Eventos Externos

Opções:

Futuros

Mais recentes primeiro | Mais antigos primeiro

XV edição do PhD Meeting in Psychology

Local: ISCTE-IUL
Data: 16.Maio.2019

O PhD Meeting Meeting , organizado pelos alunos do 1º ano do Doutoramento em Psicologia do ISCTE-IUL, é um evento de carácter científico que reúne estudantes portugueses e estrangeiros de diferentes domínios e níveis académicos da Psicologia.

Este ano, o tema do evento é “Psychology and Well-being”, pelo que as temáticas das apresentações focar-se-ão na investigação de processos que têm o potencial para promover mudanças sociais importantes. É um evento com uma forte componente de feedback e diálogo entre estudantes e investigadores.

Para mais informações sobre o evento consulte a página oficial do evento e/ou a página de Facebook :  https://www.facebook.com/phdmeeting/

X Encontro - Os Desafios da Psicologia Forense e Criminal: Estágios e Projectos de Investigação

Local: Auditório Professor Doutor Martins dos Santos do Instituto Universitário Egas Moniz (sediado no Monte de Caparica)
Data: 23.Maio.2019

O X Encontro - Os Desafios da Psicologia Forense e Criminal: Estágios e Projectos de Investigação é um evento em que os alunos do Mestrado em Psicologia Forense e Criminal dão a conhecer o seu trabalho enquanto estagiários, nas mais diversas instituições ligadas ao sistema de justiça, salientando a relevância do papel do psicólogo da justiça. 

 

Mais informações aqui

 

5TH INTERNATIONAL CONGRESS OF CLINICAL AND HEALTH PSYCHOLOGY OF CHILDREN AND ADOLESCENTS

Local: Oviedo
Data: 14.Novembro.2019

AITANA research group at the Miguel Hernández University (Spain) is organizing the 5TH INTERNATIONAL CONGRESS OF CLINICAL AND HEALTH PSYCHOLOGY OF CHILDREN AND ADOLESCENTS . The Congress consists of a scientific and training forum aiming to encourage the exchanging of scientific and professional experiences on the evaluation and treatment of psychological problems in children and adolescents.

More information here
E-mail: aitanacongress@cevents.es 

Passados

Mais recentes primeiro | Mais antigos primeiro

Ciclo de Cinema Psicologia e Ética

Local: Sede da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Lisboa
Data: 30.Novembro.2018

Exibição do filme "Eu, Daniel Blake" como ponto de partida para o debate sobre as trajectórias de exclusão - das 18:00 – 21:30.

 

FICSAM | Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental

Local: Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Data: 10.Dezembro.2018

Organizado pela Associação Inconsciente Coletivo, o FICSAM | Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental, realiza a sua 6ª edição no auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian. Este evento pretende, através das artes, nomeadamente o cinema, contribuir para sensibilizar o público em geral para as questões relacionadas com a saúde mental dos indivíduos, combater o estigma e a discriminação associada a este tipo de problemáticas e contribuir para promover os direitos humanos das pessoas com doença mental.

A sessão de Abertura, no dia 10 de Dezembro às 10 horas, contará com a presença do Professor Miguel Xavier, Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental - Direção Geral da Saúde, que apoia o festival desde a primeira edição, em 2013.

O FICSAM foi recentemente nomeado para o IBERIAN FESTIVAL AWARDS estando em competição até ao dia 31 de Dezembro. As votações podem ser feitas na página dos IFA.

Durante dois dias será possível ver cerca de 41 curtas e longas metragens de ficção, documentário, animação e videoclip e de filmes realizados em escolas nacionais e internacionais. oriundas de diferentes países. As portas abrem às 10 horas e a entrada é gratuita. 

Mais informações disponíveis em www.ficsam.com ou https://www.facebook.com/ficsamfestival

1º Encontro Internacional Mente, Cérebro e Educação | ICS-Católica

Local: Universidade Católica de Lisboa
Data: 12.Dezembro.2018

No âmbito do projeto Mind, Brain and Education: A school-university partnership, surge o 1º Encontro Internacional Mente, Cérebro e Educação numa organização conjunta entre o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e a Escola Secundária António Damásio do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais. Com especial enfoque nos processos de aprendizagem, propõe-se abordar diferentes temáticas que se interligam em três áreas de estudo; as Neurociências, a Psicologia e as Ciências da Educação. 

Para mais informações clique aqui

Encontro Universidade e Trabalho Científico

Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Multiusos 2, Edifício I.D.
Data: 17.Dezembro.2018

Para mais informações clique aqui

Conferência Internacional Live2Work Project

Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
Data: 11.Janeiro.2019

Este projeto é uma Parceria Estratégica Erasmus +, que envolveu a colaboração de quatro países (Portugal, França, Dinamarca e República-Checa) entre 2016 e 2018.

Este projeto dirige-se a jovens adultos (entre os 18 e os 30 anos) com baixas competências e/ou qualificações face às necessidades do mercado de trabalho, incluindo migrantes e refugiados, em situação de vulnerabilidade profissional, e um dos seus principais objetivos é a formação de técnicos que desenvolvem atividades com estes grupos.

Assim, a organização desta conferência tem a honra de convidar V. Exa. para participar nesta iniciativa, quer tomando contacto com os contributos inovadores a que o projeto deu origem, quer apresentando as suas próprias experiências no trabalho com população em situação de vulnerabilidade

As inscrições são gratuitas mas limitadas. Solicitamos uma indicação da sua presença até 31 de outubro de 2018 através do reenvio via email da ficha de inscrição. Clique aqui para aceder.

DATAS IMPORTANTES     

Submissão de abstracts (apenas posters): até 22 de Outubro de 2018

Notificação aos autores: até 31 de Outubro de 2018

Registo dos autores: até 10 de Novembro de 2018

Registo do público em geral: até 15 de Dezembro 2018

Conferência: 11 e 12 de Janeiro de 2019

 

EMAIL PARA SUBMISSÃO: live2workproject@gmail.com

Mais informações sobre o projeto: www.live2work.eu

Conferência: “COMPORTAMENTO E SAÚDE DOS JOVENS EM IDADE ESCOLAR”

Local: NONAGON, Lagoa
Data: 21.Janeiro.2019

No dia 21 de Janeiro será apresentado pela primeira vez nos Açores o estudo HBSC da OMS, na conferência “COMPORTAMENTO E SAÚDE DOS JOVENS EM IDADE ESCOLAR”, dinamizado por Margarida Gaspar de Matos.

Simpósio Internacional sobre Perturbações Específicas da Aprendizagem

Local: Évora - Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo
Data: 25.Janeiro.2019

As Perturbações Específicas da Aprendizagem incluem um grupo heterogéneo de perturbações do neurodesenvolvimento, que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição/aprendizagem e uso de uma ou mais das seguintes áreas: linguagem (expressão e compreensão), leitura, escrita, raciocínio lógico e competências matemáticas. Podem co-ocorrer com outras perturbações do neurodesenvolvimento, como, entre outras, as perturbações da atenção e as perturbações do espectro do autismo. O seu curso e prognóstico são passíveis de serem modificados pelo ambiente e pela intervenção. Estima-se que tenham uma prevalência de cerca de 10% na população geral, tornando-as uma das causas mais frequentes de procura de apoio nos centros de neurodesenvolvimento. Este simpósio internacional pretende dar a conhecer o “estado da arte” nas perturbações específicas da aprendizagem, com o contributo valioso de vários especialistas nacionais e internacionais. 

Para mais informações clique aqui
Ou envie e-mail para: simposiointernacionalpea2018@gmail.com 

2º Jornada do Grupo de Intervenção Psicológica na UPorto

Local: Reitoria da Universidade do Porto
Data: 30.Janeiro.2019

2º Jornada do Grupo de Intervenção Psicológica na UPorto: "Promoção da Saúde Mental na UPorto: presente e futuro"

Consulte o programa aqui.
Entrada gratuita, sujeita a inscrição aqui
Para mais informações envie e-mail para: gip.uporto@gmail.com

Conferência “The Future of Healthcare”

Local: Santa Maria da Feira - EUROPARQUE
Data: 31.Janeiro.2019

Eric Kandel – Prémio Nobel da Medicina

A Grande Conferência “The Future of Healthcare” conta com a presença do norte americano, Prof. Dr. Eric Kandel, como Orador principal (Keynote Speaker). Considerado o neurocientista mais influente do sec. XX em 2000 recebeu o Prémio Nobel da Medicina.

Para assinalar os 20 anos do Hospital São Sebastião, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) e o SEAL GROUP, numa altura em que o SNS celebra os seus 40 anos, organizam grande Conferência no dia 31 de Janeiro de 2019.  O evento pretende promover a discussão e o debate sobre a humanização na prestação de cuidados de saúde. As neurociências ocupam um lugar de destaque no evento, trazendo a explicação científica sobre o caminho a seguir e quais as decisões a tomar.

Mais informações aqui

IV Congresso Lusobrasileiro sobre alienação parental – Progressos e Desafios

Local: Faculdade de Direito de Lisboa
Data: 31.Janeiro.2019

Consulte o programa aqui
Para mais informações clique aqui
Ou envie e-mail para: revistaalienacaoparental@gmail.com 

Ao Encontro da Saúde Mental da Comunidade: Trauma e Resiliência

Local: Auditório Municipal de Gaia, Vila Nova de Gaia
Data: 14.Fevereiro.2019

É missão da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento, e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana. Acreditámos que uma forma de colocar em prática esta missão é ir ao encontro das pessoas e mobilizar a comunidade. Em agosto de 2018, Equipas Psicossociais de colaboradores e voluntários CV percorreram Vila Nova de Gaia com o objetivo de facilitar o acesso a um serviço de saúde especializado em ajudar pessoas que passaram por experiências adversas, por vezes traumáticas. O Fórum Ao Encontro da Saúde Mental da Comunidade: Trauma e Resiliência será o momento de partilha dos resultados desta iniciativa, ao mesmo tempo que vai procurar promover a literacia em saúde mental junto da comunidade, em especial relacionada com trauma psicológico e resiliência. Equipas Psicossociais CV de várias Estruturas Locais, Especialistas e Comunidade mobilizados rumo à resiliência. Ao Fórum vamos associar o lançamento de uma publicação. 
Junte-se nós!
Para mais informações clique aqui

Conferência Internacional Modelos de Organização da Psicologia em Saúde|Que futuro no Serviço Nacional de Saúde

Local: Aula Magna |Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa| HSM
Data: 22.Fevereiro.2019

Informações | Isabel Cardoso| conferenciasdepsicologia@chln.min-saude.pt| 961 774 572

VIII Edição do Forúm de Psicologia da Universidade da Beira Interior

Local: Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior (UBI)
Data: 25.Fevereiro.2019

O PSICUBI – Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade da Beira Interior tem a honra de apresentar o programa do VIII Fórum de Psicologia da Universidade da Beira Interior, que decorrerá ao longo dos dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 2019, organizado em parceria com o Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior (UBI). Este evento, que conta com a sua VIII Edição, é organizado e trabalhado para atender às necessidades estudantis dos alunos de Psicologia da UBI, enriquecendo a sua formação académica com os mais variados temas ligados à nossa ciência, trazendo à nossa Faculdade, oradores de renome, a palestras sobre estes mesmos temas.

Conferência “Responsabilidade das instituições públicas e da família face ao consumo de substâncias ilícitas por jovens adolescentes

Local: Auditório Municipal de Baião
Data: 27.Fevereiro.2019

Inscreva-se já através do email: geral.baiao@psicosorrir.pt ou nas nossas instalações de Amarante, Marco Canaveses ou Baião. 

“Sexuality in Old Age: Time for Equality and Inclusion”

Local: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto)
Data: 28.Fevereiro.2019

A organização do evento é da responsabilidade da parceria do projecto Best4OlderLGBTI, da Associação CASO50+, do CA50+ do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto), com o apoio do CINTESIS (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, da Universidade do Porto). A conferência tem como grande objectivo estabelecer o estado da arte relativamente a várias questões LGBTI na população (e.g. linguagem inclusiva, direitos e discriminação na Europa, reconhecimento e denúncia de discriminação e abuso). Abre-se assim o diálogo sobre os desafios, necessidades e especificidades da população LGBTI envelhecida ou a envelhecer, tanto ao nível social, da saúde, emocional, das políticas. Na conferência haverá ainda oportunidade de partilha e discussão de recomendações e boas práticas no estudo e intervenção neste tema. Esta conferência é também a primeira atividade e o momento de lançamento do projeto Best4OlderLGBTI, financiado pelo programa REG-AG-2017/REC-RDIS-DISC-AG-2017.

O principal objetivo do Best4OlderLGBTI consiste em desenvolver uma campanha de sensibilização em 6 Estados-Membros da UE, contribuindo para a diminuição das desigualdades e discriminação na prestação de serviços públicos e cuidados de saúde e sociais, bem como para incentivar o relato de casos de discriminação (informação para as vítimas e, por outro lado, tornar os profissionais mais conscientes sobre esta questão). Para mais informações sobre o projecto, por favor consultar www.best4older-lgbti.org.
 
A conferência terá como língua oficial o Português e o Inglês, estando disponível tradução simultânea.
Consulte mais informações aqui

SEMINÁRIO – PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO NO FEMININO

Local: Fórum Picoas, Lisboa
Data: 08.Março.2019

No Dia Internacional da Mulher, o PIN, em parceria com a CAPITI, realiza um Seminário inteiramente dedicado às Perturbações do (no) Desenvolvimento nas raparigas e mulheres. 

Este seminário promove-se a reflexão e diálogo sobre as especificidades femininas na manifestação de características e comportamentos, no diagnostico e vivência de desafios quotidianos. Entre os temas, incluem-se, o Autismo, PHDA, Perturbações de Personalidade, Redes Sociais e Comportamento Alimentar, Utilização da Internet e videojogos, Pornografia, Oposição e Desafio. 

Teremos a presença especial de Drauzio Varela, médico, cientista e escritor brasileiro, conhecido por popularizar a informação médica no Brasil, com a comunicação A Mulher Prisioneira.

Programa, informações e inscrições:

XXIX Jornadas Transdisciplinares - Realidade [in]questionável

Local: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Data: 12.Março.2019

Vivemos numa realidade (in)questionável. Essa (in)certeza (des)conhecemos nós. Mas não conseguimos evitar questionar-nos: Continuaremos dom(in)ados ou dominaremos em breve? Continuarão as máquinas a dominar o futuro, ou conseguirá a Humanidade acompanhar a corrida? Haverá futuro para a Saúde Mental num mundo de pessoas (in)sanas? E a Educação, permanecerá exemplar?
 
Estas e outras questões surgem este ano na XXIX edição das Jornadas. Será que estamos preparados(as) para não encontrarmos a resposta que procurávamos?
Quando finalmente acordarmos para a realidade, vamos deixar de viver numa ilusão! 

Para mais informações envie e-mail para jornadastransdisciplinares@gmail.com

I Congresso Nacional de Investigação Científica em Oncologia Psicossocial

Local: Departamento de Educação e Psicologia (DEP) Universidade de Aveiro
Data: 13.Março.2019

O I Congresso Nacional de Investigação Científica em Oncologia Psicossocial (ICOP) - Adaptação psicossocial e reabilitação na doença oncológica - que decorre nos dias 13,14 e 15 de Março incluirá conferências, sessões em formato de simpósios temáticos de comunicações orais, sessões de comunicações livres orais e sessões de posters.
 
O último dia do Congresso contará ainda com uma particularidade. Relembrando que a MISSÃO deste evento se centra na promoção do intercâmbio entre investigadores de diferentes instituições, no dia 15 de Março de 2019, serão apresentados, juntamente com os posters convencionais, posters de projetos de investigação ainda numa fase inicial. Esta iniciativa pretenderá fomentar um momento de partilha de conhecimentos podendo, como última finalidade, contribuir para a melhoria dos projetos em curso no contexto da doença oncológica.
 
O Congresso incluirá dois workshops pré-congresso que serão realizados no dia 13 de Março de 2019 (consulte informação sobre os workshops aqui). Consulte o programa aqui.
 

Para mais informações visite a página do Congresso ou envie email para: de-congressonacional.icop@ua.pt. 

XXIX Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise: ESPAÇO (IN)FINITO: PSICANÁLISE E INTERSEÇÃO DE LUGARES

Local: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Data: 15.Março.2019

A Sociedade Portuguesa de Psicanálise encontra-se a organizar um Colóquio que irá realizar-se nos dias 15 e 16 de março de 2019, em Lisboa, com o título «Espaço (In)finito: Psicanálise e interseção de lugares».
 
Espaço (in)finito, dimensão que reenvia para a infinitude da criatividade humana, área intermédia entre a fantasia e a realidade, em que o Ser Humano se constrói e constrói espaços: espaços de diálogo, consigo próprio e com o outro, e simultaneamente, com outros «espaços» onde habita.
Ao trazer este tema para a organização de um Colóquio, pretendemos criar uma oportunidade — um «espaço de tempo numa modernidade líquida» (Bauman, 2001) — para dialogar sobre o contributo específico do pensamento psicanalítico, assim como o de outras áreas ligadas à cultura, à ciência e à arte, na compreensão da sociedade contemporânea e suas vicissitudes.
Articulando sentidos e significados, procuraremos gerar um espaço reflexivo de diálogo e compreensão das relações subjetivas e intersubjetivas entre diversas disciplinas.
 
Esperamos neste intercâmbio e questionamento plural, contribuir para um pensamento mais rico, um melhor conhecimento da realidade, quiçá uma expansão do espaço de crescimento e de criatividade na procura de uma melhor compreensão do indivíduo e da Sociedade.
 
Mais informações aqui.  
 
Ou no Facebook.

1º LEGAL HACKATHON EM PORTUGAL

Local: Escritório da Vieira de Almeida (Lisboa)
Data: 16.Março.2019

A Fundação Vasco Vieira de Almeida e a Startup Lisboa organizam o 1º Legal Hackathon em Portugal, com o apoio da Microsoft e a OutSystems, e da Life Long Learning da UNESCO, que decorre nos dias 16 e 17 de março, no escritório da Vieira de Almeida em Lisboa.
 
Com esta iniciativa pretendemos potenciar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que aproximem os cidadãos do Direito e, promovam, deste modo, a literacia jurídica, o legal empowerment e o exercício pleno da cidadania.
 
Nos dois dias do hackathon, as equipas vão estar acompanhadas por mentores especializados em tecnologia, em direito e gestão e terão de desenvolver ideias inovadoras que respondam aos problemas propostos e que consigam acompanhar a forte tendência internacional na adoção e integração de novas tecnologias na forma de trabalhar e adaptação de processos dos diferentes atores jurídicos. Após o pitch das suas propostas, o júri irá deliberar as equipas vencedores e atribuir prémios no valor total de 10 mil euros.
 
As candidaturas, em equipa ou individuais, podem ser feitas aqui até ao dia 28 de fevereiro.

2ªas Jornadas da Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Local: Auditório Principal do CHUC
Data: 20.Março.2019

Em 2017, no âmbito das 1ªas Jornadas da Unidade de Psicologia Clínica (UPC) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Coimbra acolheu aproximadamente 450 Psicólogos e outros profissionais de saúde de diversas áreas de formação e especialização, podendo-se afirmar que estes foram não só momentos de confraternização, como de troca de conhecimentos e de experiência entre pares.
O sucesso observado nas 1ªs Jornadas da (UPC) foi o garante da pertinência e da necessidade que se impunha de dar continuidade a esta iniciativa.
É nesta perenidade que a UPC do CHUC vai realizar, de 20 a 22 de março de 2019, as suas 2ªs Jornadas, pugnando pela divulgação da ciência relevante e pela formação específica e especializada, profissional e competente dos profissionais de saúde ligados à área da Psicologia.
O primeiro dia é dedicado inteiramente à realização de workshops e nos dois dias que se seguem o programa desenvolve-se em torno de grandes temáticas, proporcionando o debate do exercício das diversas especialidades em vários contextos.

Submissão de posters: até dia 31 de Janeiro de 2019 
Consulte mais informações aqui
Ou envie e-mail para: ljdsecretariado@gmail.com 

5º Encontro Anual APDJ – 20 anos a mudar realidades

Local: Auditório Passos Esmeriz Escola da Guarda Queluz
Data: 20.Março.2019

APDJ - Associação para a Promoção do Desenvolvimento Juvenil é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1998 no concelho de Sintra. A APDJ é uma Instituição distinta pela sua cultura, empenho, inovação e criatividade, que aposta na colocação da Psicologia ao serviço da Escola, da Educação e da família para que a aliança com a Saúde Mental seja uma realidade do contexto educativo.

Cada vez mais se fala em Educação Inclusiva, Educação para Todos, em que as diferenças não excluam mas sejam o motivo da inclusão.

 

Olhar cada criança, cada aluno na sua individualidade, para que Todos tenham oportunidade de Aprender!

Neste 5º Encontro fazemos uma viagem, passaram 20 anos... 20 anos em que a APDJ conheceu, procurou transformar e quis mudar realidades…

Consulte o programa aqui

 

Para mais informações envie e-mail para: unidadeapoiotecnico.apdj@gmail.com

I Jornadas de Saúde Mental no Idoso

Local: Santa Casa da Misericórdia do Soito, Sabugal, Guarda
Data: 22.Março.2019

O envelhecimento exponencial é cada vez mais uma problemática complexa e cuja necessidade de falar, partilhar conhecimentos e aprender abordagens novas é urgente.    

Para tal, foram criadas as I Jornadas de Saúde Mental no Idoso, na Santa Casa da Misericórdia do Soito, de modo a disponibilizar um momento para aquisição de aprendizagens para intervir com as pessoas idosas e o seu contexto, aprofundar competências e conhecimentos assim como cativar a refletir mais além esta realidade.

Para mais informações: consulte o programa aqui (https://i-jornadas-de-saude-mental-no-idoso-scmsoito9.webnode.pt/programa/)

 

IX Encontro de Psicólogos do SNS do Norte

Local: Auditório do CHTMAD Vila Real
Data: 22.Março.2019

Consulte o programa aqui

8TH INTERNATIONAL NONLINEAR SCIENCE CONFERENCE

Local: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra
Data: 28.Março.2019

Mais informações aqui.

1º Fórum Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal

Local: Auditório da Fundação Bissaya Barreto (Campus do Conhecimento e da Cidadania) - Coimbra
Data: 04.Abril.2019

Consulte o programa aqui

Mais informações www.noitesaudavel.pt.

Brain 4.0 - Doenças (In)curáveis

Local: Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ)
Data: 05.Abril.2019

No dia 5 de abril de 2019, das 10h às 18h, no Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), realizar-se-á a terceira edição do Brain 4.0, uma iniciativa pela Saúde Mental. Este evento, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social da Associação Académica de Coimbra (NEPCESS/AAC), em conjunto com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC) e a UC, inserido na “Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo”, pretende ser um evento inovador e esclarecedor de aspetos ligados às áreas das Ciências Sociais e Humanas e tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade estudantil e geral para temas da saúde mental, ao mesmo tempo que pretende a desmistificação da doença mental junto das várias áreas do conhecimento.
Nesta edição, com o tema «Doenças (In)curáveis», serão discutidas as Doenças Oncológicas, Crónicas e Psiquiátricas e será discutido o impacto psicológico associado a estas doenças e se dará a conhecer a intervenção psicológica no contexto das mesmas, alertando, por isso, para a importância dos profissionais de psicologia. Será, ainda, discutido o papel e importância dos Cuidadores Informais.
A participação do evento requer inscrição e inclui certificado de participação.
Mais informações clique aqui.

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA E ACONSELHAMENTO – Novos Contributos da Investigação e Prática

Local: Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa
Data: 10.Abril.2019

O III Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento realiza-se este ano em Lisboa nos dias 10 e 11 de abril na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, sob o tema “Novos Contributos da Investigação e Prática”.
 
São objetivos do III Seminário:
– Partilhar e atualizar conhecimentos no âmbito da psicologia da carreira, a partir de novos contributos da teoria, investigação e prática;
– Analisar e refletir sobre as competências dos psicólogos de carreira no atendimento a diferentes solicitações e audiências, nos atuais contextos educativos, de trabalho e de emprego;
– Refletir sobre o papel dos psicólogos de carreira para a inclusão e sucesso escolares.
 
O Seminário é acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com 4,8 créditos associados no domínio Psicologia da Educação, Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento de Carreira.
 
Mais informações, visite o site do evento aqui.

IV Simpósio Ibérico de Riscos Psicossociais

Local: Universidad de Extremadura, Auditório da Faculdade de Desporto, Cáceres
Data: 11.Abril.2019

O nascimento da Psicossociologia esteve vinculado à análise de fenómenos complexos, tais como a saúde, desde as perspectivas socio-laborais, e à evidência de que os factores psicossociais relacionados com o trabalho contribuem para uma série de danos na saúde.
A importância dos riscos psicossociais vê-se favorecida pelas alterações que se estão a produzir no mundo do trabalho e os efeitos da globalização sobre a modificação das condições de trabalho. A luta pelo mercado de trabalho tem feito com que o emprego seja mais escasso e de pior qualidade, ao mesmo tempo que os trabalhos são mais exigentes mental e emocionalmente, com maior instabilidade e insegurança, com maior participação das mulheres e o surgimento de mais dificuldades de conciliação entre o mundo laboral e o familiar. A falta de normativo e a evidência científica que não seja obstáculo unem-se à resistência dos gestores em tratar os riscos pricossociais, reforçadas pelo temor em ceder em aspectos que continuam a considerar-se exclusivos da gestão das organizações.

Consulte o programa aqui.
Mais informações aqui.

XX Jornadas Científicas Psicologia - Adolescer

Local: Centro de Congressos da Alfândega do Porto
Data: 11.Abril.2019

Comissões Organizadora e Científica das XX Jornadas de Psicologia do IUCS pretenderam promover um espaço de debate e reflexão entre alunos, profissionais, clínicos e investigadores, de diferentes áreas do saber, criando-se a oportunidade de actualização técnico-científica, partilha de experiências e troca de ideias.

À semelhança de outros anos, as Comissões Organizadora e Científica das XX Jornadas de Psicologia do IUCS pretenderam promover um espaço de debate e reflexão entre alunos, profissionais, clínicos e investigadores, de diferentes áreas do saber, criando-se a oportunidade de atualização técnico-científica, partilha de experiências e troca de ideias.

Simultaneamente, procuraram encorajar o envolvimento ativo dos alunos (representados pelo Núcleo de Psicologia da Associação de Estudantes do IUCS), em estreita articulação com o corpo docente do Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento, na organização de um evento científico de elevada qualidade.

Para as Jornadas deste ano foi selecionado o tema da Adolescência por constituir uma etapa do ciclo vital de grande importância na continuidade das tarefas já iniciadas na infância e na manutenção de um percurso que se impõe consistente na preparação da vida adulta.

Palco de um conjunto de comportamentos de risco, bem como de crescimento sólido e seguro e de autonomia, consideramos pertinente explorar a fase da Adolescência nas suas diferentes nuances: a importância da imagem corporal, as relações interpessoais, a vivência da sexualidade, as dependências, a convivência com a doença e o impacto do luto nesta fase. Estas temáticas serão abordadas por investigadores e clínicos prestigiados com experiências relevantes no processo de Adolescer.

Mais informações aqui.

Tomada de decisão em Bioética Clínica: Discussão de casos em doenças neurodegenerativas

Local: Torres Vedras
Data: 13.Abril.2019

Como forma de celebrar o Dia Mundial da Doença de Parkinson, o Campus Neurológico Sénior (CNS) organiza, no próximo dia 13 de Abril, um congresso nacional que reunirá profissionais de Saúde e investigadores na área da Bioética para discutir o tema “Tomada de decisão em Bioética Clínica: Discussão de casos em doenças neurodegenerativas".
 
O II congresso CNS, decorrerá em Torres Vedras e conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento (SPDMOV) e da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN). Conta com um conjunto de palestrantes das áreas da Saúde, Direito e Filosofia de diferentes instituições, académicas e não académicas do país, com várias publicações relacionadas com o tema da Bioética.
 
As doenças neurodegenerativas, sendo crónicas e progressivas, levantam frequentemente um conjunto de questões éticas. O tema do congresso surge da necessidade de aprofundar e guiar os profissionais de saúde na forma gerir os problemas complexos com que se deparam na prática clínica diária. Para tal, uma abordagem multidisciplinar, enriquecida pela perspectiva da Filosofia e do Direito, possibilita uma melhor compreensão e resposta às necessidades do cuidado das pessoas com doenças neurodegenerativas.
 
As inscrições para o Congresso, bem como para a submissão de comunicações científicas, já se encontram abertas e poderão ser efetuadas através do endereço congresso@cnscampus.com.
 
Consulte o programa aqui.
Mais informações aqui.