Grupo Consultivo do Psicólogo Júnior

O Grupo Consultivo do Psicólogo Júnior foi criado através do Despacho nr.º 54/2017.

O Grupo Consultivo do Psicólogo Júnior é nomeado por um período de 2 anos e é constituído por Psicólogos que, tendo terminado a sua etapa de ano profissional júnior recentemente e partindo da sua experiência contribuem com sugestões e propostas de melhoria, agindo como consultores da Direcção Nacional.

A actividade deste Grupo e Trabalho tem o seu término a 21 de Setembro de 2019.

Membros
Anísia José Sousa Pestana (CP 21312) (foto) Anísia José Sousa Pestana

Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade da Madeira, certificada em Coach com Especialização em Programação Neurolínguística pela OrientApoio de Formação e Consultadoria. Experiência Profissional como Técnica Superior de Psicologia em Educação Especial no Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal e Centro de Atividades Ocupacionais de São Pedro. Voluntária na Cruz Vermelha Portuguesa, Integração no Grupo Psicossocial de Intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe.

Catarina da Silva Correia Pereira Leite (CP 21211) (foto) Catarina da Silva Correia Pereira Leite

Catarina Leite natural de Monção, onde reside atualmente é Mestre em Psicologia com área de especialização em saúde.
Completou os estudos na Universidade do Minho em Braga, tendo nessa altura iniciado o Doutoramento, o qual, por motivos pessoais, abandonou no final do primeiro ano. Fez o seu estágio profissional na Santa Casa da Misericórdia de Monção, na valência Estrutura Residência para Pessoas Idosas. Esse ano de estágio foi dedicado à avaliação e intervenção psicológica com idosos. Após o estágio, e já como membro efetivo da OPP, tem-se dedicado a consulta psicológica em gabinetes e centros de estudos.
Paralelamente à sua atividade profissional, é presidente e fundadora da Associação Portuguesa de Doentes com Esclerodermia (APDE) desde 2009, altura em que integrou a Federation of European Scleroderma Associations (FESCA) onde é membro com direito a voto. Desde 2010 é investigadora do Grupo de Investigação The Scleroderma Patient-Centered Intervention Network (SPIN), com sede na McGill University, em Montreal, Canada. Dois anos depois de integrar o grupo de investigação foi convidada para membro do Comité de Publicações SPIN, onde tem como função rever artigos científicos submetidos para publicação. Em 2017 integrou o Conselho Consultivo de Pacientes da Boehringer Ingelheim com sede em Mainz, Alemanha. Estes cargos paralelos à atividade profissional fazem com que tenha um grande número de comunicações orais em congressos médicos dedicados a doenças autoimunes.

Diana Sofia Rodrigues Paulino (CP 20227)
Inês de Assunção Furtado Martins (CP 21343)
Joana Vanessa dos Santos Teixeira (CP 21576) (foto) Joana Vanessa dos Santos Teixeira

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Possui formação complementar em “Individual Crisis Intervention and Peer Support”, pela Internacional Critical Incident Stress Foundation (Maryland, USA) e em Terapia de Casal (Instituto CRIAP).
O seu percurso profissional teve início no Departamento de Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro – NRN, onde realizou intervenção psicológica a doentes oncológicos e seus familiares.
O interesse pela Psico-Oncologia e pela investigação científica resultou na co-autoria do artigo “Attachment, emotion regulation, and adaptation to breast cancer: assessment of a mediational hypothesis”, publicado na revista Psycho-Oncology (24: 1514-1520, 2015).
Desempenhou também funções de Desenvolvimento de Recursos Humanos na EDP Valor e de Recrutamento e Seleção no Grupo Egor.
Desde 2015 que integra o Strategic Leadership Hub, gabinete de intervenção psicológica e de carreira da Católica Porto Business School. As suas principais atividades são a intervenção psicológica individual, orientação vocacional e de carreira, bem como intervenção em grupo promovendo o desenvolvimento de competências transversais, sendo o público alvo alunos desde as Licenciaturas à Formação Executiva. Neste contexto organiza ainda eventos com empresas, fomentando a ligação dos alunos universitários ao mercado de trabalho.
Em 2014 foi distinguida com o Prémio Cidadania Júnior e em 2017 a Ordem dos Psicólogos Portugueses atribuiu-lhe o prémio de “Ano Profissional Júnior 2016” da Região Norte.

Lénia Alexandra Leal Amaral (CP 21329) (foto) Lénia Alexandra Leal Amaral

Mestre em Psicologia pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho (2014). Enquanto estudante, foi membro da Direção da Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do Minho e da Direção da Associação Nacional de Estudantes de Psicologia (2012-2014). Realizou o seu Estágio Profissional na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra (2016), no âmbito de um projeto de investigação, cujo objetivo seria testar a eficácia de técnicas de reabilitação de memória no contexto do envelhecimento. Fez parte da equipa de investigação de diferentes projetos financiados pela FCT e pela Fundação BIAL. Atualmente é Bolseira de Doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, na especialidade de Neuropsicologia.

Maria do Rosário de Valadares Serrão Brito da Cunha (CP 21141) (foto) Maria do Rosário de Valadares Serrão Brito da Cunha

Mestre em Psicologia, na área da Educação e de Desenvolvimento Humano na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto. O seu percurso profissional teve início no Serviço de Psicologia do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, onde realizou o Estágio Profissional, desenvolvendo diferentes atividades junto de todos os agentes educativos (alunos, pais, professores, auxiliares e restante comunidade educativa). Foi também Psicóloga responsável do Serviço de Psicologia do Colégio Centro de Bem-Estar Infantil e Juvenil do Coração de Jesus e é membro da equipa da Clínica Universitária de Psicologia. Atualmente é Bolseira de Investigação no Projeto EDUGest – Gestão Escolar e Melhoria das Escolas.

Mariana Simões Napoleão (CP 22027) (foto) Mariana Simões Napoleão

Mariana Napoleão nasceu em Coimbra em janeiro de 1992. Licenciou-se em Psicologia em 2014, no Instituto Superior Miguel Torga. Na mesma instituição concluiu, em 2016, o Mestrado em Psicologia Clínica tendo apresentado a investigação e a tese intitulada "Qualidade subjetiva do sono, sintomas depressivos, sentimentos de solidão e institucionalização em pessoas idosas". Tese que deu origem, no mesmo ano, ao artigo com o mesmo tema submetido na 'Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social'. Na mesma área de estudo já havia apresentado, em Congresso em 2014, um estudo intitulado "Reabilitação Neuro psicológica Grupal de Idosos Institucionalizados com Declínio Cognitivo sem Demência" assim como outro estudo intitulado "Qualidade de Sono em Estudantes Universitários", apresentado em Congresso em 2016. No ano de 2017 concluiu Pós Graduação em Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos, pela Associação Portuguesa Conversas de Psicologia, em Coimbra.
Da sua experiência profissional destaca-se a participação no Projeto de Investigação Trajetórias do Envelhecimento, no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, a sua dedicação enquanto Vice-Presidente do Conselho Fiscal e Coordenadora do Projeto Abraçar Coimbra da Associação Portuguesa Conversas de Psicologia, APCDP, em Coimbra.
Entre 2016 e 2017 desempenhou funções enquanto estagiária da Ordem dos Psicólogos Portugueses, na Casa de Repouso de Coimbra (Unidade de Cuidados Continuados Integrados, Valência de Lar de Idosos e de Centro de Dia).
Motivada desde sempre por objetivos e desafios apresenta diversas formações em áreas e temas como “Intervenção snoezelen. Teoria e prática da estimulação sensorial”; Coaching Profissional; Língua Gestual; Primeiros Socorros; Gestão de stresse; Gestão de tempo; Intervenção no Luto e Formação sobre “Técnicas Guia”.
Ao desejo de se superar a cada dia alia uma enorme sensibilidade social evidenciada na participação em diversos projetos de voluntariado, dos quais se destacam as colaborações com a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, Liga dos Amigos dos Hospitais Universitários de Coimbra, Lares de Idosos, Santa Casa da Misericórdia, Linha SOS Estudante, Giros de Rua, Associação Integrar, Banco Alimentar e Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Marta Alexandra Pinto Dos Reis (CP 21204) (foto) Marta Alexandra Pinto Dos Reis

Licenciada em Psicologia, área de pré-especialização de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Realizou Mestrado de Investigação em Psicologia na mesma instituição. Pós-graduada em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa com o Patrocínio Científico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, concluiu também a vertente de estágios pós-graduados do Mestrado em Cuidados Paliativos.
Tem exercido funções em contextos públicos (e.g., Centro de Saúde Aldoar) e privados (e.g., Ordem do Carmo – Porto), realizando acompanhamento psicológico individual e em grupo, de jovens, adultos e seniores; consultoria a equipas multidisciplinares; apoio à família de doentes crónicos e/ou paliativos; investigação científica (e.g., Qualidade de Vida em Séniores em ERPI e UTI’s – em curso); e dinamizando workshops na área da Psicologia em meio escolar, universitário e clínico.

Mónica Sofia Abelho Dultra Carvalho (CP 21485) (foto) Mónica Sofia Abelho Dultra Carvalho

Mestre em psicologia clínica e da Saúde na vertente Cognitivo-Comportamental e Integrativa pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa em 2014. Pós graduada em Psicopatologia da Criança e do Adolescente pelo Instituto CRIAP em 2015 e frequência de vários cursos e seminários na área infanto-juvenil, nomeadamente Curso Intensivo de Perturbações do Neuro-desenvolvimento do CADIN em 2016 e Curso de Neuropsicologia Pediátrica do ISPA em 2017. Estagiou no Hospital de Dona Estefânia no seu último ano de curso e no Hospital Júlio de Matos em 2015. Realizou o seu estágio profissional para a OPP num centro comunitário e num colégio em 2016, onde teve contacto com várias áreas da psicologia: comunitária, clínica e escolar. Actualmente é psicóloga infanto-juvenil num colégio onde intervém com crianças da creche ao 9º ano e dinamiza vários projectos de promoção de competências sociais, emocionais e cognitivas.

Sara Alexandra Rodrigues Nogueira (CP 21199) (foto) Sara Alexandra Rodrigues Nogueira

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com estágio curricular e dissertação nas áreas da Neuropsicologia e Psicogerontologia.
Experiência profissional na avaliação e acompanhamento psicológico de crianças, adolescentes e adultos.
Desde 2015 colabora com a Equipa Interdisciplinar para os Problemas de Criança onde realiza Avaliações Neuropsicológicas no âmbito das Necessidades Educativas Especiais.
Desde 2016 colabora com o Agrupamento de Escolas de Gouveia no acompanhamento psicológico de alunos com Necessidades Educativas Especiais. Encontra-se, ainda, a desenvolver um projeto de promoção da Inteligência Emocional nas turmas do 1º Ciclo deste Agrupamento.
A frequentar a Pós-Graduação em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica da Infância à Idade Adulta.

Sara Guimarães de Magalhães (CP 21388)
Teresa Rego Pontes (CP 21169)