Grupo de Trabalho OPP para a Educação Não Formal

A educação não formal tem nos dias de hoje um papel cada vez mais importante nos processos de ensino-aprendizagem em todas as faixas etárias. A sua aplicação vai do reconhecimento de competências à educação ao longo da vida, com aplicações a diversos contextos (de educação, comunitário, ...) e com um crescente reconhecimento reconhecida pela Comissão Europeia através de programas que apostam na educação não formal como método para a aquisição de competências.

Este grupo terá por objectivos:

1 -Construção de perfis de competências não formais;

2 -Definição de princípios comuns para a identificação e avaliação, validação e reconhecimento das aprendizagens não formais,com contributos da Psicologia.

Coordenadores
Miguel Oliveira (CP 8055) (foto) Miguel Oliveira
Membros
Ana Albergaria (CP 3689) (foto) Ana Albergaria

Nasceu em 1975, em Ponta Delgada onde reside actualmente. A sua vontade de descobrir a Psicologia levou-a até Lisboa onde se licenciou e realizou um conjunto de experiências profissionais antes de regressar aos Açores. Aqui, o seu percurso, até agora marcado pela passagem por grandes organizações, sofre uma profunda alteração com a entrada para o Instituto de Apoio à Criança – Açores e a descoberta de outros públicos com necessidades tão distintas. A coordenação de projectos desenvolvidos ao abrigo da Iniciativa Comunitária Equal dirigidos a públicos com baixas qualificações e dificuldades de integração social e laboral levou-a a contactar com realidades tão diversas como as Canárias, a Bélgica e a Itália e a participar em diversos grupos de trabalho com vista à construção de programas de competências dirigidos a estes. Ao longo de 10 anos e com passagem por outras IPSS’s contactou também com a realidade da reclusão e dos jovens em risco. Numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional, realizou em 2009/2010 a Pós-graduação em Gestão da Formação na Universidade dos Açores. Em Março de 2011 integra a Escola Profissional APRODAZ onde fica responsável pela coordenação de cursos de dupla certificação, destinados a jovens do ensino profissional e a adultos desempregados com baixas qualificações. Sempre ligada à formação de activos, mantém ainda hoje o amor pela formação como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.

Cátia Martins (CP 8959)
Diva Fernandes (CP 15436)
José Manuel Castro (CP 20165) (foto) José Manuel Castro

Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) Técnico Superior Assessor do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), contexto em que desempenha as funções de presidente do Conselho de Administração do MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios.
Professor Auxiliar Convidado da FPCEUP, membro do Conselho do Departamento de Psicologia da FPCEUP, do Instituto de Consulta Psicológica, Formação e Desenvolvimento e do Centro de Desenvolvimento Vocacional e Aprendizagem ao Longo da Vida

José Pedro Amorim (CP 6927)
Mónica Nabais Moreira (CP 19809) (foto) Mónica Nabais Moreira

Mónica Nabais Moreira, nascida em 1986, natural e residente em Olhão. Formada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, com mestrado em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, pela mesma universidade. Tem desenvolvido a sua atividade profissional ligada ao associativismo, particularmente de âmbito juvenil, e mais recentemente ligada à inclusão social de jovens provenientes de meios socioeconómicos desfavorecidos do concelho de Olhão, nomeadamente enquanto coordenadora do Projeto Mais Sucesso no âmbito do Programa Escolhas.
Paralelamente tem completado a sua formação de base em áreas de formação ligadas ao associativismo e à utilização de metodologias de educação não formal, enquanto forma de trabalhar com os jovens.

Rita Nogueira (CP 1718) (foto) Rita Nogueira

Rita Nogueira, licenciada em Psicologia Clínica pela Universidade Fernando Pessoa, em 2004.
Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação. Especialidade avançada em Psicologia vocacional e do desenvolvimento de carreira.
Experiência profissional em consulta psicológica e educação de adultos desde 2004.

Sónia Costa (CP 8978) (foto) Sónia Costa

licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 2001, com pré-especialização em Comportamento Desviante. Reconhecida pela Ordem dos Psicólogos como especialista em “Psicologia do trabalho, social e das organizações” e especialista em “Psicologia comunitária”. Em 2002 iniciou o seu percurso profissional como técnica de terreno no Programa Escolhas 1ª geração no Bairro de Aldoar e São João de Deus (Porto). Em 2004 inicia funções como coordenadora do Projeto Acreditar (Programa Escolhas 2º, 3ª e 4ª geração) em Aldoar, sendo a entidade promotora o Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira. Em 2012 participou, na qualidade de oradora, no encontro: “Re/colhas: Fazer Escola com o Escolhas” onde apresentou o recurso “Manual de Animação de Recreios”, desenvolvido no âmbito do Projeto Acreditar. Em 2013 começa a exercer funções de Psicóloga Escolar, primeiro no agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira e, desde 2015, no Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes, ambos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.