GRATUITAS ONLINE: Mail para uacoimbra.geral@gmail.com (receberá link para inscrição)

MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

Humanizar os Cuidados de Saúde | Em rede com a Educação e com a Justiça

Local: Casa Municipal da Cultura de Seia
Data: 11.Outubro.2019

Evento que destacará a importância da humanização em diferentes contextos, destacando nesta edição a importância da humanização na justiça, através de necessidade de novas estratégias e políticas a implementar e já implementadas ultimamente ao lidar e comunicar com o outro.

Para mais informações clique aqui.

Encontro de Outono - da Sociedade Portuguesa de Psicodrama

Local: Porto, Universidade Fernando Pessoa
Data: 12.Outubro.2019

Consulte o programa aqui.

3º CONGRESSO INTERMUNICIPAL SOBRE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS “Dicotomias e desafios da proteção no espaço público e no espaço privado”

Local: Auditório Municipal de Barcelos
Data: 17.Outubro.2019

As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Esposende, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde, com o apoio dos respetivos Municípios, irão promover, em conjunto, o 3º CONGRESSO INTERMUNICIPAL SOBRE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS, o qual terá lugar nos próximos dias 17 e 18 de outubro de 2019, no Auditório Municipal de Barcelos.

 

À semelhança das anteriores edições, o evento procurará, através da presença de diversos especialistas, fomentar o aprofundamento de conhecimentos e a partilha e análise de práticas no âmbito da proteção da infância e da juventude, bem como promover o espírito de articulação e a concertação interinstitucional neste domínio. De entre as personalidades confirmadas, destaca-se a presença de altos representantes dos Municípios envolvidos na organização, da Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse, do Juiz Conselheiro Jubilado, Armando Leandro, do Procurador da República Jubilado, Rui do Carmo, da Coordenadora do Gabinete da Família, da Criança e do Jovem da Procuradoria-Geral da República, Helena Gonçalves, do Presidente do Conselho de Deontologia do Porto da Ordem dos Advogados, Francisco Vellozo Ferreira, do Diretor do Centro Distrital de Braga do Instituto da Segurança Social, I.P., João Ferreira, bem como de representantes de entidades tão diversas como a Polícia Judiciária, a Associação para o Planeamento da Família, o Centro Hospitalar do Porto, a Junta de Andaluzia e a Diputación Provincial de Cádiz, e vários professores e investigadores das universidades do Minho, do Porto, de Aveiro, da Nova de Lisboa, da Católica, do Instituto Superior Miguel Torga, do ISMAI, e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

 

O congresso visa, em particular, a participação de profissionais cujas funções contemplem a investigação e/ou intervenção com crianças e jovens em risco ou perigo e suas famílias. Será composto por diversas conferências e sessões temáticas orientadas para os domínios dos direitos das crianças, da justiça, dos media, da parentalidade, dos perigos e vitimação no espaço virtual, da avaliação do risco familiar, do tráfico de seres humanos, das crianças refugiadas, assim como para novas formas de intervenção pessoal e familiar, tais como a musicoterapia, o mindfulness, o storytelling, o psicodrama e o sociodrama.

 

O programa completo poderá ser consultado na página oficial do Congresso.

Para mais informações clique aqui.

 

 

XIII Jornadas da Educação de Santa Maria da Feira

Local: Santa Maria da Feira, Europarque
Data: 17.Outubro.2019

Cada vez mais a sociedade reclama responsabilidade, tolerância e democracia na educação. Todavia, estes valores só podem ser manifestos se a participação dos pais, professores e educadores for ativa e cooperante.

As Jornadas de Educação pretendem proporcionar a estes agentes educativos a oportunidade de partilhar e favorecer o intercâmbio de práticas educativas consideradas exemplares, para uma melhor compreensão dos desafios e obstáculos na área da Educação.

É fundamental objetivar a construção de uma sociedade mais justa, que respeite e valorize as diferenças físicas, psíquicas, mentais, culturais e económicas, oferecendo concretas possibilidades de participação social com qualidade de vida.

As XIII Jornadas da Educação realizam-se no Europarque nos dias 17, 18 e 19 de outubro e visam fomentar a reflexão e a abordagem em torno dos valores da família, dando especial atenção à infância e adolescência.

Consulte o programa aqui. 

Inscrições gratuitas disponíveis em:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScIEO77x35CfpcHLnk-vVkGLWiHGMbZhZUd0J9sLYUZQGdK4A/viewform?c=0&w=1 

6º Colóquio Internacional Morality and Emotion: (Un)conscious Journey to Being

Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA
Data: 18.Outubro.2019

O espírito do evento será o mesmo de sempre: vários especialistas reúnem-se numa partilha de perspectivas interdisciplinares sobre moralidade e emoção. Este ano, o grupo de oradores inclui Sara Silva (IELT/NOVA FCSH, Lisboa), Diana Prata (Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica, FCUL/ King’s College, London UK/ISCTE, Lisbon, Portugal),  Jesse Prinz (CUNY-City University of New York, USA), Tiffany Watt Smith (Queen Mary University of London, UK) e Zach Mainen (Champalimaud Research, Lisbon, Portugal). 

Programa aqui, resumos aqui e bios aqui. A entrada é livre sujeita a inscrição aqui. 

International Meeting on Psychology Identity

Local: Porto
Data: 19.Outubro.2019

No dia 19 de Outubro de 2019, terá lugar no Porto, o International Meeting on Psychology Identity organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e pelo CINTESIS.

Poderá consultar o programa provisório aqui.

Ciclo de Diálogos “Psicologia, Artes e Outros saberes” | DIÁLOGO 5- PSICOLOGIA, FILOSOFIA, TEOLOGIA E POLÍTICA

Local: Local: Lisboa, Livraria Ler Devagar-Lx Factory
Data: 19.Outubro.2019

No dia 19 de outubro, das 18h às 20h, decorrerá o Diálogo 5 – Psicologia, Filosofia, Teologia e Política

 

“O DELÍRIO COMO CRENÇA FALSA E COMO EXPERIÊNCIA”
Jorge Gonçalves

 

“O PREÇO DO MONOTEÍSMO (RELIGIÃO, POLÍTICA E PSICANÁLISE)”
Maria Belo

 

“MULHER, É GRANDE A TUA FÉ! (MT 15, 28)”
José Manuel Almeida

MODERACÃO: Justino Silva

 

Consulte o programa provisório aqui.

 

 

VIII Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro

Local: Universidade de Aveiro
Data: 23.Outubro.2019

O Núcleo de Estudantes de Psicologia está a organizar as VIII Jornadas de Psicologia na Universidade de Aveiro (dias 23, 24 e 25 de outubro de 2019). Este será um evento a nível nacional, que contará com a presença de inúmeros oradores convidados, e que pretende abordar várias temáticas do âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Forense, Neuropsicologia e outras áreas de interesse, como a Psicologia do Desporto ou a Psicologia das Organizações, através de palestras e workshops.

Link do evento do facebook: https://www.facebook.com/events/502212020595908/

Site: https://jornadaspsicologiaaveiro.wordpress.com/ 

5º Encontro de Profissionais "Cuidados a prestar na demência - Uma abordagem prática e integrada

Local: Carnaxide
Data: 24.Outubro.2019

Consulte o programa aqui.

Conferência “Parcerias para a Promoção do Sucesso Educativo”

Local: Peniche, Auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Data: 25.Outubro.2019

Mais informações aqui.

Para aceder ao Formulário de inscrição clique aqui. 

II Congresso de Justiça Restaurativa da Família e das Crianças na Promoção e Protecção

Local: Mafra
Data: 30.Outubro.2019

II Congresso de Justiça Restaurativa da Família e das Crianças na Promoção e Protecção

Uma mudança radical de paradigma: Uma reflexão centrada num modelo de intervenção efetiva e próxima do sistema familiar da criança, com recurso a equipas multidisciplinares internas e externas, e a articulação com as respostas sociais disponíveis pelo poder local, a escola (moderna) e a comunidade.

1st European Congress on Clinical Psychology and Psychological Treatment No Health without Mental Health - European Clinical Psychology Takes Responsibility

Local: Dresden, Alemanha
Data: 31.Outubro.2019

The European Association of Clinical Psychology and Psychological Treatment (EACLIPT - http://eaclipt.org/) was founded in 2017 with the goal to promote European collaborations on research, education and treatment of mental health problems. In 2019, the association’s first congress will take place to foster such collaborations from October 31st to November 2nd in Dresden, Germany. It will be the first international meeting in the field of clinical psychology at a European level.

The conference theme “No Health without Mental Health - European Clinical Psychology Takes Responsibility” expresses our goal to move mental health into societal focus. Mental disorders are among the most debilitating conditions and clinical psychology offers a wide range of preventive and therapeutic interventions. Discussing these, as well as underlying etiological models will be at the heart of the conference. Keynote speakers include Claudi Bockting, Susan Bögels (University of Amsterdam), David Clark (University of Oxford), Stefan Hofmann (Boston University) and Maria Karekla (University of Cyprus).

We invite submissions for symposia and poster presentations on the full range of clinical psychological research: diagnostics and classification, psychological and psychobiological mechanisms, psychological treatments, prevention and rehabilitation. We particularly encourage early career researchers to join the conference. Targeted pre-conference workshops, mentoring and financial support can be offered.

This first EACLIPT congress in Dresden is the place to learn all about the latest international research in clinical psychology and psychological treatment. It is a great opportunity to discuss current challenges for mental health in Europe, meet experts, connect with peers and initiate collaborations and joint projects with colleagues from all over Europe.

Dresden, the capital of the federal state of Saxony, is best known for its architectural beauty. Situated on the Elbe river, it not only hosts a unique collection of art museums, the famous Semper opera house and the Kreuzchor boys’ choir, but also lively and international neighborhoods with exquisite restaurants and bars. We look forward to welcoming you to EACLIPT 2019 in Dresden!

Katja Beesdo-Baum, Tanja Endrass, Jürgen Hoyer, Corinna Jacobi, Philipp Kanske

 

 Mais informações aqui.

Conferência Internacional "Trauma and Sexualized Violence"

Local: Local: Fundação Calouste Gulbenkian
Data: 31.Outubro.2019

Acompanhe todas as novidades na página do evento.  
Contamos com a sua presença! Inscreva-se já! 

6º Congresso (inter)Nacional Conversas de Psicologia

Local: Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra
Data: 05.Novembro.2019

-11 palestras principais
-9 comunicações livres 
-60 Posters
-Feira da psicologia com 16 stands
-Certificado Formação Profissional 24 horas (certificado DGERT)
-Certificado de Presença
-2 almoços incluídos

 
ÚLTIMAS 50 INSCRIÇÕES disponíveis para os 500 lugares no auditório
Pode ver o programa e  fazer a sua inscrição em:
www.cncdp.net 

Seminário Transtorno de Acumulação: Direito, Bem-Estar Animal e Saúde Pública

Local: Sintra
Data: 06.Novembro.2019

A emergência da causa animal veio colocar novamente o denominado "Síndrome de Noé" na
ordem do dia. Os acumuladores criam diversos constrangimentos às autarquias locais e aos
quais urge dar resposta: conflitos de vizinhança e respectivas queixas, salubridade e
saúde pública, animais acumulados em número superior às capacidades de recepção por parte
dos CROS, reincidência das práticas de acumulação, etc...
    
    Pela primeira vez em Portugal irá debater-se e apresentar-se soluções para o fenómeno
"Síndrome de Noé" numa visão multidisciplinar que integra Autarcas, Polícias, Magistrados,
Médicos, Psicólogos, Veterinários, Juristas, entre outros, numa organização conjunta do
ONDAID, da Provedoria de Justiça, da Câmara Municipal de Sintra e da CINTESIS-Universidade
de Aveiro.
    
    O Seminário cujo cartaz se anexa é composto por três painéis temáticos:
    I - TRANSTORNO DE ACUMULAÇÃO: APRESENTAÇÃO MULTIDISCIPLINAR, no qual se fará a
apresentação da problemática sob os pontos de vista de todos os grupos envolvidos - os
cidadãos alvo de um problema ambiental e de saúde pública, o acumulador que padece da
doença, os animais que têm o seu bem-estar e vida comprometidos.
    II - ACUMULAÇÃO: PRÁTICA DE UM MUNICÍPIO, CONSTRANGIMENTOS E SOLUÇÕES - Neste painel
será apresentada a problemática numa vertente prática, focada nos constrangimentos com que
os diversos intervenientes num Município se deparam perante casos de Transtorno de
Acumulação: médicos de saúde pública, psiquiatras, magistrados e serviços competentes das
Câmaras Municipais.
   

 III - POSSIBILIDADES NA INTERVENÇÃO DA SÍNDROME DE NOÉ onde apresentar-se-ão
contributos para a resolução do problema baseados nos estudos efectuados pelos
investigadores que se têm dedicado à temática em debate.

 

Para consultar o programa clique aqui 

20ª Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto

Local: Lisboa, Auditório da Universidade Lusíada
Data: 07.Novembro.2019

I Congresso sobre “Distanásia: a discussão sempre adiada!”

Local: Porto, Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários Portuenses
Data: 08.Novembro.2019

No Dia 8 de Novembro de 2019, será organizado o I Congresso sobre “Distanásia: a discussão sempre adiada!”, com a presença de vários preletores de vários Hospitais e de várias Ordens Profissionais, com o objetivo de debater esta temática sempre complexa e “esquecida”.

A problemática da Distanásia, que ultrapassa as questões legais, envolve principalmente o emocional dos entes queridos, que não aceitam muitas vezes a real situação clínica de seus familiares e as várias problemáticas que afetam o SNS (Sistema Nacional de Saúde) e Segurança Social.

Poderemos assim, analisar a complexidade do tema, que envolve conceitos como a vida, o sofrimento, a morte e os seus custos diretos e indiretos.

Para mais informações clique aqui.

Encontro de Saúde LGBTQI+

Local: Lisboa, Museu da Farmácia
Data: 08.Novembro.2019

Organizado pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) realiza-se a 8-9 de Novembro de 2019, incluindo a oportunidade de participar no Workshop Clínico - Gender, Sexual, & Relationship Diversity for therapists and other practitioners com o especialista Meg-John Barker. 

Para mais informações clique aqui. 

As inscrições podem ser realizadas a partir do link:  https://encontrosaudelgbtqi.com/   

Acompanhe o Evento em:

https://www.facebook.com/EncontroSaudeLGBTQI - Página  

http://www.facebook.com/events/509422669879804 - Evento

 

XXVII Semana de Psicologia e de Ciências da Educação

Local: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Rua Alfredo Allen, s/n, 4200-135, Porto, Portugal
Data: 11.Novembro.2019

A Semana de Psicologia e de Ciências da Educação é um evento científico promovido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (AEFPCEUP). Procura trazer-se à discussão algumas temáticas que não são alvo de lecionação no plano de estudos de cada uma das áreas científicas e, para isso, conta-se com um painel alargado de oradores reconhecidos e uma abrangência e adesão de público que vai, naturalmente, de estudantes, a investigadores e docentes.

Consulte o programa aqui. 

Mais informações aqui

Colóquio - Comemoração 20 Anos - Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga

Local: Braga - Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho Auditório da Escola de Engenharia,
Data: 13.Novembro.2019

Este ano Portugal comemora os 20 anos da Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga!

Duas décadas de inovação e dinamismo na implementação de políticas públicas na área das drogas e toxicodependências, resultantes da operacionalização da Estratégia de 1999.

 

No âmbito destas comemorações, as Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência da região Norte do País (CDT`s de Braga - Bragança - Porto - Viana do Castelo - Vila Real), em parceria com a Universidade do Minho, estão a organizar um Colóquio, que terá lugar na cidade de Braga, na manhã do dia 13 de novembro, conforme programa em anexo. 


Este evento contará com a participação de ilustres personalidades com um papel ativo na construção da Estratégia e intervenientes na implementação das políticas e medidas que esta recomenda.

Consulte o programa aqui

 

5TH INTERNATIONAL CONGRESS OF CLINICAL AND HEALTH PSYCHOLOGY OF CHILDREN AND ADOLESCENTS

Local: Oviedo
Data: 14.Novembro.2019

AITANA research group at the Miguel Hernández University (Spain) is organizing the 5TH INTERNATIONAL CONGRESS OF CLINICAL AND HEALTH PSYCHOLOGY OF CHILDREN AND ADOLESCENTS . The Congress consists of a scientific and training forum aiming to encourage the exchanging of scientific and professional experiences on the evaluation and treatment of psychological problems in children and adolescents.

More information here
E-mail: aitanacongress@cevents.es 

XIV Encontro Luso-brasileiro e XIX Congresso Nacional de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo - O Estado da Arte dos grupos: o olhar da Grupanálise e da Psicoterapia Analítica de Grupo

Local: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Data: 14.Novembro.2019

O tema deste Congresso Luso-brasileiro “O Estado da Arte Dos Grupos – o olhar da Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo” visa dar a possibilidade de partilhar experiências a vários níveis, conceptuais, clínicos e sociológicos com outros Sociedades Científicas que trabalham na área da psicoterapia analítica e que nos vão certamente ajudar a entender este “estado da arte”.


Subtemas:

  • Estado da arte em grupanálise e psicoterapia analítica de grupo 
  • Diferentes formas de estar em grupo
  • O trabalho com grupos na comunidade escolar
  • O estar dual e o estar em grupo: complementaridades e desafios
  • Grupos em instituições na comunidade
  • Tempos modernos nos atendimentos psicoterapêuticos

Mais informações aqui. 
Inscreva-se aqui. 

 

XXIV Jornadas de la Sección de Psicología y Salud del Colexio Oficial de Psicoloxía de Galicia “Accesibilidad a la atención psicológica durante y después de una catástrofe: Experiencia Tui-Páramos”

Local: Tui, Edificio da Área Panorámica de Tui
Data: 14.Novembro.2019

Estas jornadas llevarán por título “Accesibilidad a la atención psicológica durante y después de una catástrofe: Experiencia Tui-Páramos”, y el objetivo de las mismas será dar una visión de la intervención psicológica realizada en un contexto de catástrofe y situación de emergencia (como por ejemplo la intervención en Páramos, los incendios en Pedrógão Grande, el accidente del tren Alvia en Santiago de Compostela, el terremoto de Lorca, entre otros), y proponer un modelo de mejora en la intervención psicológica por catástrofes.

Consulte o programa aqui.

Diferentes perspectivas o mesmo objetivo

Local: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Data: 15.Novembro.2019

O que têm em comum temas como: corpo, emoção, sentimento, consciência corporal, qualidade de vida e regulação emocional? Este é o desafio para o 4º evento Anual do Instituto Português de Psicoterapia Corporal.

Consideramos que objectivar a saúde emocional é necessário nas intervenções clínicas, quer como elemento de consciência de autorresponsabilização no processo de cura quer como responsabilidade social na intenção de psicoeducação. Diferentes perspectivas teóricas unem-se num ponto comum: promoção do bem estar daquele que procura a psicologia, para o ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.

Este evento tem como objetivos:

– reunir psicólogos de diversas correntes teóricas e de diferentes inserções institucionais, interessados em apresentar e discutir os seus trabalhos de investigação e de prática com foco na saúde emocional;  – estimular a partilha de resultados com intervenções psicocorporais e de outras correntes teóricas; – explorar diferentes perspectivas terapêuticas sobre a saúde emocional; – Motivar a participação de estudantes de áreas da Saúde, permitindo-lhes também o contacto com trabalhos e perspetivas externas à organização em que estudam.

Consulte o programa aqui. 

A TERRA TREME: Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco

Local: Exercício público nacional
Data: 15.Novembro.2019

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove anualmente o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt), medida prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva.
 
Este ano assinalamos a 7.ª edição e a data apontada para a sua realização é o próximo dia 15 de novembro, às 11:15 horas.
 
Pretende-se, com este exercício, capacitar os cidadãos para saber como agir em caso de sismo. Neste sentido, é nosso objetivo que os cidadãos saibam o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um evento sísmico, nomeadamente conheçam as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se protegem e sentirem mais seguros.
 
Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido enorme, a ANEPC tem a ambição de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação no Exercício de outros setores da sociedade civil. Para tal, consideramos estratégico envolver as organizações – públicas, privadas e associativas – neste desiderato coletivo, procurando para o efeito unir esforços e extrair sinergias do conjunto de toda a sociedade, de modo a alcançarmos graus de resiliência individual e coletiva cada vez maiores.
 
Materiais de suporte:

  • Exercício A TERRA TREME – Breve nota de enquadramento (em anexo)
  • Sitio digital www.aterratreme.pt
  • Cartaz A TERRA TREME (em anexo)
  • Inquérito à população sobre a perceção do Risco Sísmico
  • Spot promocional (vídeo)

18º CONGRESSO NACIONAL DE MEDICINA LEGAL E CIÊNCIAS FORENSES 3ª Reunião da Rede de Serviços Médico-Legais e Forenses de Língua Portuguesa

Local: Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra
Data: 21.Novembro.2019

Mais informações em: www.congresso.inmlcf.mj.pt
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
 
INSCRIÇÕES ONLINE:
ATÉ 19 DE NOVEMBRO 2019
 
SUBMISSÃO DE RESUMOS:
ATÉ 21 DE OUTUBRO 2019
 
Mais esclarecimentos, por favor contactar: congresso@inmlcf.mj.pt

III Encontro dos Cuidados Paliativos da Serra da Estrela

Local: Casa Municipal da Cultura de Seia
Data: 21.Novembro.2019

Evento que traz convidados de referência nacional e internacional. 

Para mais informações clique aqui. 

II Congresso de Cuidados Continuados e Paliativos

Local: Auditório da Sede do ISJD (Lisboa)
Data: 21.Novembro.2019

Consulte o programa aqui.

Inscreva-se aqui. 

23º Congresso Português de Obesidade

Local: Braga, MELIÁ BRAGA HOTEL & SPA
Data: 22.Novembro.2019

Este congresso assenta no tema da obesidade onde a psicologia tem cada vez mais um papel preponderante para o tratamento de uma das epidemias mais preocupantes do século XXI. A deadline para a submissão de trabalhos é no dia 15 de Setembro.

Para mais informações clique aqui

Cancro: da Medicina Personalizada à Medicina de Precisão

Local: Coimbra, Hotel Quinta das Lágrimas
Data: 22.Novembro.2019

O Congresso "Cancro: da Medicina Personalizada à Medicina de Precisão" congregará um painel de especialistas nacionais e internacionais para discussão destas temáticas à luz dos conhecimentos científicos atuais. A ter lugar em novembro de 2019, em Coimbra, trata-se de uma iniciativa dirigida a profissionais e estudantes das áreas da saúde e das ciências sociais e voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Faça a sua inscrição aqui.

Consulte o programa aqui. 

Mais informações:  239 487 490 | congressos.nrc@ligacontracancro.pt

III Jornadas Defesa+Saúde: Stress em Contexto Militar

Local: Auditório Princesa Benedita, Centro de Apoio Social do IASFA, Oeiras
Data: 22.Novembro.2019

As "Jornadas Defesa + Saúde", cuja primeira edição decorreu em 2017, são uma iniciativa do Ministério da Defesa Nacional que pretende partilhar experiências e conhecimento promovendo o debate e a divulgação de temas de Saúde Militar, entre as Forças Armadas e a sociedade civil, contribuindo desta forma para promover os laços de colaboração entre as entidades militares e civis no domínio da Saúde.

Assim, no dia 22 de novembro de 2019 terão lugar as III Jornadas Defesa+Saúde, subordinadas ao tema "Stress em Contexto Militar", no Auditório Princesa Benedita, do Centro de Apoio Social do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, em Oeiras.

A entrada é gratuita, mas requer inscrição prévia até dia 15 de novembro de 2019 e pode ser feita através do link saudeeventos.bud.gov.pt ou do portal de internet da Defesa.

Estamos convictos da mais-valia que trarão a este evento e contamos com a vossa presença.

Consulte o programa aqui.

 

Até dia 22 de novembro! 

1as Jornadas Internacionais da Associação EMDR-Portugal e Encontro de Terapeutas da Associação EMDR-Portugal

Local: Hotel Vip Executive Zurique, Lisboa
Data: 22.Novembro.2019

Inscrições até 18 de Novembro, disponíveis aqui. ( https://forms.gle/Us9APbinNAZeQZd37 )

Mais informações aqui (https://www.emdrportugal.pt/)

XI Jornadas Nacionales de Violencia de Género

Local: Palma de Mallorca
Data: 22.Novembro.2019

El Consejo General de la Psicología de España organiza anualmente unas Jornadas Nacionales de Violencia de Género. Ello viene motivado por su especial sensibilidad con la problemática de la violencia que, desgraciadamente, sigue siendo noticia diariamente. Cada año se organizan en una ciudad diferente y nuestro Colegio Oficial de Psicología de las Islas Baleares (COPIB) ha sido elegido como Entidad Organizadora de las XI Jornadas Nacionales de Violencia de Género previstas para los días 22 y 23 noviembre de 2019 en Palma de Mallorca.

Estas Jornadas suponen, no sólo un punto de encuentro para todos los profesionales que desde los ámbitos de la Psicología, Justicia, Sanidad, Cuerpos y Fuerzas de Seguridad entre otros se dedican a la atención a las Víctimas de Violencia de Género, sino también una oportunidad de visibilizar dicha problemática y un estímulo para seguir trabajando, aprendiendo e investigando en ese campo.

El evento que organizamos, de alcance nacional e internacional, pone el foco este año sobre las "Mujeres en situaciones de especial vulnerabilidad: inmigración, diversidad funcional, personas mayores, prostitución y tráfico, diversidad sexual, adicciones y salud mental". El objetivo que se persigue es construir un espacio de intercambio y aprendizaje transversal sobre conocimientos, técnicas, investigaciones y experiencias, que involucre a todos los estamentos implicados en el abordaje de la violencia de género y que establezca las bases para impulsar acciones específicas para erradicar la brecha de discriminación y estigma que sufren los colectivos de mujeres más vulnerables y de manera general, para superar esta lacra social. Dicho evento tiene previsto reunir a unos 300 profesionales que directa o indirectamente están trabajando en el ámbito de la violencia de género.

Además, se va a retransmitir vía streeming para que los profesionales de cualquier país puedan seguir en directo dichas Jornadas.  Especialmente queremos que los profesionales de Iberoamérica tengan la oportunidad de poder seguir en tiempo real las Jornadas previa una inscripción.

Para su conocimiento le adjuntamos el link en el que se puede consultar toda la información de las Jornadas   ( http://xn--jornadasnacionalesviolenciadegnero2019-4md.es/)  y realizar la inscripción.

Consideramos que, la celebración de estas Jornadas tendrán una gran repercusión mediática tanto a nivel nacional como internacional.

Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica: A Psicologia Clínica e o Resgate da Relação

Local: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Data: 23.Novembro.2019

Consulte o programa aqui.

Seminário (IN)VISIBILIDADES NA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA _ Obstáculos | Desafios | Reflexões

Local: Matosinhos, Paços do Concelho
Data: 25.Novembro.2019

Consulte o programa aqui. 

Inscreva-se até dia 24.11.2019 através do link: https://forms.gle/ohT1hTqq3MyfYun86

I Seminário "Família em Foco"

Local: Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)
Data: 28.Novembro.2019

Organizado pelo CAFAP do Centro Juvenil de S. José. Consulte o programa aqui.

Fique a conhecer os Oradores e Palestrantes confirmados no evento aqui.

Link para Inscrições: https://forms.gle/qkNuK8kq96x8EFFg6
As inscrições são obrigatórias, limitadas aos lugares existentes e sujeitas a confirmação.
 
Acompanhe o evento nas Redes Sociais ou no Site Institucional, através dos links:
https://www.facebook.com/events/510973973005285/permalink/511109622991720

http://www.cjsj.pt/centro-juvenil-de-s-jose-organiza-seminario-familia-em-foco/ 

3º Colóquio Multidisciplinar 2019 – (COM)VIVÊNCIAS EM DOR, DIFERENTES OLHARES, MAIS PERSPECTIVAS

Local: Auditório JJ Laginha, Edifício I do ISCTE
Data: 29.Novembro.2019

O colóquio, organizado a partir do CIS-IUL do ISCTE e com o apoio de várias associações de doentes (ANDAI, APJOF, LPCDR, MYOS) e da APED, terá lugar no próximo dia 29 de novembro, sexta-feira, no Auditório JJ Laginha, Edifício I do ISCTE.

A entrada é gratuita mediante pré-inscrição até o dia 24 de novembro através do preenchimento de um formulário (https://forms.gle/hoy4xKXaFmZutx4W7) ou através do email coloquiodor2019@gmail.com.

Psico-Oncologia em Portugal - Refletir o presente e perspetivar o futuro

Local: Casa Municipal da Cultura, Coimbra
Data: 29.Novembro.2019

Para aceder ao programa clique aqui. 

2º Seminário Internacional da Inovar Autismo

Local: Vendas Novas, Fórum
Data: 30.Novembro.2019

A Inovar Autismo - Associação de Cidadania e Inclusão tem o privilégio de vos convidar a participar para o seu 2º Seminário Internacional, a realizar no próximo dia 30 de Novembro (sábado), no Fórum "A Praça" em Vendas Novas.

Temos a honra de contar com a presença de Orjo Pattiniemi (pessoa com autismo) ex-Diretor do Autism Film Festival, cuja partilha e ensinamentos serão por certo um momento de grande enriquecimento para todos nós.
O evento contará ainda com um vasto e prestigiado painel multidimensional de oradores, com e sem deficiência, conforme poderão consultar no programa em anexo.

Para se inscrever basta aceder através do nosso site: https://www.inovarautismo.pt/
Após a inscrição, pedimos que envie em anexo o respectivo comprovativo de pagamento para eventos.inovarautismo@gmail.com

Consulte o programa aqui.

Seminário Responsabilidades Parentais e Violência Doméstica

Local: Salão Nobre da Ordem dos Advogados
Data: 05.Dezembro.2019

A Associação Portuguesa de Mulheres Juristas vai realizar nos dias 5 e 6 de dezembro, no Salão Nobre da Ordem dos Advogados, o Seminário “Responsabilidades Parentais e Violência Doméstica”.
Aí se procederá à apresentação e debate de uma recensão de Jurisprudência de Tribunais Superiores sobre a fixação das responsabilidades parentais e incumprimentos, a atribuição de alimentos a menores e maiores, a subtração de menores e a Convenção de Haia.
As/os participantes podem apresentar comunicações. Estas devem ser enviadas para o mail apmjsede@apmj.pt até às 18h do dia 22 de novembro de 2019. As comunicações devem versar o tema do Seminário, ser inéditas, estarem redigidas em português, não excederem as 1.500 palavras, utilizarem linguagem neutra, não sexista e serem apresentados em “times new roman”, 12, com 1.5 de espaçamento entre linhas.
A entrada é sujeita a prévia inscrição – www.apmj.pt

Consulte o programa aqui. 

The Feminine Within: Revisiting Bisexuality

Local: Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa
Data: 06.Dezembro.2019


Na invenção da Psicanálise há mais de 100 anos Freud refere-se pela primeira vez ao Feminino como um continente negro desenvolvendo mais tarde o conceito de bissexualidade psíquica que se apresenta como um desafio à construção da identidade resultante da integração da(s) diferença(s).  Nestes últimos anos, sociedade e cultura têm evoluído de forma exponencial convocando a Psicanálise a tomar lugar neste diálogo científico e político sobre sexo, género e subjectividade. A Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) tem o prazer de anunciar a realização da Cowap conference "The Feminine Within: revisiting bisexuality" que terá lugar a 6, 7 Dezembro no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Este evento científico é uma organização conjunta com o Núcleo Português de Psicanálise (NPP) e insere-se no âmbito das actividades do Committee on Women and Psychoanalysis (COWAP) da International Psychoanalytic Association (IPA) e tem o apoio do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direcção-Geral de Saúde.
Contando com conferencistas de renome de cerca de 10 países, os temas abordados versam a psicanálise mas também a arte, a educação, a sociologia, a saúde e a cultura. 


O ciclo de cinema “O Feminino do Avesso” em parceria com a Medeia Filmes decorrerá  em paralelo no sala do Nimas.

 

A participação está aberta ao público e informações e inscrições podemos ser consultadas em

https://www.sppsicanalise.pt/evento/cowap-conference-2019-the-feminine-within-revisiting-bisexuality/ 

 

Ficha de inscrição em  https://www.sppsicanalise.pt/the-feminine-within-revisiting-bisexuality-registration-fees/

Para esclarecimentos adicionais, contacte a Secretaria da SPP:  
Tel.: 00 351 217 972 108               

E-mail: sppsicanalise2013@gmail.com