Conselho Consultivo da Especialidade - Psicologia Clínica e da Saúde

As especialidades profissionais garantem às/aos Psicólogas/os o reconhecimento da formação e da qualificação, bem como a sua certificação junto dos clientes e demais entidades para o seu exercício em determinadas áreas da Psicologia. Tendo em consideração a especificidade de algumas das áreas da Psicologia e a importância das especialidades as reconhecerem, importa promover Conselhos Consultivos que apoiem os Conselhos de Especialidade nas suas decisões.

Membros
André Carvalho (CP 9786) (foto) André Carvalho

Especialista avançado em Neuropsicologia e Psicogerontologia pela OPP com o grau de Mestre em Psicologia Clínica (ISPA) e Pós-Graduado em Cuidados Continuados e Paliativos (ISPA). Doutorando em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e sub-investigador no Centro Cardiológico Universitário de Lisboa (Fisiologia-FMUL) e no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências de Lisboa. Assistente de Neuropsicologia de adultos no Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca, da carreira de técnico superior de saúde, onde acumula funções de investigador (rater) em centro de ensaios clínicos no serviço de neurologia para o estudo da doença de alzheimer e esclerose múltipla, participando em diversos trabalhos de investigação clínica em doenças cerebrais degenerativas. Responsável pela consulta de neuropsicologia clínica do adulto e do idoso no Hospital dos Lusíadas de Lisboa. Orientador de estágios académicos e pós-graduados de psicologia clínica e de neuropsicologia. Formador e Assistente convidado no ensino superior em unidades curriculares de Psicofisiologia (ISCE); Neurociências (ESDRMIPS); Saúde e Qualidade de Vida do Idoso (ESTeSL-IPL) e em Neuropsicologia Clínica do Adulto e Reabilitação Cognitiva no Idoso (ISPA-DFA). Membro convidado da comissão científica do International Journal of Psychology and Neuroscience. Associado da associação portuguesa de psicogerontologia e da associação alzheimer portugal. Os principias interesses clínicos e científicos relacionam-se com o envelhecimento ao nível do diagnóstico e do tratamento de perturbações neurocognitivas; neuropsicológicas e sociais; o apoio à família e cuidadores no luto e na adaptação à doença no idoso; a intervenção ao nível ético e em perícias legais. Os principais interesses de investigação relacionam-se com o desenvolvimento de protocolos de diagnóstico neuropsicológico; a implementação de tecnologias de informação aplicadas à reabilitação cognitiva; o desenvolvimento de politicas de saúde publica preventivas e a consultoria em instituições/empresas relacionadas com o envelhecimento saudável com base em estudos epidemiológicos; populacionais exploratórios e étnico-raciais.

Carlos Gonzalez (CP 6644)
Catarina Janeiro (CP 2905)
Celina Manita (CP 1263)
Elsa Mota (CP 388)
Fernando Barbosa (CP 1586) (foto) Fernando Barbosa

Psicólogo com doutoramento em Ciências Biomédicas (Neurociências) e especialização avançada em Neuropsicologia. Professor Associado da FPCEUP, lecionando matérias relacionadas com as Neurociências Cognitivas e Afetivas, em programas de mestrado e doutoramento, incluindo Neuropsicologia Forense, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Coordenador do Laboratório de Neuropsicofisiologia da UPorto, prosseguindo e orientando investigação no âmbito das Neurociências. Perito dos programas COST (European Cooperation in S&T), Horizon 2020 e da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Avaliador em diversos programas de financiamento à ciência, incluindo sob gestão da FCT, CRUP e UPorto/Santander. Membro fundador da European Society for Cognitive and Affective Neuroscience.

Gabriela Moita (CP 7090)
Pedro Almeida (CP 5044) (foto) Pedro Almeida

Licenciado em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA (1990), mestre em Psicologia do Desporto pela Universidade do Minho (1998) e doutorado em Psicologia pela UNED, Madrid (2009).
De forma sintética poderemos dizer que desenvolve a sua atividade em 3 planos: é docente universitário no ISPA, intervém como psicólogo em contextos de desporto e é consultor/formador/coach na área organizacional.
De uma forma mais específica poderemos dizer que é especialista nas áreas da “Psicologia do Desporto e da Atividade Física e de “Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas”. Coordena o Gabinete de Psicologia do S.L.Benfica (que fundou em 1994) e é igualmente consultor de treinadores e atletas de alta competição (surf, ténis, golf, motociclismo e triatlo). Em 2012 esteve presente como psicólogo nos Jogos Olímpicos de Londres, a acompanhar a seleção portuguesa de triatlo. É, desde 1995, formador assíduo dos cursos de treinadores de futebol (todos os níveis) da F.P.Futebol, A.F.Lisboa e A.F.Setubal, bem como dos cursos de nível 3 da F.P.Basquetebol. Paralelamente tem desenvolvido atividade como consultor, formador e/ou coach de quadros de alta direção no meio empresarial, com atores profissionais e com políticos. Ao longo da sua carreira desenvolveu atividade como formador nas áreas comportamentais com empresas de grande dimensão nacional e multinacionais: Unicer, Infineon, Qimonda, Repsol, Soares da Costa, Banco Popular, Amorim, Ambar, Aerosoles, Borealis, Grupo José de Mello, Soanecom, Repsol Quimícos, Techdata, Flexipol, Lipor, PT Inovação, PWC, Makro, Sonae Capital, TAP, PGA-Portugalia, Merck S.D., etc.
É autor de artigos e capítulos de livros, nacionais e internacionais, na área da Psicologia do Desporto e da Performance. As suas áreas de especialização são nos domínios do coaching, treino de liderança e desenvolvimento de equipas . É membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) . Atualmente é o representante português na Task Force of Sport Psychology da EFPA (European Federation of Psychology Associations) e dirige o grupo de trabalho de Psicologia do Desporto da OPP, em Portugal.

Raquel Catanho (CP 330) (foto) Raquel Catanho

Licenciada em Psicologia Aplicada – área de Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada em 1987, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a cédula profissional n.º 330, Assessor Superior da Carreira Técnica Superior de Saúde, Ramo de Psicologia Clínica e especialista em Psicologia Clínica e Saúde. Exerce funções de Psicologia Clínica no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira desde 1988. Possui certificados de formação e experiência em diversas áreas, tais como Investigação, Gestão Pública ministrada na Universidade da Madeira pelo INA, em Avaliação Psicológica, Psicopatologia e Intervenção em todas as fases do Ciclo de Vida e em Toxicodependência. Transitou para a Categoria de Assistente da Carreira Técnica Superior de Saúde, Ramo de Psicologia Clínica, publicada no aviso do JORAM, II Série – Número 43, de 1 de Março de 1996, com base nos termos do disposto no art. º 3. ° do Decreto-lei n. ° 214/94 de 22 de Setembro, adaptado à RAM pelo Decreto Regulamentar Regional, n. ° 8/95/M, de 5 de Abril. Fez parte da Comissão de Equiparação ao Estágio de Especialidade, da Carreira Técnica Superior de Saúde, Ramo de Psicologia Clínica, na qualidade de Presidente do Júri por despacho do Secretário Regional dos Assuntos Sociais de 14 de Maio de 2002. Coordenou o Serviço de Psicologia (cuidados de saúde primários e hospitalares) do Serviço de Saúde da RAM de 2002 a 2009 (primeiro como chefe de divisão depois como diretora de serviço). Integrou a primeira mesa da Assembleia Regional da Ordem dos Psicólogos Portugueses na qualidade de vogal efetivo. É Vogal do Conselho Regional de Coordenação dos Estágios da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde, Ramo de Psicologia Clínica, por despacho da Secretária Regional dos Assuntos Sociais de 10 de Março de 2005, entre outras acões, contribuiu para a adaptação e implementação do programa de estágio à RAM e esteve presente na avaliação de todos os estagiários do Serviço de Saúde da RAM na qualidade de Presidente do Júri.

Sandra Henriques (CP 3580)
Sónia Duarte Lopes (CP 1468)
Ana Teresa Sustelo (CP 4246) (foto) Ana Teresa Sustelo

Licenciada em Psicologia Clínica, vertente Psicodinâmica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Mestrada em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa;
Actividade em Psicologia Clínica (entre 2003-2017): acompanhamento psicológico e avaliação psicológica em saúde mental no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Algarve (DPSM-CHA). Acompanhamento psicológico e avaliação psicológica, para pessoas com Esclerose Múltipla no Serviço de Neurologia do CHA (entre 2005-2017).
Orientação de estágios académicos do curso de Psicologia Clínica da Universidade do Algarve e do INUAF, no âmbito da entrevista clínica e da avaliação psicológica (DPSM-CHA);
Participação na implementação do Hospital de Dia de Psiquiatria e intervenção clínica (DPSM-CHA).