Conselho Consultivo da Especialidade - Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações

As especialidades profissionais garantem às/aos Psicólogas/os o reconhecimento da formação e da qualificação, bem como a sua certificação junto dos clientes e demais entidades para o seu exercício em determinadas áreas da Psicologia. Tendo em consideração a especificidade de algumas das áreas da Psicologia e a importância das especialidades as reconhecerem, importa promover Conselhos Consultivos que apoiem os Conselhos de Especialidade nas suas decisões.

Membros
Sónia Gonçalves (CP 721)
Dalila Antunes (CP 3820) (foto) Dalila Antunes

Formadora, Psicóloga Social e Mestre em Psicologia do Ambiente, com 18 anos de experiência na Europa e em África, possui uma larga experiência em estudos e projectos de: Estudos Socio-Económicos e Psico-sociais, Avaliação de Impacto Social, Planos de Reassentamento, Planos de Comunicação, Percepções de Risco e Comunicação de Risco; Processos de Participação Pública e Envolvimento de Comunidades (incluindo Comissões de Acompanhamento Local), Planos Estratégicos de Desenvolvimento Sustentável, Sistemas de Recursos Humanos, Formação e Capacitação de comunidades, Programas de Sensibilização e Mudança Comportamental.
Na área dos Transportes conta com experiência na elaboração de estudos de impacte social de auto-estradas, requalificação de estradas nacionais, e ferrovia; estudos de auditoria de segurança na perspectiva do utilizador (ex. EN125); estudos de stress de condutores e passageiros; análise de riscos psicossociais de colaboradores das empresas de transporte público de passageiros (incluindo motoristas); e realização de consultoria para empresas de transporte público de passageiros. Foi coordenadora dos Planos de Mobilidade Sustentável dos projectos One Planet Living em Portugal (Mata de Sesimbra Sul e Pinheirinho). É co-autora de livros de Segurança Rodoviária para crianças e do Guia de Estudos de Impacte Ambiental de Estradas da Autoridade Nacional de Estradas de Moçambique (capítulos de impactes sociais e de segurança).
Colabora de forma regular com várias universidades tais como Instituto Superior Técnico (DFA Acústica), Universidade de Lisboa (Faculdade de Psicologia e Faculdade de Letras), Universidade de Évora, Universidade dos Açores, ministrando aulas e palestras e como orientadora de estágios académicos e profissionais.
Ao nível associativo, é sócia fundadora do CIP Institute (Instituto internacional para o desenvolvimento de estudos e intervenção na área de Comunicação de Risco e Gestão de Crise); e do INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental. Colabora de forma regular com entidades como a APM – Associação de Psicólogos de Moçambique, Quercus ANCN (onde integrou o grupo de Transportes), e a ABAE (projectos Eco-escolas e ECO XXI).

Fátima Bernardo (CP 15654)
Filomena Jordão (CP 8256) (foto) Filomena Jordão

Filomena Jordão nasceu em Angola e foi em Portugal que desenvolveu os seus estudos em Psicologia. Licenciou-se em Psicologia, e realizou as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica e o Doutoramento em Psicologia das Organizações na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Possui larga experiência na docência universitária, em investigação e consultoria na área da Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho. É professora auxiliar na FPCEUP onde tem lecionado diversas unidades curriculares (Psicologia das Organizações, Comportamento Organizacional, Intervenção e Avaliação Psicológica no Desenvolvimento dos Recursos Humanos, entre outras), supervisionado estágios curriculares e orientado trabalhos de investigação (Mestrado e Doutoramento) na subárea de especialização de Psicologia das Organizações. Tem colaborado com outras instituições de ensino tendo lecionado na área da Metodologia de investigação na Escola de Gestão do Porto e na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi cocoordenadora, investigadora e docente do/no European Master on Work, Organizational and Personnel Psychology da Universidade de Coimbra.

Isabel Freire de Andrade (CP 3846)
Jorge Aguiar (CP 3092)
Magda Roberto (CP 16229)
Paulo Manica (CP 6295)