Comissão Organizadora do 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Presidente
Eduardo Carqueja (CP 857) (foto) Eduardo Carqueja
Membros
Miguel Oliveira (CP 8055) (foto) Miguel Oliveira
Luís Manuel Dias (CP 16635) (foto) Luís Manuel Dias

Luís Manuel Dias, nascido no Porto em 1988. Licenciou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Católica Portuguesa em 2010. Nessa mesma instituição e sob a orientação da Profª. Drª. Bárbara César Machado, finalizou em 2013 o Mestrado em Psicologia – Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde com a apresentação da dissertação intitulada “Evolução Clínica e Recuperação nas Perturbações do Comportamento Alimentar: A Perceção Subjetiva da Recuperação”. Durante este período, fez o seu estágio curricular na Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospital de São João E.D.E. sob a orientação do Dr. António Roma Torres e da Drª. Isabel Brandão. Relativamente ao estágio profissional de acesso à Ordem do Psicólogos, este foi realizado na Unidade de Psico – Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, entre 2013 – 2014, sob a orientação do Dr. Renato Martins, diretor Clínico da Unidade e da Drª Patrícia Gomes, responsável de Serviço. Em 2014, fez parte da equipa de organização e de secretariado do “II Congresso Ibérico de Psico – Oncologia” e do Peditório Nacional realizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Ainda nesse ano, inscreveu-se e iniciou o Doutoramento em Neurociências e Psicologia Clínica na Escola de Psicologia da Universidade de Santiago de Compostela, sob orientação da Profª. Drª Ana Conde e do Prof. Dr. Emilio Gutierrez Garcia, onde se debruça sobre a temática das Perturbações do Comportamento Alimentar. Já em 2015, é destacado como Psicólogo Clínico para a Unidade de Psico – Oncologia - Delegação de Barcelos da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte.

Jorge Pereira (CP 1919)
Vera Delgado (CP 12961)
Inês Nunes (CP 124736) (foto) Inês Nunes

Mestre em Psicologia na área de Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Iniciou o seu percurso profissional no Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, onde fez intervenção desde o contexto pré-escolar até ao 9º ano. Desempenhou funções ao nível da consulta psicológica, participação em processos de elegibilidade para a Educação Especial, parceria com a Unidade de Apoio à Multideficiência, intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem, orientação vocacional e intervenção em grupos. Neste contexto, fez também o acompanhamento da coordenação do projeto Voluntariado Estudantil Tutorial, em parceria com a Universidade do Porto.
Desempenhou ainda funções ao nível do recrutamento e seleção na Randstad Professionals.
Desde 2015, tem desenvolvido atividades na área da investigação, tendo publicado, em parceria com outros autores, o artigo “A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche”, na Revista Análise Psicológica (Vol. XXXV, nº3).
Integra, há cerca de dois anos, o Strategic Leadership Hub, gabinete de intervenção psicológica da Católica Porto Business School. Tem como principais funções a consulta psicológica individual, orientação vocacional e de carreira, intervenção em grupos ao nível do desenvolvimento de competências e organização de eventos. Neste contexto, mantém ainda contacto com o público pré-universitário, participando na dinamização de atividades de aproximação das escolas secundárias ao mundo universitário.

Rita Começanha (CP 10440) (foto) Rita Começanha

doutorada em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, mestre e licenciada em Psicologia Clínica, com cédula profissional n.º 10440, enquanto membro efetivo da OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses). Desenvolve carreira académica desde 2006 inserindo-se no grupo de investigação em experiências adversas e traumáticas do CIPSI (Centro de Investigação em Psicologia), com a publicação de artigos e participação em congressos da especialidade. Supervisiona estágios de estudantes de mestrado da Universidade do Minho e estágios profissionais à OPP.
Profissionalmente colaborou com o Núcleo de Saúde da Universidade do Porto desde 2011, na qualidade de psicóloga clínica e psicoterapeuta. É responsável pela formação do Projeto de Voluntariado Tutorial Estudantil promovido pela reitoria da Universidade do Porto e detém formação na vertente da mentoria. Apresenta as Especialidades de Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicologia do Trabalho, Social e Organizações, bem como as Especialidades Avançadas em Coaching Psicológico e em Psicoterapia pelos Colégios de Especialidade da OPP. No seu principal campo de atuação, apresenta a especialização em terapias cognitivo-comportamentais de 3.ª geração com orientação Mindfulness através do programa Mindfulness Based Stress Reduction, de acordo com o protocolo de intervenção do Centro de Medicina da Universidade de Massachusetts. Ao longo do seu percurso profissional exerceu ainda funções como coordenadora e gestora de projetos de formação e formadora certificada pelo IEFP (CCP) nas vertentes comportamental, psicossocial e coaching permitindo-lhe uma grande proximidade a diferentes realidades sociais e profissionais.