Grupo de Trabalho - Intervenção do Psicólogo em Contexto de Crise e Catástrofe

Clique aqui para se inscrever na Plataforma de Psicólogos em intervenção de Crise e Catástrofe.

Objectivos:

1) Definir o perfil da/o Psicóloga/o com intervenção em contexto de crise e catástrofe;

2) Apresentar uma proposta de guidelines de prática neste contexto e,

3) Elaborar documentos de suporte à ação da OPP (e.g. pareceres), quando solicitados pela Direcção.

Coordenadores
Isabel Trindade (CP 1809) (foto) Isabel Trindade

Licenciada em psicologia clínica pelo ISPA e pós-graduada em psicoterapias e psicologia da saúde pela Faculdade de Psicologia de Lisboa, é certificada em Critical Incident Stress Management pela (ICISF) e tem formação avançada em Desenvolvimento de Capacidades de Gestão e Liderança nos Centros de Saúde.

Especializada em psicologia clínica pelo Ministério da Saúde e em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP. Foi membro do Grupo de Apoio à Criação e Desenvolvimento dos Conselhos Clínicos dos ACES (ARSLVT,IP) e do Grupo Dinamizador da Governação Clínica dos ACES (ARSLVT,IP). De 1992 a 1999 foi responsável pela área da psicologia no Centro de Saúde da Parede. De 1999 a 2008 coordenou a Área da Psicologia da Sub-Região de Saúde de Lisboa. Com a extinção desta, integrou o Departamento de Saúde Pública da ARSLVT, IP com as mesmas funções e também de consultoria e apoio à estratégia regional de saúde. De 2008 a 2017 exerceu funções no ACES Loures-Odivelas, onde foi Vogal do Conselho Clínico, Coordenadora da URAP e Responsável do Núcleo de Psicologia. Formadora nas áreas: aconselhamento psicológico em saúde, educação para a saúde, comunicação, gestão de stresse, intervenção psicológica em serviços de saúde, prevenção da depressão e organização de serviços de psicologia. Foi co-fundadora da Sociedade Portuguesa da Psicologia da Saúde e da Associação Portuguesa de Psicólogos dos Cuidados de Saúde Primários, da qual foi presidente. Tem vários trabalhos publicados no âmbito da intervenção da psicologia nos cuidados de saúde primários, incluindo o livro “Psicologia nos Cuidados de Saúde Primários”.

Membros
Bruno Brito (CP 452)
Ilídio Canas (CP 6140)
Joana Faria Anjos (CP 1448)
Jorge Silva (CP 3933)
Raquel Pinheiro (CP 3068) (foto) Raquel Pinheiro

Licenciatura e mestrado em psicologia, área de especialização de psicologia clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Especialista em psicologia clínica e da saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Coordenadora da formação da área comportamental da Escola Nacional de Bombeiros. Coordenadora adjunta das Equipas de Apoio Psicossocial da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Rui Ângelo (CP 654)
Sílvia Dias (CP 5041)
Sónia Cunha (CP 958) (foto) Sónia Cunha

Licenciada em Psicologia Clínica da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Doutoranda em Psicologia da Saúde na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Psicóloga na Equipa de Psicoterapia do Hospital de São José, em Lisboa, de 2001 a 2003. Psicóloga no Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Delegação Regional do Norte, desde 2004.

Susana Margarida Gouveia (CP 8849)
Miguel Arriaga (CP 3321)