Comissão para o Projecto de Acreditação de Testes e Provas Psicológicas no âmbito da Avaliação de Condutores

Coordenadores
Samuel Antunes (CP 2) (foto) Samuel Antunes

Doutorado em Psicologia da Saúde no Trabalho pela Universidade de Toulouse LeMirail é licenciado em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. É Psicoterapeuta certificado pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Centrada no Cliente, onde é formador, supervisor e Vice-presidente da Direcção.

Conselheiro Certificado em Prevenção de Riscos Psicossociais (Paris). Coach Professionnel Certifié – IDC -Institut de Coaching (Genéve) e Professional Certified Coach (PCC) – ICF - International Coach Federation (Lexington).

Managing Partner da Think People, Empresa de Consultoria em Psicologia da Saúde Ocupacional e onde coordena projectos de consultoria em Prevenção de Riscos Psicossociais.

Docente na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, onde Co-coordena a Pós-Graduação em Coaching Psicológico.

Foi vice-presidente da Direcção da Ordem dos Psicólogos 2010-2016. Coordenador da Campanha Healthy Workplaces, Manage Stress na FIAP - Federação Iberoamericana de Associações de Psicologia, Parceiro oficial da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho. Membro da European Academy of Occupational Health Psychology. Membro do Conselho Nacional de Saúde Mental.

Membros
Alberto Maurício (CP 9856) (foto) Alberto Maurício

Licenciatura em Psicologia – Área de Clínica, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Março de 1997). Técnico Superior no Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P., como psicólogo no âmbito da avaliação psicológica de condutores (na atualidade). Orientador de estágio OPP realizado pela Dra. Maria do Amparo Ferreira, entre 01.08.2016 e 31.08.2017 no Laboratório de Psicologia da Direção de Serviços de Formação e Certificação do IMT, I.P.. Chefe de Departamento do Laboratório de Psicologia do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P., (até agosto de 2014). Coordenação das atividades e gestão do Laboratório de Psicologia; Esclarecimentos e orientações internas e externas ao IMT sobre as implicações do Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir; Definição de critérios e requisitos legais da avaliação psicológica de condutores; Orientador e autor de estudos de caracterização de diferentes grupos de condutores avaliados no Laboratório de Psicologia; Prática de avaliação psicológica de condutores desde 1997.

Fátima Pereira da Silva (CP 5324) (foto) Fátima Pereira da Silva

Professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra-IPC (desde 2000). Coordenadora do Departamento de Relações Públicas do Traffic Traffic Psychology International (TPI); Board Executivo do European Workplace Drugs Testing Society – EWDTS onde faz parte integrante do Networking Committee. Membro da German Society for Traffic Psychology (DGVP- Deutsche Gesellschaft Fur Verkehrspsychologie, E. V); do International Co-operation on Theories and Concepts in Traffic Safety (ICTCT) e da International Council on Alcohol, Drugs and Traffic Safety. Colaboradora/Investigadora do Centre of Accident Research and Road Safety at Queens Land University of Technology (Austrália). Consultora nacional e internacional no âmbito dos Recursos Humanos e Psicologia do Tráfego. Gestora de Eventos nacionais e internacionais no âmbito da Segurança Rodoviária. Palestrante e revisora em congressos internacionais no sector da mobilidade e segurança terrestre e aérea. Investigadora e coordenadora da linha de investigação - Fatores Humanos, Qualidade e Segurança do Instituto Politécnico de Coimbra (Instituto de Investigação Aplicada-i2A-Robocorp). Especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações pela OPP. Especialista na área de Educação/Formação - 347 - Enquadramento na Organização/Empresa. Membro da Comissão para o Projecto de Acreditação de Testes e Provas Psicológicas no âmbito da Avaliação de Condutores. Vogal na Comissão Técnica para Tradução da Norma NP ISO 39001:2017 - Sistemas de gestão da segurança rodoviária (SR).

Inês Saraiva Ferreira (CP 9900) (foto) Inês Saraiva Ferreira
Marta Capelo (CP 3611) (foto) Marta Capelo