Grupo de Trabalho Fórum Nacional de Álcool e Saúde

Coordenadores
Isabel Trindade (CP 1809) (foto) Isabel Trindade

Licenciada em psicologia clínica pelo ISPA e pós-graduada em psicoterapias e psicologia da saúde pela Faculdade de Psicologia de Lisboa, é certificada em Critical Incident Stress Management pela (ICISF) e tem formação avançada em Desenvolvimento de Capacidades de Gestão e Liderança nos Centros de Saúde.

Especializada em psicologia clínica pelo Ministério da Saúde e em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP. Foi membro do Grupo de Apoio à Criação e Desenvolvimento dos Conselhos Clínicos dos ACES (ARSLVT,IP) e do Grupo Dinamizador da Governação Clínica dos ACES (ARSLVT,IP). De 1992 a 1999 foi responsável pela área da psicologia no Centro de Saúde da Parede. De 1999 a 2008 coordenou a Área da Psicologia da Sub-Região de Saúde de Lisboa. Com a extinção desta, integrou o Departamento de Saúde Pública da ARSLVT, IP com as mesmas funções e também de consultoria e apoio à estratégia regional de saúde. De 2008 a 2017 exerceu funções no ACES Loures-Odivelas, onde foi Vogal do Conselho Clínico, Coordenadora da URAP e Responsável do Núcleo de Psicologia. Formadora nas áreas: aconselhamento psicológico em saúde, educação para a saúde, comunicação, gestão de stresse, intervenção psicológica em serviços de saúde, prevenção da depressão e organização de serviços de psicologia. Foi co-fundadora da Sociedade Portuguesa da Psicologia da Saúde e da Associação Portuguesa de Psicólogos dos Cuidados de Saúde Primários, da qual foi presidente. Tem vários trabalhos publicados no âmbito da intervenção da psicologia nos cuidados de saúde primários, incluindo o livro “Psicologia nos Cuidados de Saúde Primários”.

Membros
Ana Nunes da Silva (CP 3013) (foto) Ana Nunes da Silva

Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta.
A sua prática clínica tem estado ligada às áreas da saúde mental e dos comportamentos aditivos, em particular com pessoas com problemas ligados ao consumo de álcool. Tem experiência em ambulatório e internamento, no âmbito do aconselhamento, psicoterapia, intervenção na crise, avaliação psicológica e grupos psicoterapêuticos.

A par da prática clínica faz investigação em particular nas áreas dos comportamentos aditivos e dos processos de mudança em psicoterapia, com um foco particular nos processos emocionais. Faz parte do Paradigmatic Complementarity PsiLab – grupo de investigação sobre o Modelo de Complementaridade Paradigmática.

Dina Oliveira (CP 20570)

Psicóloga Clínica no Departamento de Saúde, Higiene e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, desde 1 de Novembro de 2001 e Formadora desde 2009.
Desde esta data, as suas funções de Psicóloga Clínica, no âmbito da Saúde Ocupacional, compreendem, maioritariamente: a intervenção psicológica individual e, quando necessário, extensível à família; o estudo psicológico de funcionários e elaboração de psicodiagnósticos; integração em equipas multidisciplinares; encaminhamento dos funcionários para outras especialidades ou estruturas da comunidade; articulação com outros técnicos e/ou com as chefias directas dos funcionários em acompanhamento; participação em reuniões científicas e em acções de formação na área da especialidade e afins; participação em programas de investigação; desenvolvimento de programas e acções que têm como objectivo a prevenção da Saúde Mental, a integração de trabalhadores com perturbações graves e o despiste precoce de sintomatologia psíquica.

Karla Correia (CP 2335)
Paula Marques (CP 3500) (foto) Paula Marques

Psicóloga clínica, com formação complementar em Grupanálise e intervenção sistémica.
Desde 1977, tem dirigido a sua intervenção no âmbito das várias estruturas que se foram sucedendo na área das adições, representando os serviços a que pertenceu em grupos de trabalho institucionais a nível nacional e internacional.
Desenvolveu atividades e foi responsável por vários projetos de intervenção comunitária sobretudo junto de jovens em risco.
Exerceu vários cargos de chefia enquanto Chefe de Divisão no CEPD e SPTT, Presidente da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo no SPTT e Diretora Coordenadora do Departamento de Prevenção do IDT e Diretora do Departamento de Intervenção Comunitária no SICAD.
Atualmente é Assessora da Direção Geral do SICAD.

Rute Gomes (CP 1775)
Sónia Figueiredo (CP 4927) (foto) Sónia Figueiredo

Psicóloga Clínica, com formação em Psicoterapias Breves.
Tem trabalhado na área das dependências, em contexto clínico, educacional e organizacional, nomeadamente na área do tabagismo.
Psicóloga da Consulta de Cessação Tabágica dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. Desenvolveu vários programas para deixar de fumar em empresas e deu formação nesta área.
Fez parte do Grupo de trabalho que representou a Ordem dos Psicólogos Portugueses no Fórum Nacional do Álcool e Saúde de 2014 a 2016 e que desenvolveu o Guia de Intervenção Psicológica nos Problemas Ligados ao Álcool, editado pela OPP em 2016.