Comissão Temporária para a Supervisão e Intervisão
Estima-se que, cerca de 50% dos psicólogos e psicólogas tenham algum tipo de acesso à Supervisão e/ou Intervisão. Todavia, o acesso não está igualmente disponível pelo território nacional e a sua prática necessita da enquadramento e linhas de orientação.
Acresce ainda a necessidade de regulamentação desta actividade, face ao determinado no Regulamento Disciplinar da OPP (Regulamento 784/2016, de 8 de Agosto -publicado na segunda série do Diário da República), no que à sansão disciplinar de "Obrigação de prática supervisionada até ao máximo de 12 meses", diz respeito.
Tendo em conta estes dois imperativos, bem como a transversalidade de contextos profissionais e geográficos, entendeu a Direcção da OPP ser este o momento oportuno para a nomeação de uma Comissão Temporária que se debruce sobre a criação das linhas orientação para a prática da Supervisão e Intervisão. Decidiu igualmente a Direcção da OPP que esta Comissão Temporária fosse composta por elementos convidados por indicação das Direcções Regionais da Madeira e dos Açores, da Comissão de Ética, do Conselho de Especialidade Psicologia Clínica e Saúde, do Conselho de Especialidade Psicologia da Educação e do Conselho de Especialidade Psicologia Trabalho, Social e Organizações.
A Comissão Temporária para a Supervisão e Intervisão será presidida pelo elemento da Direcção da OPP com a competência atribuída na área (Despacho Interno N.º 19/2018).
Esta Comissão termina a sua actividade a 26 de Julho de 2020.
- Membros
- Cláudio Sousa (CP 3512)
- Isabel Freire Andrade (CP 3846)
- Maria Céu Taveira (CP 11947) (foto)
- Maria João Barros (CP 8109)
-
Miguel Ricou (CP 6696) (foto)
Miguel Ricou nasceu no Porto no dia 03 de outubro de 1972. É Doutorado em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Licenciado em Psicologia Clínica pelo ISCN–N. É o representante Português no Board of Ethics da EFPA. É Presidente da Comissão de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses. É Professor Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e na Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Já apresentou mais de três centenas de comunicações em congressos, publicou mais de três dezenas de artigos científicos e capítulos de livros, bem como dois livros na área da Ética Profissional.
- Tânia Zimbra de Lemos (CP 8111)
- Presidente
- Paulo Cunha (CP 510) (foto)