Grupo de Trabalho para a intervenção do Psicólogo em contexto desportivo 2017

Clique aqui para se inscrever na Plataforma de Psicólogos em contexto Desportivo.

Coordenadores
Pedro Almeida (CP 5044) (foto) Pedro Almeida

Licenciado em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA (1990), mestre em Psicologia do Desporto pela Universidade do Minho (1998) e doutorado em Psicologia pela UNED, Madrid (2009).
De forma sintética poderemos dizer que desenvolve a sua atividade em 3 planos: é docente universitário no ISPA, intervém como psicólogo em contextos de desporto e é consultor/formador/coach na área organizacional.
De uma forma mais específica poderemos dizer que é especialista nas áreas da “Psicologia do Desporto e da Atividade Física e de “Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas”. Coordena o Gabinete de Psicologia do S.L.Benfica (que fundou em 1994) e é igualmente consultor de treinadores e atletas de alta competição (surf, ténis, golf, motociclismo e triatlo). Em 2012 esteve presente como psicólogo nos Jogos Olímpicos de Londres, a acompanhar a seleção portuguesa de triatlo. É, desde 1995, formador assíduo dos cursos de treinadores de futebol (todos os níveis) da F.P.Futebol, A.F.Lisboa e A.F.Setubal, bem como dos cursos de nível 3 da F.P.Basquetebol. Paralelamente tem desenvolvido atividade como consultor, formador e/ou coach de quadros de alta direção no meio empresarial, com atores profissionais e com políticos. Ao longo da sua carreira desenvolveu atividade como formador nas áreas comportamentais com empresas de grande dimensão nacional e multinacionais: Unicer, Infineon, Qimonda, Repsol, Soares da Costa, Banco Popular, Amorim, Ambar, Aerosoles, Borealis, Grupo José de Mello, Soanecom, Repsol Quimícos, Techdata, Flexipol, Lipor, PT Inovação, PWC, Makro, Sonae Capital, TAP, PGA-Portugalia, Merck S.D., etc.
É autor de artigos e capítulos de livros, nacionais e internacionais, na área da Psicologia do Desporto e da Performance. As suas áreas de especialização são nos domínios do coaching, treino de liderança e desenvolvimento de equipas . É membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) . Atualmente é o representante português na Task Force of Sport Psychology da EFPA (European Federation of Psychology Associations) e dirige o grupo de trabalho de Psicologia do Desporto da OPP, em Portugal.

Membros
António Rosado (CP 6875) (foto) António Rosado
João Lameiras (CP 15217)
Cláudia Dias (CP 19185)